Siga-nos nas Redes Sociais

Notícias

De mulher para mulher: iniciativa ajuda empreendedoras e empresárias a alavancar seus negócios a partir da educação financeira

Publicado

em

Whatsapp Image 2024 03 22 At 19.21.38

A iniciativa auxilia mulheres a terem sucesso na vida financeira, com controle e inteligência 

Ser uma mulher de sucesso vai muito além de ganhar grandes quantias em dinheiro, também é necessário saber como usar essa renda e fazer seu negócio continuar crescendo e lucrando. A partir dessa ideia nasceu o Mulheres Pretas Finanças, que desde 2020 ajuda empreendedoras e empresárias a alcançarem a maturidade financeira e realizarem seus sonhos. 

O Mulheres Pretas Finanças é uma iniciativa fundada por Patrícia Marins, que a partir de suas próprias experiências e muito estudo, auxilia outras mulheres, por meio de mentorias e consultorias de educação financeira, para que essas empreendedoras e empresárias possam ser bem sucedidas em suas áreas de atuação. 

Além disso, a iniciativa oferece também: organização financeira, planejamento financeiro e um plano de ação para início de reserva. Vale ressaltar que a empresa não trabalha somente com mulheres pretas, mas sim, a partir de uma mulher preta para todas as outras.

A fundadora do Mulheres Pretas Finanças, Patrícia Marins, falou sobre o início dessa jornada e o que a motiva a continuar ajudando outras mulheres a alcançarem a tranquilidade financeira.

“O Mulheres Pretas Finanças nasceu quando eu entendi que precisava fazer mais alguma coisa da minha vida, porque eu estava infeliz, então fui buscar novos caminhos. Encontrei a educação financeira e aprendi que poderia ajudar outras mulheres com suas finanças. Hoje  faço palestras para ONGs, consultorias e mentoria individual. Sabemos que toda empreendedora quer ser uma empresária, só que muitas vezes por falta de conhecimento ela cai em armadilhas financeiras, que levam ao endividamento, muitas não sabem fazer reservas, não sabem separar pessoa física da jurídica e acabam encerrando seus negócios por falta de planejamento”, disse Patrícia.

O Mulheres Pretas Finanças atua com o objetivo de levar conhecimento e oferecer uma ‘luz no fim do túnel’ , no que diz respeito às finanças. A iniciativa trabalha para que mais mulheres possam escalar rumo a grandes topos em suas carreiras e negócios. 

Nestes quatro anos de atividades e muita história, dois momentos marcam a existência da empresa: aparecer em rede nacional, na maior emissora de televisão do país, falando sobre o trabalho que a Mulheres Pretas Finanças realiza. Por isso, a Patrícia ressalta que “um raio pode sim cair duas vezes num mesmo lugar, desde que você esteja preparada para aquilo e quando acontecer, que você saiba aproveitar”

Conheça Patrícia Marins 

Com uma história parecida com a de muitas mulheres pretas, Patrícia precisou começar a trabalhar muito cedo para ajudar a família. Com o falecimento precoce de seu pai, a jovem de 19 anos, que havia acabado de iniciar o ensino superior, se viu com a necessidade de dividir seu tempo entre estudo e trabalho. Inicialmente comprava roupas com cheques pré-datados para revender. Depois partiu para a vida acadêmica, dando aulas de matemática e física e após terminar a graduação, começou a trabalhar em um banco.

Mesmo com todo progresso feito na carreira, Patrícia continuava endividada e sem saber como cuidar do próprio dinheiro. Movida pelo desejo de não prosseguir seguindo o mesmo caminho, ela voltou a estudar e conheceu um curso sobre educação financeira, onde se encontrou.

“Minha mãe levou oito meses para começar a receber pensão. Por isso, comecei a trabalhar e levei 10 anos para me formar, porque eu tive que me dividir entre trabalho e estudo. Porém nesse tempo fui escalando e ganhando melhor, mas sempre enrolada com dinheiro e sem conseguir construir patrimônio. Quando mudei de profissão e entrei no Banco, pensei que dali em diante meus problemas estariam resolvidos, mas continuei da mesma forma por falta de educação financeira e só fui entender que precisava aprender sobre o assunto e não somente ter dinheiro, há 5 anos. Meu objetivo é que as mulheres não precisem passar por tudo o que eu passei, que elas possam crescer financeiramente e possam realizar seus sonhos, assim como eu realizo. Hoje posso viajar, ir para camarotes na Sapucaí e fazer tudo o que eu quero, porque eu tenho organização com o meu dinheiro”, finalizou Patrícia.

A história de Patrícia se assemelha a de várias outras mulheres, que mesmo tendo bons salários e profissão, nunca conseguiram crescer financeiramente, por não saber como administrar a vida financeira.

Confira a agenda de atividades da Mulheres Pretas Finanças, no mês de março

No dia 16 de março, Patrícia Marins palestrará na Noite de Gala, da Elite Academia de Líderes, a partir das 18h. Já no dia 20, a educadora financeira participará do Mês das Mulheres BB, evento do Banco do Brasil em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que acontecerá via Microsoft Teams, às 16h. No dia 23, a Mulheres Pretas Finanças é presença confirmada no 1º Encontro de Mulheres Negras, realizado pelo Instituto Avança Negas.

Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever Leia Mais

Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever

SaferNet tira dúvidas de pais e mães sobre segurança na internet Leia Mais

SaferNet tira dúvidas de pais e mães sobre segurança na internet

Governo trabalha para liberar FGTS de atingidos por tornado no PR Leia Mais

Governo trabalha para liberar FGTS de atingidos por tornado no PR

Abin diz que projeto das UPPs resultou na expansão nacional do CV Leia Mais

Abin diz que projeto das UPPs resultou na expansão nacional do CV

Marina Silva é convidada da estreia de Brasil no Mundo, na TV Brasil Leia Mais

Marina Silva é convidada da estreia de Brasil no Mundo, na TV Brasil

Continue Lendo

Notícias

Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever

Publicado

em

© Ari Dias/AEN

Tornados, como o que atingiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, são fenômenos localizados, de curta duração e difíceis de prever. De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Danilo Siden, eles se formam dentro de nuvens de tempestade e causam estragos quando atingem o solo.

“Com a formação do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul, a gente teve também a formação de uma frente fria na parte mais norte desse ciclone, ou seja, no Paraná. Dentro dessa frente fria, nós temos vários fenômenos, como chuvas intensas, tempestades de raios, queda de granizo, e há a possibilidade de uma dessas nuvens formar um tornado”, informou o meteorologista do Inmet.

“É um fenômeno bem intenso, mas de curta duração, que a gente sabe que pode ocorrer dentro de uma frente fria, mas a gente não tem como fazer previsão porque ele é bem localizado”, acrescenta Danilo.

No caso de Rio Bonito do Iguaçu, a nuvem que deu origem ao tornado foi chamada de “supercélula” pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná. Como os ventos ultrapassaram 250 quilômetros por hora (km/h), o tornado foi classificado como F3, na escala Fujita, que vai de 0 a 5. Isso representa danos severos.

Formação de tornados

De acordo com o meteorologista, algumas características podem favorecer a formação de tornados, como a presença de ar mais quente próximo ao solo, e a mudança rápida na direção ou velocidade do vento, mas mesmo em locais que têm sistema de alertas só conseguem prevê-los com cerca de 15 minutos de antecedência.

No Brasil, os tornados parecem raros, mas não são. A engenheira ambiental e pesquisadora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e do Instituto Serrapilheira, Celina Rodrigues, explica que a Região Sul do país é um dos locais com maior incidência da América do Sul, ao lado da Argentina e do Paraguai.

“Esse fenômeno é relativamente frequente, mas suas consequências ficam mais evidentes quando atingem áreas povoadas. É mais comum no período de transição entre a primavera e o verão”, disse Celina.

Apesar de ter ocorrido após a formação de um ciclone extratropical, a engenheira ambiental revelou também que os dois fenômenos não são iguais, e nem sempre ocorrem juntos.

“Os tornados são fenômenos de pequena extensão, que variam de dezenas a centenas de metros, podendo atingir poucos quilômetros, e têm uma duração que vai de segundos a minutos. Por outro lado, os ciclones atmosféricos são fenômenos de grande escala, que afetam grandes áreas. Sua duração geralmente é de alguns dias, cobrindo de centenas a milhares de quilômetros.”

O ciclone que ainda atua na costa das regiões Sul e Sudeste do país é chamado de extratropical por ser formado por massas de ar quente e fria. Além de causar ventos fortes, ele provocou o deslocamento de uma frente fria, levando chuvas intensas para diversos pontos dessas duas regiões.

Fonte

SaferNet tira dúvidas de pais e mães sobre segurança na internet Leia Mais

SaferNet tira dúvidas de pais e mães sobre segurança na internet

Governo trabalha para liberar FGTS de atingidos por tornado no PR Leia Mais

Governo trabalha para liberar FGTS de atingidos por tornado no PR

Abin diz que projeto das UPPs resultou na expansão nacional do CV Leia Mais

Abin diz que projeto das UPPs resultou na expansão nacional do CV

Marina Silva é convidada da estreia de Brasil no Mundo, na TV Brasil Leia Mais

Marina Silva é convidada da estreia de Brasil no Mundo, na TV Brasil

Lista de mortos em operação no RJ evidencia letalidade de jovens Leia Mais

Lista de mortos em operação no RJ evidencia letalidade de jovens

Continue Lendo

Notícias

SaferNet tira dúvidas de pais e mães sobre segurança na internet

Publicado

em

© Antônio Cruz/Agência Brasil

Entidade com a missão de preservar direitos humanos na internet, sobretudo, de crianças e adolescentes, a SaferNet realiza nesta quinta-feira (6), às 19h, a transmissão ao vivo Famílias Conectadas: tira dúvidas sobre estratégias de supervisão familiar.

A proposta é dar orientações a pais e responsáveis sobre como acompanhá-los no ambiente digital de forma segura, capacitando-os a detectar comportamentos que podem indicar que estão sob risco, sendo expostos a conteúdos inadequados ou mesmo interagindo com alguém de falsa identidade ou que tem intenção de aliciá-los.

Realizado em parceria com o Google, o encontro será conduzido por especialistas da área. Perguntas poderão ser enviadas pelo chat da página do YouTube onde será feita a transmissão.

Uma das ferramentas abordadas será Family Link, produto do Google. Ela permite à família exercer o papel de mediadora, estabelecendo, por exemplo, limite de tempo de uso de navegação e que se monitore as páginas da internet acessadas pela criança ou adolescente e seus deslocamentos de um local para outro. A Family Link está disponível para uso em navegadores e apps.

No encontro online, também será apresentado o SafeSearch, recurso do Google para filtrar conteúdos sensíveis, como imagens de violência ou sexo explícitos. Na primeira atividade, disponível na internet, a SaferNet compartilhou reflexões sobre a temática. 

Guia de combate à violência sexual 

No final de outubro, o Instituto Liberta divulgou um guia para auxiliar crianças a compreenderem o funcionamento de seu próprio corpo e seus sentimentos e a desenvolver um senso de autoproteção. Há uma publicação voltada a cuidadores e familiares e outras específicas para os pequenos, separadas em três faixas etárias: de 0 a 4 anos, de 5 a 7 anos e de 8 a 10 anos. Também foram elaborados vídeos que as acompanham. 

O instituto ressalta a importância de se ensinar corretamente os nomes das partes do corpo, o que facilita essa autoproteção e, ainda, o desenvolvimento saudável de sua identidade e autoestima. Além disso, esse simples gesto contribui muito para que se familiarizem com esses termos, normalizando-os e fazendo com que cresçam com uma perspectiva positiva e natural quanto ao próprio corpo, não de vergonha e inclinada ao tabu ou estigma.

Entre as orientações, está a de que, ao interagir com a criança, não é recomendável falar expressando nojo ou incômodo diante de funções fisiológicas e comuns, como o xixi e o cocô, e de partes íntimas. A cartilha mostra que os pais e cuidadores precisam ser receptivos nos momentos em que a criança fizer alguma pergunta, não a censurando por isso, e fazer com que assimilem pelo exemplo, no sentido de manifestar respeito e cuidado pelo próprio corpo, para que isso seja repetido pelos filhos.

Artifícios de suporte, como literatura infantil, bonecos e bichinhos de pelúcia também são indicados no processo de aprendizagem. 

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

A diretora-adjunta do Instituto Liberta, Cristina Cordeiro, afirma que, atualmente, há, na sociedade, resistência a esse tipo de instrução. Segundo ela, o guia é capaz de descomplicar a questão, em famílias nas quais ainda há tabu e, inclusive, de aplacar o medo entre aquelas que se preocupam em antecipar etapas no desenvolvimento infantil, ao tratar do assunto por sua conta, sem referência nenhuma. 

“Ensinar crianças pequenas a reconhecer situações desconfortáveis e a nomear corretamente as partes do corpo reduz o risco de abuso sexual e facilita a revelação de violência sofrida”, argumenta.

De acordo com Crisitina Cordeiro, O guia atua como instrumento de transformação social, mostrando que falar com responsabilidade é uma forma de proteger crianças e adolescentes.”

Fonte

Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever Leia Mais

Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever

Governo trabalha para liberar FGTS de atingidos por tornado no PR Leia Mais

Governo trabalha para liberar FGTS de atingidos por tornado no PR

Abin diz que projeto das UPPs resultou na expansão nacional do CV Leia Mais

Abin diz que projeto das UPPs resultou na expansão nacional do CV

Marina Silva é convidada da estreia de Brasil no Mundo, na TV Brasil Leia Mais

Marina Silva é convidada da estreia de Brasil no Mundo, na TV Brasil

Lista de mortos em operação no RJ evidencia letalidade de jovens Leia Mais

Lista de mortos em operação no RJ evidencia letalidade de jovens

Continue Lendo

Economia

Estudantes do Pé-de-Meia podem escolher como investir benefício

Publicado

em

© Antônio Cruz/Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (7), os estudantes beneficiários do Programa Pé-de-Meia poderão escolher como investir o incentivo de R$ 1 mil recebido pela conclusão do ensino médio. As opções estarão disponíveis no aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal.

O valor poderá ser mantido na poupança ou aplicado no Tesouro Selic, conforme as regras do programa, estabelecidas por portaria conjunta dos Ministérios da Educação (MEC) e da Fazenda, editada no início de outubro.

A nova funcionalidade será liberada para os estudantes que já receberam as parcelas de incentivo referentes à conclusão do primeiro e do segundo ano do ensino médio.

Para os menores de idade que desejarem migrar o valor da poupança para o Tesouro Selic, será necessário obter nova autorização do responsável legal, também feita pelo aplicativo. Após a confirmação da conclusão do ensino médio pelo MEC, os estudantes poderão manter os recursos investidos ou movimentá-los livremente.

Orientações e suporte

Agente financeiro do programa, a Caixa fornecerá orientações e acompanhamento da rentabilidade das aplicações dentro do Caixa Tem. O banco também é responsável pela abertura das contas e pelo oferecimento dos incentivos aos estudantes indicados pelo MEC.

Sobre o programa

Criado pela Lei 14.818/2024, o Pé-de-Meia oferece incentivos financeiros a estudantes do ensino médio regular e da educação de jovens e adultos (EJA) que mantenham frequência escolar adequada e cumpram as demais exigências do programa.

Mais informações podem ser consultadas no site da Caixa ou diretamente pelo aplicativo Caixa Tem.

Fonte

Bolsa volta a bater recorde e alcança marca de 154 mil pontos Leia Mais

Bolsa volta a bater recorde e alcança marca de 154 mil pontos

Botucatu sedia 1º Seminário Paulista sobre os Caminhos do Peabiru Leia Mais

Botucatu sedia 1º Seminário Paulista sobre os Caminhos do Peabiru

Deloitte Projeta Crescimento Moderado nas Vendas nos EUA e Brazil Pays Simplifica Compras Leia Mais

Deloitte Projeta Crescimento Moderado nas Vendas nos EUA e Brazil Pays Simplifica Compras

Divulgação Gupy Leia Mais

Asia Shipping conquista Selo da Gupy por transparência e boa comunicação em processos seletivos

freepik.com Leia Mais

Comprar ou Alugar um Imóvel no Rio de Janeiro: O Que Vale Mais a Pena?

Continue Lendo

Em Alta

Copyright 2018 - 2025 Gazeta24h. Rede de Sites Br. Todos os direitos reservados.