Home Cultura Desaparecidos da ditadura militar são tema de exposição no Centro MariAntonia da USP em São Paulo.
Cultura

Desaparecidos da ditadura militar são tema de exposição no Centro MariAntonia da USP em São Paulo.

Envie
Agência Jacarandá
Agência Jacarandá
Envie

Uma das referências no trabalho de memória política no país, o Núcleo de Preservação da Memória Política – NM, promove no dia 9 de maio, às 10h no Centro MAriAntonia da USP, uma visita mediada à exposição Ausências Brasil com roda de conversa com os ex-presos políticos Dulce Muniz e Maurice Politi.

A atividade gratuita faz parte da Exposição Ausências Brasil, em cartaz até o dia 16 de maio no prédio que abrigou a antiga sede da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da USP, que se tornou um ponto de referência para a preservação da memória coletiva e para a discussão de questões sociais, culturais e políticas. 

A partir das 10h, o historiador e educador do NM, César Novelli Rodrigues, acompanhará os presentes em uma visita guiada à exposição. O conjunto de 12 fotos duplas mostra desaparecidos políticos junto de suas famílias, e a reprodução atual evidenciando as mortes e desaparecimentos na ditadura civil-militar no Brasil.

Logo após a visita mediada, os participantes seguem para o auditório para uma conversa com dois ex-presos políticos, Dulce Muniz e Maurice Politi, que tiveram diferentes experiências durante o período.

Um dos objetivos do projeto, segundo a museóloga Kátia Felipini Neves, é refletir sobre a democracia e rechaçar a ditadura. “Cada vez que a gente apresenta essa exposição, é uma forma de reparar essas famílias”, diz.

 

Já para o historiador César Novelli Rodrigues, “A história do Brasil é pautada na violência”, afirma. “Há muitos vínculos entre a violência de Estado da ditadura com os desaparecimentos e assassinatos pelas mãos de policiais hoje em dia.” Segundo o historiador, as violências do presente são sinais da impunidade permitida após a redemocratização.

A atividade não precisa de inscrição prévia, é gratuita e acontece no Centro MariAntonia da USP, na rua Maria Antônia, 294, na Vila Buarque. Horário do evento: 10h.

Conheça o trabalho desenvolvido pela ONG Núcleo de Preservação de Memória Política acessando www.nucleomemoria.com.br ou @nucleomemoria.

Envie

Arco

Mais notícias