Home Agronegócio Desafios e expectativas para a precificação de grãos no Brasil em 2025
Agronegócio

Desafios e expectativas para a precificação de grãos no Brasil em 2025

Envie
Sacas de grãos, repercussão Freepik
Sacas de grãos, repercussão Freepik
Envie

*Por Sergio Antonio Coelho

Para a colheita de grãos realizada pelos agricultores brasileiros na safra 2024/2025, a Companhia Nacional de Abastecimento, Conab, prevê 322,3 milhões de toneladas, o que equivale a um crescimento de 8,2% se comparado à produção da safra anterior. Se o resultado se confirmar, teremos uma produção histórica no Brasil, e o país deve esse resultado ao registro do clima apresentado como um fator favorável durante a cultura de primeira safra e o desenvolvimento que apontou.

É fato que essa repercussão positiva pode apoiar a queda dos preços de alimentos, a exemplo do arroz, do feijão, da soja e do milho, também utilizados na ração de animais, porém, a sensação da queda em si não será absoluta. Por enquanto, o arrefecimento dos preços acontecerá em pequenas quantidades.

Desafios: a moeda estadunidense na elevação dos preços

Atento à movimentação do dólar, o mercado financeiro do Brasil assimila que esta é uma preocupação que pode causar um impacto na economia do país e que a cotação da moeda estadunidense pode afetar a dinâmica das negociações da bolsa. A alta de 0,83% do dólar, encerrando a cotação em R$5,8025, apresenta um sentimento profundo de incertezas e insegurança entre os investidores. Pensando nisso, subentende-se que, apesar do arrefecimento dos preços em janeiro de 2025, e ainda que a oferta de valores menos abusivos, e mais desacelerados, seja maior do que foi em 2024, os preços dos alimentos continuarão pesados durante o ano.

Expectativas: a desaceleração dos preços sentida no bolso do brasileiro

Apesar dos sentimentos de incerteza e insegurança entre os investidores, o aumento da colheita de grãos em 2025, tendo como consequência a desaceleração dos preços, será sentido pelo bolso do brasileiro, principalmente quanto à queda do preço do óleo de soja e do leite, ativos cujo preço trará sensação imediata. O mesmo aconteceu com a carne no último mês de janeiro, quando houve o primeiro momento de desaceleração do ano, no entanto, o ritmo diminuído dos abates, unido às fortes exportações do Brasil, diminuíram a sensação de alívio e aumentaram a preocupação no restante do ano. O mesmo acontecerá com a laranja e com o café, commodities de consumo elevado entre os brasileiros, graças aos problemas que o país teve com essas safras nos anos anteriores; o resultado disso será a alta dos preços.

Grão de soja: um alívio nas incertezas

É notório que a recuperação das lavouras de soja aconteceu com a melhoria do clima e depois das perdas de safra para o calor excessivo em 2023, o que deixa o crescimento da safra e o recuo do dólar como motivos de destaque de todos os resultados apresentados quanto ao aumento da safra de grãos, cujo montante foi de 8,2% comparado com a temporada da safra passada. Essa repercussão deixará a produção de soja em evidência e provavelmente atingirá 166,3 milhões de toneladas na safra 2025/26, uma consequência  que pode causar um impacto considerável no preço do óleo de soja, com início de queda em dezembro de 2024, mês que acentuou baixa em 0,87%. 

A exemplo da Argentina, país mundialmente reconhecido como um grande produtor do grão, o ano de 2025 tende a apresentar uma oferta de soja positiva no restante do mundo, e isso pode ajudar a baixar o preço definido no mercado externo.

*Sergio Antonio Coelho é sócio e Diretor de TI da Kstack e do software Precificação, para solução em precificação de grãos.

Envie

Arco

Mais notícias

Artigo relacionado
Divulgação
Agronegócio

Moratória da soja

Tecnologias garantem transparência e mantem mercados confiantes A decisão judicial que suspendeu...

Foto / Divulgação
Agronegócio

Allisson Rodrigues grava novo DVD com super produção no Mato Grosso

O agronegócio de Mato Grosso já é considerado uma das maiores forças...

Rivulis
Agronegócio

Escolha correta do método de irrigação por gotejamento impacta na produtividade da plantação

Escolha correta do método de irrigação por gotejamento impacta na produtividade da...