Duo de estreia de Samara Buchweitz é como a erupção de um vulcão espalhando fertilidade Sessão de autógrafos na Bienal RIO2023/ 40 anos nesta quinta-feira, 07 de setembro, às 14h
As emoções misturadas e difíceis de serem identificadas nessa fase da vida foram para o papel como um desabafo. Com apenas 21 anos, Samara conseguiu expressar em poemas o turbilhão emocional provocado após um rompimento amoroso. O livro, segundo a autora, surgiu como necessidade de compreender o que estava sentindo e as transformações que aconteciam dentro dela.
“Minha necessidade era aprender a conviver, e talvez a lidar melhor, com as emoções quando expressadas. Escrever pode ser um processo de cura, ler as experiências do outro, também. Tudo parece fazer mais sentido quando estendemos que os sentimentos e as emoções seguem um fluxo muito parecido nas pessoas. Somos seres emocionais, afinal. Eu escrevo como forma de externar o que eu sinto, para que esse sentimento não fique preso a ponto de empedrar em angústia”, revela.
“Depois da publicação de “Coisas que guardei pra mim, recebo mensagens diárias de como meu livro ajuda pessoas e comecei a pensar sobre meu propósito de acolhê-las com as minhas palavras e minha experiência”, acrescenta Samara.
Neste momento, a autora está trabalhando o segundo livro, que deve ser lançado ainda este ano. “Quero que seja ainda mais profundo do que o Coisas que Guardei pra Mim. ”
Agora, Samara lança “Outras coisas que guardei pra mim” , que embora traga uma capa cor-de-rosa é uma coletânea de poemas escritos no ápice da dor, da tristeza e do sentimento de perda e despedida. É mais intimista, reflexivo, de nuances profundas, e nos convida a decidir viver.
Samara Buchweitz é escritora desde que se conhece por gente. Descobriu na escrita a melhor forma de expressão. Aos 21 anos, se firmou na poesia e lançou o livro de estreia Coisas que Guardei pra Mim. Com um processo de escrita espontâneo, Samara revela que a poesia surge quando menos espera e se conecta com as experiências de vida. Hoje, ela tem compartilhamentos de partes de seu livro nas mídias sociais todos os dias.
Sinopse:
Com ilustrações sensíveis de Laerte Silvino, o leitor encontra nos poemas de Samara palavras que aquecem o coração, que fazem pensar, entender o que se passa com cada um de nós, capaz de provocar um sorriso que chega aos olhos, com a impressão de que a autora escreveu para cada um de nós.
Outras Coisas que Guardei pra Mim são reflexões destiladas de experiências, de pensamentos que capturam o triunfo sobre a adversidade, os abraços silenciosos da amizade, os reencontros, mas também as lágrimas derramadas na escuridão da tristeza, as perdas dolorosas, as despedidas. Cada página do livro parece nos lembrar das escolhas que fizemos, dos desafios que superamos e das lições que aprendemos.
Fichas Técnicas:
Coisas
Editora: Principis
Edição: 1, 2021
Autor: Samara A. Buchweitz
Ilustrador: Laerte Silvino
Páginas: 144
Dimensões: L 14.00 x A 19.20 x E 1.90
ISBN: 9786555523508
Linha Editorial: Principis – Autores contemporâneos
Faixa Etária: + 12 anos
Assuntos (tags): Poesia, Vida, Coletânea, Sentimentos, Tristeza, Melancolia, Literatura brasileira , Mulheres, Brasil, Direitos autorais
BISAC: Poesia / Assuntos & Temas
Outras Coisas
Editora: Principis
Edição: 1, 2023
Autor: Samara A. Buchweitz
Ilustrador: Laerte Silvino
Idioma: Português
Páginas: 144
Dimensões: L 14.00 x A 19.20 x E 1.57
ISBN: 9786550970581
Coleção: Não se aplica
Linha Editorial: Principis – Autores contemporâneos
Faixa Etária: + 14 anos
Assuntos (tags): Brasil, Poesia, Vida, Perfis de mulher, Sentimentos, Coletânea
BISAC: Poesia / Assuntos & Temas
Linha de Produto: Principis
Encadernação: Capa dura
Acabamento: Laminação fosca