Home Notícias Bahia Crianças do Quilombo de Cordoaria participam de oficina de educação ambiental
Bahia

Crianças do Quilombo de Cordoaria participam de oficina de educação ambiental

Envie
Envie

Quinze crianças, de 7 anos, do Quilombo de Cordoaria, em Camaçari, participaram nesta terça-feira (22) de uma oficina de educação ambiental. Além de aprenderem conceitos básicos de economia circular, elas colocaram a mão na terra e construíram recipientes feitos com garrafas PET, nos quais plantaram mudas de salsinha, hortelã, cebolinha e manjericão. Esse foi o ponto de partida para a criação de uma horta vertical, a ser instalada na Escola Municipal Nossa Senhora Santana, que poderá produzir hortaliças para o consumo da própria comunidade.

As crianças fazem parte do projeto Afroteca Muvuca, que é promovido pela Associação Viva a Vida, com patrocínio da Braskem, e visa promover a leitura e o conhecimento da cultura dos quilombos, dos negros e dos indígenas. “Ao oferecer uma oficina de educação ambiental para essas crianças como uma atividade extra ao projeto, temos a oportunidade de agregar conhecimento, reforçando a importância do descarte correto de resíduos e da economia circular, além de incentivar a criação de uma horta com recipientes reciclados que terá um impacto positivo na comunidade”, explica a gerente de Relações Institucionais da Braskem, Magnólia Borges.

Para a coordenadora da Associação Viva a Vida, Evelin Salles, o Quilombo de Cordoaria é um reduto de preservação da natureza. “Até hoje, muitas famílias vivem da agricultura familiar, vendendo seus produtos orgânicos nas feiras de Camaçari e região. Então, é importante manter essas tradições, ensinando as crianças a importância de preservar sua comunidade. Estamos muito animados com essa atividade, porque sabemos que vai conectar ainda mais as crianças a sua ancestralidade”, afirma.

Projeto Afroteca Muvuca – Uma das três iniciativas selecionadas no ano passado pelo 1º Edital Braskem: Projetos que Transformam, o projeto Afroteca Muvuca visa promover o resgate da história dos quilombos, dos negros e dos indígenas por meio da leitura. Em um contêiner decorado, instalado no Quilombo de Cordoaria, disponibiliza desde março uma biblioteca com acervo de mais de 100 livros e um espaço multiuso, onde 60 crianças participam de oficinas de literatura. Também são realizadas atividades de contação de histórias com temática étnico-racial.

Sobre a Braskem

Com uma estratégia centrada nas pessoas e na sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8.000 colaboradores da Braskem se dedicam todos os dias para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis em produtos químicos e plásticos. Com seu DNA corporativo alicerçado na inovação, a Braskem oferece um portfólio abrangente de resinas plásticas e produtos químicos para diversos setores, como embalagens de alimentos, construção civil, manufatura, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, Estados Unidos, México e Alemanha, a Braskem exporta seus produtos para clientes em mais de 70 países.

Envie
Artigo relacionado
Bahia

Shopping Bela Vista recebe Hemóvel no próximo sábado (14)

O ônibus de coleta da Fundação Hemoba (Hemóvel) estará disponível na entrada...

Bahia

Corrida ajuda a promover o algodão do Matopiba

Evento que começa amanhã, dia 23 e segue até 24 de agosto,...