A onda de calor que vem acometendo o mês de setembro de 2024 está impactando diretamente o comportamento dos consumidores no e-commerce, com um aumento expressivo na procura por ventiladores e aparelhos de ar-condicionado. Dados levantados pelo Cuponomia, plataforma que reúne cupons de desconto e cashback no e-commerce, mostram que a busca online por ar-condicionado cresceu 177%, enquanto a demanda por ventiladores aumentou 63% nos últimos 30 dias.
“Comprar esses itens online pode ter diversas vantagens, como a possibilidade de comparar preços, aproveitar promoções e ainda receber dinheiro de volta”, afirma Ivan Zeredo, diretor de marketing do Cuponomia. “Além disso, com a praticidade das compras online, os consumidores conseguem encontrar as melhores ofertas sem precisar sair de casa, o que é um diferencial importante em períodos de alta demanda como o atual”, reforça Zeredo.
Diante desse cenário, é importante que os consumidores estejam também atentos na hora de escolher produtos mais eficientes e de adotar medidas de economia, sem comprometer o orçamento familiar. Além do aumento na procura, a educadora financeira Luciana Ikedo reforça que, para quem já possui ou está adquirindo esses aparelhos, é possível economizar na conta de energia com algumas práticas simples.
“O ar-condicionado, por exemplo, deve ser programado para funcionar em temperaturas entre 23ºC e 25ºC, que são suficientes para manter o ambiente agradável sem gastar muita energia. Outra dica é manter portas e janelas fechadas enquanto o aparelho estiver ligado, evitando a entrada de ar quente e reduzindo a necessidade de sobrecarregar o equipamento”, finaliza Luciana.