Siga-nos nas Redes Sociais

Esportes

Com dois oceanos para explorar, Panamá é destino certo para quem pratica pesca esportiva

Publicado

em

Com dois oceanos para explorar, Panamá é destino certo para quem pratica pesca esportiva
Divulgação / Promtur Panamá

Mesmo tendo regulamentos de pesca mais rígidos de todos os países da América Central, o Panamá oferece pesca durante todo o ano sem necessidade de licença

Líder na manutenção da sustentabilidade e conservação, o Panamá é um um destino de pesca esportiva que abriga as mais diversas e procuradas espécies de peixe consideradas “troféus” – que são aqueles mais raros em espécie, tamanho e peso. Assim, as costas dos Oceanos Atlântico e Pacífico servem como porta de entrada para viajantes e entusiastas da pesca, que podem aproveitar a temporada de marlim e peixe-vela (também conhecido como agulhão-bandeira ou agulhão-de-vela), que dura até agosto.

De acordo com o Banco Mundial, a pesca esportiva movimenta hoje em torno de 700 bilhões de dólares e, no Brasil, segundo a Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe), cerca de oito milhões de pessoas têm o hábito de pescar. Além disso, a atividade contribui para a criação de empregos no setor gastronômico, hoteleiro, indústria náutica e metalúrgica, além de criadores de iscas, entre vários outros.

Mesmo tendo os regulamentos de pesca mais rígidos de todos os países da América Central, o Panamá oferece pesca durante todo o ano sem necessidade de licença. Por lei, é proibida por lá a matança de qualquer peixe de bico, incluindo marlim-preto, marlim-azul, marlim-listrado, marlim-branco, peixe-espada e peixe-vela, mantendo-os reservados apenas para captura incidental e soltura da pesca esportiva.

Onde pescar

A proibição da pesca comercial e outras medidas governamentais do Panamá fizeram com que os recursos marinhos do entorno não se esgotassem por pesca predatória, poluição ou desenvolvimento costeiro. Confira abaixo uma lista com os melhores destinos de pesca no país:

Bahía de Piñas, Darién: Indiscutivelmente um dos pontos de pesca mais incríveis do Panamá, a Bahía de Piñas, localizada na província de Darién, detém mais de 300 recordes mundiais de pesca em alto mar, mais do que em qualquer outro lugar do mundo. A maioria dos recordes estabelecidos foi para o marlim e o peixe-vela do Pacífico, embora os pescadores esportivos encontrem uma abundância de peixe-galo, peixe-espada, peixe-agulha, atum, dourado, pargo, robalo, peixe-golfinho, cavala-wahoo (também conhecido como cavala-aipim ou guarapicu), barracuda, marlins listrados e azuis, pretos.

Golfo do Panamá: Com uma extensão de 250 quilômetros a 220 de profundidade, é a única rota marítima que liga o Oceano Pacífico ao Canal do Panamá, abrigando vários golfos e baías menores, como a Baía do Panamá, o Golfo do Parita e o Golfo de San Miguel. Localizado no centro do Golfo do Panamá, o arquipélago das Ilhas das Pérolas consiste em mais de 200 ilhas desabitadas e ilhotas para pesca premium durante todo o ano.


Golfo de Chiriquí: Oferece abundante vegetação, charmosas ilhas de areia branca e um dos maiores recifes de corais do Pacífico, tornando-o um dos melhores destinos para pesca esportiva, mergulho e snorkeling.

  • Hannibal Bank é um dos locais de pesca mais exclusivos do mundo para grandes temporadas. É o maior monte submarino que se ergue no extremo sul do Golfo de Chiriquí. A área de alimentação é de 15 milhas quadradas, resultando em uma abundância de atum albacora, marlins azuis e pretos e veleiros do Pacífico.
  • Isla Montuosa é uma ilha rochosa conhecida por seus enormes peixes de bico e cardumes de atum – onde os entusiastas da pesca encontrarão quase 70 quilos de atum albacora. É uma excelente fonte de garoupa, pargo tainha, enquanto marlins pretos e azuis também patrulham a área.
  • Isla Parida é um local de pesca que oferece oportunidades excepcionais para pescar peixes-galo. A ilha é cercada por manguezais exuberantes, oferecendo não apenas uma vista pitoresca, mas também um santuário subaquático para tartarugas e vida marinha. A cavala cero e o cavala-wahoo também podem ser pescados nessas águas férteis.

Península Azuero: Inclui a costa leste da província de Los Santos e a costa oeste da província de Veraguas. A costa de Los Santos, ao longo das cidades de Pedasi, Venao e Cambutal, ganhou o nome de “Costa do Atum”. Nesta região específica, entre maio e julho, os viajantes podem pescar um enorme atum, também conhecido como “atum de vaca”, pesando mais de 90 quilos.

Atividades aquáticas

Além do potencial de diversão para os amantes da pesca, os oceanos que abraçam o Panamá também são o destino certo para quem quer aproveitar as águas salgadas também sem um carretel na mão. Confira algumas atividades para quem prefira esportes radicais ou quem aprecie a natureza em aventuras mais calmas:

  • Surfe: Santa Catalina, na província de Veraguas, tornou-se um dos pontos de surfe mais populares da última década, com um dos maiores beach-breaks (ondas que quebram sobre um banco de areia) da América Central até outubro. É possível seguir para la Punta para ondas de 20 a 30 pés ou fazer uma caminhada de 30 minutos a sudeste até Punta Brava, onde as ondas esquerdas dobram de tamanho em relação às de Santa Catalina. Para o surfista iniciante, Playa Estero conta com várias escolas de surfe e tem ondas menores para levar mais conforto a quem ainda não tem muita segurança para enfrentar o mar.
Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Encontro em São Paulo (SP) marca nova fase da atuação do Bayer 04 Leverkusen no Brasil

Publicado

em

Guilherme Carvalho | Agência On Board
Guilherme Carvalho | Agência On Board

Lendas brasileiras, representantes da mídia e integrantes do Bayer 04 Leverkusen e da Bayer AG estiveram reunidos no Clube de Bayer, na zona sul de São Paulo (SP), na terça-feira (26/11), para participar de um painel sobre a presença do clube no Brasil e acompanhar a vitória por 2 a 0 sobre o Manchester City pela Champions League.

Mais de 50 representantes de diversos veículos brasileiros estiveram presentes. O encontro também contou com um amistoso descontraído entre a mídia e convidados pouco antes da partida contra a equipe comandada pelo técnico Pep Guardiola.

O evento apresentou uma retrospectiva da temporada de ativações do Bayer 04 no Brasil e de como essas iniciativas se tornaram um ponto de partida para um engajamento contínuo e para a construção da marca nos próximos anos.

Após grandes ações realizadas em 2024/25 — como o Brazil Trophy Tour 2024, o lançamento da Bayer 04 Football Academy São Paulo e a inédita turnê de pré-temporada “Esquenta”, de dez dias, no Rio de Janeiro em julho — foram discutidos novos esforços estruturados de longo prazo em um dos mercados mais importantes do futebol mundial. A futura colaboração com o projeto social “Bola Pra Frente”, de Jorginho, em comunidades do Rio de Janeiro, já foi acordada.

O painel reuniu ícones do clube — Paulo Sérgio, Jorginho e França — além de Cristina Hegg (GM da Bayer Consumer Health Brasil), Robin Austermann (EVP Americas da Bundesliga International) e Holger Tromp (Diretor de Comunicação do Bayer 04), responsável pelo desenvolvimento global da marca Bayer 04.

Abrindo o painel, Robin Austermann, da Bundesliga, anunciou os parceiros brasileiros para o próximo ciclo de direitos de transmissão, a partir da temporada 2026–27: Globo (SporTV), CazeTV, Canal Goat e XSports.

“Trabalhar com múltiplos parceiros de transmissão em TV paga, TV aberta e plataformas digitais é a combinação ideal para a Bundesliga no Brasil”, afirmou Austermann. “Esse modelo gerou resultados expressivos em todos os indicadores, desde audiência até engajamento, apresentando o Football As It’s Meant To Be para milhões de brasileiros.”

A Bundesliga é a liga europeia mais assistida no Brasil e dobrou sua base de fãs no país, de 12 para 24 milhões nos últimos oito anos, proporcionando uma plataforma sólida para parceiros como a Bayer Brasil ativarem suas iniciativas.

Cristina Hegg destacou a colaboração contínua e bem-sucedida entre a Bayer e sua organização de futebol: “Tudo começou no ano passado com o Trophy Tour. Neste ano demos um passo muito maior com a pré-temporada e o período de treinamentos no Rio de Janeiro, quando pudemos trazer clientes, fortalecer relacionamentos e conectar o futebol ainda mais profundamente com o propósito da Bayer. O que estamos vivendo agora é a continuidade de um projeto que iniciamos e que queremos ampliar daqui para frente.”

Após o painel, a imprensa participou de uma videoconferência com o CEO do Bayer 04, Fernando Carro, que entrou ao vivo do Etihad Stadium antes da partida da fase de liga da Champions League entre Bayer 04 e Manchester City. Carro compartilhou insights sobre a estratégia internacional do clube e agradeceu aos parceiros no Brasil por um ano bem-sucedido e promissor.

“O futebol é um esporte global, e o Brasil é um país com uma paixão profunda pelo jogo”, afirmou Carro.

“Para nós, tanto no Bayer 04 Leverkusen quanto dentro da Bundesliga, é essencial estar presentes, mostrar nosso trabalho e fortalecer nossa marca mundialmente. E claro, o Brasil — com tantas conexões históricas conosco e um amor tão intenso pelo futebol — é extremamente importante para o nosso clube.”

O tetracampeão Paulo Sérgio — um dos jogadores brasileiros mais marcantes a vestir o preto e vermelho — destacou a importância da recém-lançada academia ao dar as boas-vindas aos convidados.

“Estamos muito satisfeitos em receber tantas pessoas no Clube de Bayer em um dia de vitória na Champions League e discutir diversos temas, incluindo a importância de fazer com que as crianças tenham contato com o Bayer 04 Leverkusen desde cedo por meio da academia, além da presença crescente da Bundesliga no Brasil.”

O também campeão da Copa do Mundo de 1994 Jorginho ressaltou o alinhamento entre o clube e seu projeto social de longa data no Rio de Janeiro. “Tive a honra de levar alunos do meu projeto social, Bola Pra Frente — que há anos trabalha para transformar a vida de crianças e jovens por meio do esporte — para a Alemanha. Quando vejo o Bayer 04 expandindo sua presença no Brasil e investindo em desenvolvimento, sinto que estamos caminhando na mesma direção: usar o futebol como ferramenta de educação, inclusão e oportunidade.”

Jornalistas, parceiros e representantes da Bayer no Brasil participaram das discussões, reforçando o posicionamento do Bayer 04 Leverkusen como um dos clubes internacionais mais comprometidos com ações estruturadas e de longo prazo no país.

“Todo o programa e a ampla colaboração entre nosso clube, a Bundesliga, os parceiros de mídia e os convidados só foram possíveis graças às pessoas que estiveram aqui no palco”, acrescentou Holger Tromp. “Ficamos satisfeitos por ter a oportunidade de reunir diferentes grupos de interesse e discutir conjuntamente o crescimento sustentável que estamos observando para o futebol da Bundesliga e para a marca Bayer 04 no Brasil.”

Com parcerias sólidas, um projeto de academia em expansão e apoiadores engajados, a presença do Bayer 04 no Brasil continua a se fortalecer — e a celebração de fim de ano em São Paulo (SP) estabeleceu um tom inspirador para o que vem pela frente.

Bayer 04 Football Academy em São Paulo

A Bayer 04 Football Academy São Paulo atende cerca de 300 alunos e segue o modelo de formação utilizado na Alemanha. Todos os treinadores passam por capacitações regulares para atender às diretrizes técnicas do clube. O projeto é liderado por Paulo Sérgio, ídolo do Leverkusen entre 1993 e 1997 e campeão mundial com a seleção brasileira em 1994.

Continue Lendo

Esportes

Seleção feminina inicia preparação para amistosos na Europa

Publicado

em

Por

© Lívia Villas Boas/CBF/Direitos Reservados

A seleção feminina realizou, na tarde desta segunda-feira (24) no La Quinta Marbella Football Center, na Espanha, o seu primeiro treino de preparação para os amistosos contra Noruega e Portugal.

 

 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por Seleção Feminina de Futebol (@selecaofemininadefutebol)

Nesta atividade inicial, o time comandado pelo técnico Arthur Elias não contou com o grupo completo, pois as últimas jogadoras convocadas se apresentarão até o final desta segunda.

O primeiro compromisso do Brasil na Europa será contra a Noruega, a partir das 15h (horário de Brasília) da próxima sexta-feira (28) no Estádio Municipal de La Linea, na Espanha. Quatro dias depois, 2 de dezembro, a equipe canarinho mede forças com Portugal, a partir das 16h45 (horário de Brasília) no Estádio Municipal de Aveiro, em Portugal.

Fonte

Continue Lendo

Esportes

CBF anuncia Calendário do Futebol Feminino para o ano de 2026

Publicado

em

Por

© Rafael Ribeiro/CBF/Direitos Reservados

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira (24) o Calendário do Futebol Feminino para o ano de 2026. Um dos destaques é o aumento do número de equipes da Série A1 do Campeonato Brasileiro (passando de 16 para 18 participantes), que será disputado entre 15 de fevereiro e 4 de outubro.

Outra competição que terá aumento de confrontos (indo de 64 para 72 jogos) é a Copa do Brasil, que passará a contar com jogos de ida e volta entre as quartas de final e a decisão da competição. O torneio, que envolverá 66 clubes das 27 unidades federativas do país, será disputado entre 22 de abril e 15 de novembro.

Com a ampliação da Copa do Brasil há uma mudança na Supercopa Feminina, que agora segue o modelo existente no futebol masculino, envolvendo apenas o vencedor da Série A1 do Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil. O título será definido em partida única, programada para o dia 8 de fevereiro.

Outro anúncio importante foi o apoio inédito às atletas mães e lactantes, que terão a oportunidade de levar filhos em viagens com custos pagos pela CBF, além de investimentos no futebol feminino de base.

Segundo a entidade máxima do futebol brasileiro, a reformulação do calendário do futebol feminino é um tema estratégico para fomento e consolidação da modalidade às vésperas da Copa do Mundo que o Brasil sediará em 2027.

“Assim como fizemos no futebol masculino, passamos os últimos meses analisando e estudando oportunidades de melhorar o calendário e o fomento do futebol feminino. Ouvimos especialistas, federações, clubes e jogadoras. E chegamos a um modelo que atende a demandas importantes, colocando o futebol feminino brasileiro onde merece estar. Vamos mexer em toda a estrutura das nossas competições, aumentando o número de clubes e de jogos”, declarou o presidente da CBF, Samir Xaud.

Segundo a CBF, ao todo, as mudanças promovidas representam um investimento de R$ 685 milhões nas competições femininas, com aumento de 41% de datas neste calendário, 84% no número de partidas e 69% de vagas no calendário nacional.

Fonte

Continue Lendo

Em Alta

Copyright 2018 - 2025 Gazeta24h. Rede de Sites Br. Todos os direitos reservados.