Home Notícias Educação Confira dicas para reaproveitar o fardamento e a mochila escolar na volta às aulas
Educação

Confira dicas para reaproveitar o fardamento e a mochila escolar na volta às aulas

Envie
Confira dicas para reaproveitar o fardamento e a mochila escolar na volta às aulas
Divulgação
Envie

Com a volta às aulas se aproximando, é hora de organizar os materiais escolares e os fardamentos. Em vez de comprar novos itens, pequenas ações de limpeza podem restaurar mochilas, estojos, fardamentos e calçados, o que contribui para o orçamento doméstico e reduz o desperdício.

Para reutilizar os uniformes, mesmo que estejam manchados ou encardidos, o primeiro passo é garantir a lavagem correta. A química Christina Campos, coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Raymundo da Fonte, recomenda o uso de produtos específicos para a remoção de manchas. “Produtos com tensoativos e enzimas, como o Lava-Roupas Brilux, são eficazes na eliminação de manchas persistentes”, explica a especialista. Para manchas de tinta ou caneta, por exemplo, a recomendação é usar o tira-manchas, aplicando-o diretamente sobre a mancha e deixando agir por cinco minutos antes de realizar a lavagem, seja no tanque ou na máquina.

Manter as peças macias e perfumadas é mais um passo importante na hora de reutilizá-las. Para isso, Christina sugere o uso do Amaciante Concentrado Brilux, cuja fórmula não só promove maior maciez, mas também uma perfumação mais intensa e duradoura. “A dosagem maior de fragrância no amaciante concentrado garante que o perfume permaneça nas roupas por mais tempo”, detalha a especialista.

Mochilas e estojos

Outros itens muito usados na rotina escolar são as mochilas e os estojos. Eles também podem ser higienizados e reutilizados, seguindo as orientações da etiqueta para evitar danos ao material. Caso a etiqueta permita o uso de sabão, uma dica prática é misturar sabão de coco líquido com água e utilizar um borrifador para aplicar tanto no interior quanto no exterior da peça. Em seguida, passe um pano úmido para retirar o excesso de sabão e um pano seco para garantir que a peça fique limpa e sem resíduos.

Se a mochila estiver muito suja ou manchada, a recomendação é lavá-la. Deixe a peça de molho em água com sabão líquido por 15 a 30 minutos e, com a ajuda de uma escova macia ou esponja, esfregue suavemente as áreas mais sujas. Após a lavagem, enxágue bem a mochila e deixe-a secar completamente.

Cuidados com os calçados escolares

Assim como as roupas e mochilas, os calçados escolares exigem cuidados especiais. Antes de qualquer procedimento, verifique a etiqueta para entender as recomendações de limpeza para o material específico. Para os solados, uma solução eficaz é a mistura de um litro de água com 50 ml de água sanitária Brilux, que elimina 99,9% das bactérias e vírus, incluindo o da Covid-19. Borrife essa solução no solado e deixe agir por alguns minutos. Após esse tempo, retire os cadarços (se houver) e esfregue com uma escova para remover a sujeira. Em seguida, lave os sapatos no tanque ou na máquina de lavar e deixe-os secar em um local bem ventilado.

Manutenção ao longo do ano letivo

Além da limpeza na volta às aulas, manter esses cuidados ao longo do ano letivo é essencial. Isso não apenas ajuda a conservar os materiais, mas também contribui para a higiene e prevenção de doenças.

Envie
Artigo relacionado
Educação

Prazo para entrar com recurso da isenção da taxa na PND vai até sexta

Os participantes da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) que tiveram...

Educação

CNU: prazo para pedir isenção da taxa de inscrição termina nesta terça

O prazo para que os interessados peçam a isenção da taxa de inscrição...

Educação

CNU dos Professores tem adesão de 1.508 municípios e 22 estados

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta segunda-feira (7) que 1.508 redes...

Educação

Inscrições para certificador de provas do Inep terminam nesta segunda

As inscrições individuais para a Rede Nacional de Certificadores (RNC) terminam nesta...