Home Estilo de vida Saúde DF amplia vacinação contra gripe para população acima de 6 meses
Saúde

DF amplia vacinação contra gripe para população acima de 6 meses

Envie
© José Cruz/Agência Brasil
Envie

A partir da próxima segunda-feira (19), toda a população do Distrito Federal (DF) com idade a partir de 6 meses poderá se vacinar contra a gripe na rede pública de saúde. Inicialmente, a campanha era voltada apenas para os chamados grupos prioritários, que incluíam gestantes, idosos e pessoas com deficiência.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que a proposta é aumentar o número de pessoas imunizadas contra a doença, reduzindo complicações, internações e mortes associadas a infecções respiratórias causadas pelo vírus influenza. O estoque atual da pasta é de 300 mil doses contra a gripe.

Os imunizantes estão disponíveis em um total de 164 salas de vacina de unidades básicas de saúde (UBS). A lista completa pode ser consultada no site da secretaria. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.

Balanço

Dados da secretaria indicam que, até a última terça-feira (13), 272 mil pessoas que integravam o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde haviam sido imunizadas no Distrito Federal – apenas no Dia D de mobilização, realizado no último sábado (10), 11.861 doses foram aplicadas.

Gripe

Segundo a pasta, o vírus influenza figura atualmente como a principal causa do aumento de mortes por doenças respiratórias no Brasil. Um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) indica que a vacinação reduz em até 35% o risco de hospitalizações em grupos de alto risco.

O imunizante contra a gripe, atualizado anualmente conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), oferece proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e B e, de acordo com a secretaria, pode ser aplicado simultaneamente a outras doses do calendário básico de vacinação.

 

Fonte

Envie
Artigo relacionado
Saúde

Inchaço nas pernas pode ser lipedema: veja outros sintomas

Como muitas pessoas, a professora Kallyne Cafuri Alves acabou ganhando alguns quilos...

Saúde

Inverno aumenta preocupação com vírus respiratórios

Os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) registrados nas primeiras 24...

Saúde

Avanços na oftalmologia tornam cirurgias de catarata mais seguras no Piauí

Redação – Vanessa Martins O desenvolvimento de tecnologias na área da oftalmologia...

Divulgação
Saúde

Muito além da aparência: o impacto real do lipedema e da celulite

Por Dr. Cleugo Porto – médico especialista em lipedema e celulite “Durante...