É comum que ocorram crises em crianças com autismo que decorrem de situações relacionadas a alterações sensoriais, problemas na comunicação e de comportamento. As crises provocam uma desregulação emocional interna que gera um sofrimento e estresse muito grande para a criança e seus familiares (principalmente para as mães, visto que são em sua maioria as principais cuidadoras). Ter acompanhamento de uma equipe especializada é fundamental para trabalhar não só com as crises, mas todos os déficits que compõem o transtorno.
“As crises no autismo normalmente ocorrem porque a criança não consegue externar em palavras o que está passando ou sentindo; por não conseguir lidar com as situações com maior flexibilidade e/ou por se sobrecarregar com tantos estímulos ao seu redor. Precisamos lembrar que o autismo não é um transtorno único, cada caso é um caso, mas é fundamental que as crianças e familiares, tenham acesso a intervenções interdisciplinares e intensivas com terapeutas especializadas, que a partir de orientações e treino de habilidades, irão corroborar para reduzir/eliminar a incidência das crises gerando uma melhor qualidade de vida para todos”, explica a psicóloga da Clínica Espaço Kids, Vanessa Mattos.
Para identificar uma crise no autismo, é necessário estar sempre atento aos sinais e comportamentos da criança. De acordo com a fisioterapeuta e sócia da Clínica Espaço Kids, Jamaica Araújo, geralmente, esses momentos são caracterizados por:
- Gritos;
- Choros;
- Enjoos;
- Mal-estar;
- Tremores;
- Xingamentos;
- Objetos voando pelos ares, por exemplo.
Em inglês, essas crises são chamadas de ‘meltdown’, que significa derretimento. O nome é perfeitamente adequado porque durante a crise ocorre o colapso de toda (ou quase toda) capacidade de autorregulação e autogerenciamento. “Tais comportamentos diversas vezes chegam até a ser confundidos com birra, mas o que os diferencia é justamente o fato de que pessoas no espectro do autismo têm crises pela dificuldade em lidar com muitas informações e sensações de uma só vez”, ressalta.
Espaço Kids
A Clínica Espaço Kids é um espaço multidisciplinar de referência na Bahia, especializado no tratamento de crianças com alteração no desenvolvimento neuropsicomotor, que atua nas áreas de motricidade, cognição e comportamento. Fundada pela fisioterapeuta Jamaica Araújo em 2011, que acumula mais de duas décadas de experiência em reabilitação infantil, a Espaço Kids tem sua trajetória marcada pela introdução de métodos inovadores na Bahia, sendo pioneira em adotar os métodos Therasuit e Cuevas Medek Exercises, além de ser a primeira e única clínica de Salvador a oferecer o ambiente multissensorial Snoezlen e os Programas de Habilitação e Reabilitação Multidisciplinar Treini 7 e MIG.
No espaço, um time experiente acolhe crianças com autismo, paralisia cerebral, Síndrome de Down e microcefalia, entre outras condições que possam comprometer o desenvolvimento neuropsicomotor típico, oferecendo de forma integrada e humanizada serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, psicopedagogia, psicomotricidade e musicoterapia.
Serviço:
Unidade de tratamento convencional: Rua das Rosas, n. 179, salas 305, 306, 307 e 308. Ed. Empresarial San Juan, Pituba.
Unidade de tratamento intensivo: Rua Arthur de Azevedo Machado, n. 1459, térreo. Ed. Internacional Trade Center, Stiep.
Telefone: (71) 9.9960-6006
Mais informações: @clinicaespacokids