Siga-nos nas Redes Sociais

Educação

Primeira pós-graduação médica do Noroeste Fluminense oferece atendimentos gratuitos à população

Publicado

em

Afya
Afya

Cursos em Pediatria, Dermatologia e Psiquiatria, entre outras áreas, garantem qualificação médica e ampliam o acesso da população a atendimentos especializados gratuitos

 

De acordo com a pesquisa Demografia Médica 2024, do Conselho Federal de Medicina, a capital do Rio de Janeiro conta com 3,51 médicos especialistas para cada mil habitantes, enquanto que o interior do estado conta com apenas 1,59 profissionais por mil habitantes, número bem inferior aos parâmetros recomendados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).  ,Neste cenário, a Afya, maior hub de educação e tecnologias para prática médica do Brasil,, vem investindo em capacitação de médicose impactando em atendimentos gratuitos à comunidade. O grupo inaugura em Itaperuna a Afya Educação Médica, unidade dedicada exclusivamente à capacitação de médicos na região. 

Segundo Denis Del Bianco, Vice-Presidente de Educação Médica Continuada da Afya, a chegada da pós-graduação médica impacta diretamente a população. “A abertura das novas unidades da Afya Educação Médica representa um avanço tanto para a formação médica quanto para a comunidade. Além de estarmos ainda mais próximos dos médicos da região, oferecendo infraestrutura de excelência e a mesma qualidade acadêmica já presente em nossas 20 unidades no país, a iniciativa amplia os atendimentos gratuitos à população. Somente em 2024, realizamos mais de 50 mil consultas em áreas sensíveis e muitas vezes carentes do sistema público, como neuropediatria. Com as novas unidades, esse impacto social será ainda maior”, afirma.

A iniciativa integra a operação da Afya Centro Universitário Itaperuna (antiga Uniredentor), também pertencente à Afya, que já possui tradição no ensino superior em medicina. A nova unidade de pós-graduação funcionará em uma estrutura moderna, composta por 10 consultórios, 5 salas de aula e ambientes ideais para a prática clínica supervisionada.

Walter Urgel, coordenador da nova unidade, explica que a infraestrutura da Afya Médica de Itaperuna foi pensada para proporcionar uma experiência de aprendizado completa e de excelência. “Contamos com consultórios modernos, salas de aula bem equipadas e ambientes dedicados à prática clínica supervisionada, o que garante que nossos alunos vivenciem a realidade da profissão desde o início. Esse padrão de qualidade é essencial para formar especialistas preparados para os desafios da medicina atual”, afirma.

A primeira pós-graduação ofertada foi em Psiquiatria, que teve início em agosto. O curso já nasce com um diferencial marcante: os alunos, supervisionados por médicos especialistas e professores experientes, realizarão atendimentos gratuitos para a população de Itaperuna e municípios vizinhos. A iniciativa não apenas qualifica os profissionais em formação, como também amplia o acesso da comunidade à saúde mental, uma das maiores demandas da atualidade. Já no primeiro dia de atividades, a Afya disponibiliza vagas para consultas psiquiátricas pela manhã e à tarde, realizadas por médicos-docentes do curso.

Segundo o Dr. Rodrigo Schettino, professor da pós-graduação em Psiquiatria, a iniciativa garante um acolhimento ético, técnico e humanizado à população e destaca que o início do curso abre um universo de possibilidades, com um ambulatório especializado e atendimentos cuidadosamente planejados para oferecer o melhor tanto aos pacientes quanto aos alunos. “Unir a formação de novos profissionais comprometidos com a Psiquiatria com à oportunidade de atender à crescente demanda por cuidados em saúde mental cria um cenário extremamente enriquecedor para a região e para a população que ela depende”, destaca o psiquiatra.

Além da Psiquiatria, outra especialização presente é a de Dermatologia. O curso terá início sob a coordenação sob a condição do Dr. Marcus Vinícius Ferrare, médico dermatologista e professor com experiência em outras unidades da Afya Educação Médica, como Ribeirão Preto, Curitiba e Belo Horizonte. Segundo o docente, as expectativas com relação ao curso são bastante positivas. “Dermatologia é uma especialidade clínica extremamente rica, e a forma como o curso foi estruturado, com equilíbrio entre teoria e prática, permitirá que os alunos aprofundem seus conhecimentos atuando diretamente junto à população local”.

A unidade de Itaperuna pretende oferecer mais de 20 especializações médicas, incluindo áreas como Pediatria Geral, Neuropediatria e Ginecologia Ambulatorial. A novidade representa uma alternativa estratégica para médicos recém-formados que ainda não ingressaram em programas de residência médica. Com um currículo baseado em evidências e voltado para a prática real, os cursos permitem que esses profissionais continuem se qualificando e atuando em suas regiões, evitando deslocamento para grandes centros urbanos.

Para informações adicionais, acesse https://educacaomedica.afya.com.br. Para agendamentos, entre em contato pelo telefone (22) 99861-1018 ou dirija-se à secretaria da Afya Itaperuna.

 

Sobre a Afya   

A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br  e ir.afya.com.br.

PND 2025: Inep divulga resultado dos pedidos de reaplicação da prova Leia Mais

PND 2025: Inep divulga resultado dos pedidos de reaplicação da prova

Imprensa Leia Mais

Camila Balbo: Educação Inclusiva Muito Além da Sala de Aula

Vestibular indígena da UnB encerra inscrições hoje Leia Mais

Vestibular indígena da UnB encerra inscrições hoje

CurtaENEM encerra ciclo 2025 com evento no MAR Leia Mais

CurtaENEM encerra ciclo 2025 com evento no MAR

Crédito:narith_2527/iStock Leia Mais

Quais os temas de redação mais pesquisados no Google para o Enem 2025?

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

PND 2025: Inep divulga resultado dos pedidos de reaplicação da prova

Publicado

em

© Fábio Guimarães/Arquivo pessoal

Os candidatos da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) que pediram a reaplicação do exame já podem conferir o resultado da análise feita pela equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O resultado da solicitação está disponível no site do Sistema PND do Inep.

A reaplicação do exame acontecerá no dia 30 de novembro.

Puderam solicitar a reaplicação os candidatos que não fizeram a prova na data regular devido a problemas logísticos durante a aplicação regular.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Reaplicação obrigatória

Os participantes de nove locais que o Inep cancelou a aplicação regular da prova estão automaticamente inscritos na reaplicação. 

A decisão do Inep de invalidar a aplicação regular da PND 2025, em 26 de outubro, nos locais de provas listados em portaria, foi motivada pela constatação de irregularidades que comprometeriam a lisura e a isonomia do exame. Entre as situações estão a superlotação de salas e a ausência de condições adequadas de aplicação da prova.

Os locais de provas e os respectivos municípios de reaplicação obrigatória são:

  •   São Luís (MA): IEMA Pleno Rio Anil;
  •   Vespasiano (MG): Escola Estadual Professor Guilherme Hallais França;
  •   Santa Rita (PB) (ECI E.F.M Maria de Lourdes Araújo;
  •   Guarujá (SP): Unaerp Guarujá;
  •   Guarulhos (SP): EE Pastor João Nunes;
  •   Santo André (SP): EE Dr.Celso Gama;
  •   São Paulo (SP): EE Brigadeiro Gavião Peixoto, Emef Antonia e Artur Begbil, EE Deputado Geraldino dos Santos.

De acordo com o edital complementar, que estabelece as regras para a solicitação de reaplicação da PND 2025, o novo Cartão de Confirmação de Inscrição será disponibilizado posteriormente no Sistema PND para os participantes que tiveram o pedido aprovado.

O documento informa o número de inscrição, o local, a data e hora de reaplicação da PND 2025.

Gabaritos

Nesta terça-feira (11), também foi divulgada, no Portal do Inep, a versão final dos gabaritos da aplicação regular PND 2025, em outubro, após deferimento de recursos referentes à versão preliminar do gabarito das questões objetivas e ao padrão de resposta da questão discursiva.

Após a realização das provas objetivas da reaplicação, a partir de 1° de dezembro de 2025, os gabaritos serão divulgados no site do Inep, na parte de Provas e Gabaritos.

Reaplicação

Para o candidato aprovado para a reaplicação da PND 2025 valerá somente o resultado obtido na prova que será reaplicada no dia 30. O Inep esclarece que, em nenhuma hipótese, o resultado de quem concluiu a aplicação regular será divulgado àquele que teve o nome aprovado para a reaplicação.

O candidato que participou da aplicação regular da prova e estava em uma das salas em que a PND foi invalidada, o resultado será invalidado.

A Prova Nacional Docente não é uma certificação pública para o ofício de professor nem um concurso. O exame, criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o nível de conhecimento e a formação dos futuros professores das licenciaturas, tem o objetivo de auxiliar estados e municípios a selecionar professores para as próprias redes de ensino.

O MEC quer, por meio da Prova Nacional Docente, estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos no magistério público do país.

Apelidada de Enem dos Professores ou CNU dos Professores, a prova será anual.

A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.

Fonte

Imprensa Leia Mais

Camila Balbo: Educação Inclusiva Muito Além da Sala de Aula

Vestibular indígena da UnB encerra inscrições hoje Leia Mais

Vestibular indígena da UnB encerra inscrições hoje

CurtaENEM encerra ciclo 2025 com evento no MAR Leia Mais

CurtaENEM encerra ciclo 2025 com evento no MAR

Crédito:narith_2527/iStock Leia Mais

Quais os temas de redação mais pesquisados no Google para o Enem 2025?

SNE é sancionado: novo sistema nacional de educação entra em vigor Leia Mais

SNE é sancionado: novo sistema nacional de educação entra em vigor

Continue Lendo

Educação

Camila Balbo: Educação Inclusiva Muito Além da Sala de Aula

Publicado

em

Imprensa
Imprensa

No Brasil, projetos como o Criança Esperança e o Teleton têm papel fundamental na promoção da inclusão social. Ambos mobilizam recursos e atenção para causas que transformam vidas: enquanto o Criança Esperança, em parceria com a UNESCO, financia projetos de educação, cultura e esporte voltados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, o Teleton direciona esforços à AACD, apoiando o tratamento e a reabilitação de crianças com deficiência física.

Essas ações se somam a um conjunto de direitos garantidos por lei: toda criança com deficiência tem acesso assegurado à educação inclusiva, e a recusa de matrícula é crime. Além disso, têm direito à saúde com atendimento especializado, à cultura, ao esporte e ao lazer, tudo em formatos acessíveis. A legislação brasileira reforça o compromisso com a igualdade de oportunidades, a prioridade de atendimento e a participação plena dessas crianças na sociedade.

Mas, segundo a psicóloga Camila Balbo, com mais de 12 anos de experiência na área da inclusão, o verdadeiro desafio está em construir pontes entre escola, família e comunidade.

“O ponto mais importante é identificar quais programas realmente aproximam escola, família e comunidade. É preciso oferecer orientações objetivas, rotinas claras e acompanhamento de resultados para garantir a continuidade do cuidado”, destaca Camila.

Ela enfatiza ainda que a formação de educadores e equipes multidisciplinares é essencial para o avanço da inclusão:

“A capacitação de educadores e equipes, o apoio às famílias com uma linguagem acessível e o engajamento das comunidades locais são passos fundamentais para derrubar barreiras de participação e combater o estigma.”

Autora do livro “Caminhos de Amor”, Camila apresenta o Método PÉROLA, uma abordagem neuroinclusiva, prática e humanizada que propõe passos simples para o dia a dia de quem cuida e educa. O método nasceu da observação clínica e da convivência direta com famílias e escolas, traduzindo teoria em prática e promovendo um olhar mais empático e realista sobre o processo de inclusão.

“A inclusão acontece quando o olhar de um professor se transforma em esperança, quando uma família acredita no possível e quando a comunidade entende que cada criança é um universo inteiro pedindo apenas uma chance de brilhar.” Camila Balbo

O trabalho de Camila Balbo mostra que, embora o Brasil tenha avançado em políticas públicas e programas sociais, é a dedicação de profissionais comprometidos e da comunidade como um todo que transforma esses direitos em realidade. Sua atuação reafirma uma verdade essencial: a inclusão começa quando o amor encontra o conhecimento, e se fortalece quando toda a sociedade se une para garantir que nenhuma criança fique para trás.

“Afinal, esse é o verdadeiro alicerce de qualquer nação: onde há cuidado e educação caminhando lado a lado, há futuro, há humanidade e há esperança”, encerra Camila Balbo.

PND 2025: Inep divulga resultado dos pedidos de reaplicação da prova Leia Mais

PND 2025: Inep divulga resultado dos pedidos de reaplicação da prova

Vestibular indígena da UnB encerra inscrições hoje Leia Mais

Vestibular indígena da UnB encerra inscrições hoje

CurtaENEM encerra ciclo 2025 com evento no MAR Leia Mais

CurtaENEM encerra ciclo 2025 com evento no MAR

Crédito:narith_2527/iStock Leia Mais

Quais os temas de redação mais pesquisados no Google para o Enem 2025?

SNE é sancionado: novo sistema nacional de educação entra em vigor Leia Mais

SNE é sancionado: novo sistema nacional de educação entra em vigor

Continue Lendo

Educação

Vestibular indígena da UnB encerra inscrições hoje

Publicado

em

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Termina nesta sexta-feira (7), às 18 horas (horário de Brasília), o período de inscrições para o  vestibular indígena 2026 da Universidade de Brasília (UnB).

As inscrições dos candidatos indígenas devem ser feitas exclusivamente pelo meio virtual, direto no site específico do vestibular do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

O vestibular indígena é resultado de um acordo de cooperação técnica entre a UnB e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A iniciativa tem o objetivo de promover o acesso deste público ao ensino superior.

As vagas deste processo seletivo são destinadas a quem busca o primeiro curso de graduação ou para quem nunca terminou um curso superior.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Quem pode se inscrever

O processo seletivo é destinado a selecionar exclusivamente candidatos indígenas que tenham cursado ou estejam cursando o ensino médio integralmente em escolas da rede pública.

Nos casos de candidatos que cursaram ou cursam o ensino médio na rede privada de ensino é necessário comprovar que o estudante foi beneficiado por uma bolsa de estudos integral ou parcial de, no mínimo, 50%.

Os candidatos que necessitarem de atendimento especializado ou desejarem usar o nome social devem sinalizar as respectivas opções no momento da inscrição.

Somente será permitida uma inscrição por Cadastro de Pessoa Física (CPF). O candidato que tiver concluído curso superior não poderá participar, em hipótese alguma, do vestibular, sob pena de imediata eliminação.

Por isso, no sistema de inscrição, o candidato deverá declarar que não concluiu a graduação em uma instituição de ensino superior.

Vagas

Ao todo, são 154 vagas em mais de 40 cursos de graduação oferecidos pela UnB, no primeiro e no segundo semestres de 2026. As vagas estão distribuídas nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia, Planaltina e Gama, todos no Distrito Federal.

Os cursos de graduação são para cursos de bacharelado e licenciaturas nos turnos diurno e noturno. Entre eles, administração; engenharias mecânica, aeroespacial, automotiva e eletrônica; nutrição; psicologia; gestão de agronegócios; e saúde coletiva.

Confira aqui a lista de cursos e as respectivas vagas oferecidas no próximo ano letivo por turno.

Seleção

A seleção para ingresso nos cursos de graduação oferecidos pela UnB abrange as seguintes fases, de responsabilidade do Cebraspe:

  • aplicação das provas objetiva e de redação em língua portuguesa, no dia 7 de dezembro, de caráter eliminatório e classificatório;
  • avaliação de documentação e entrevista pessoal, de caráter eliminatório, de 8 a 10 dezembro;

Apesar das vagas serem oferecidas no Distrito Federal, as seleções serão realizadas nas seguintes localidades: Boa Vista (RR); São Gabriel da Cachoeira (AM); Tabatinga (AM); Brasília (DF); Canarana (MT); Cabrobó (PE), na Aldeia Sabonete – Escola Estadual Indígena Capitão Dena; e São Sebastião (AL), na Aldeia Karapotó Terra Nova.

O candidato deve também enviar documentos para a homologação da inscrição e anexar uma fotografia individual, tirada até seis meses anteriores à inscrição, em que necessariamente apareça a cabeça descoberta e os ombros do candidato.

Se a fotografia não obedecer às especificações do edital, o candidato poderá passar por uma identificação especial, no dia de aplicação das provas.

 

Fonte

PND 2025: Inep divulga resultado dos pedidos de reaplicação da prova Leia Mais

PND 2025: Inep divulga resultado dos pedidos de reaplicação da prova

Imprensa Leia Mais

Camila Balbo: Educação Inclusiva Muito Além da Sala de Aula

CurtaENEM encerra ciclo 2025 com evento no MAR Leia Mais

CurtaENEM encerra ciclo 2025 com evento no MAR

Crédito:narith_2527/iStock Leia Mais

Quais os temas de redação mais pesquisados no Google para o Enem 2025?

SNE é sancionado: novo sistema nacional de educação entra em vigor Leia Mais

SNE é sancionado: novo sistema nacional de educação entra em vigor

Continue Lendo

Em Alta

Copyright 2018 - 2025 Gazeta24h. Rede de Sites Br. Todos os direitos reservados.