Home Agronegócio Brasileira Agrosmart participa da COP28 e lança Nexus, plataforma que transforma dados em inteligência para transicionar o agronegócio
Agronegócio

Brasileira Agrosmart participa da COP28 e lança Nexus, plataforma que transforma dados em inteligência para transicionar o agronegócio

Envie
Design Sem Nome
Interface do Agrosmart Nexus Imagem: Divulgação / Agrosmart
Envie

Durante a COP28 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 ou Conferência das Partes), em Dubai, Emirados Árabes Unidos, a Agrosmart, maior plataforma de inteligência de dados para o agro na América Latina, anuncia o lançamento do Nexus – um produto projetado para transformar dados em análises e insights capazes de impulsionar a tomada de decisão em toda a cadeia do agronegócio.

Dentre as inúmeras pautas abordadas na Conferência das Partes – evento que reúne representantes de governos, iniciativa privada, ONGs e acadêmicos – está a necessidade de informações claras para traçar estratégias de mitigação, resiliência e adaptação climáticas. Por isso, a Agrosmart optou por lançar o Nexus na ocasião e demonstrar como a tecnologia pode acelerar a agenda de transição climática na produção de alimentos.

O Nexus oferece uma proposta de valor única ao permitir que agroindústrias, indústrias de alimentos, tradings, grupos agrícolas e instituições financeiras transformem dados em inteligência. Com recursos como score de risco, inteligência de supply chain, modelos e análises climáticas, inteligência de mercado, modelos agronômicos e indicadores ESG na cadeia de valor, a plataforma proporciona uma gestão digitalizada das cadeias e dos processos agrícolas, trazendo transparência e proporcionando a gestão de riscos.

“O que nós vemos aqui na COP28 é que, mais do que nunca, é hora de agir! Precisamos construir soluções climáticas, especialmente nos sistemas agroalimentares. Isso porque a produção de alimentos tem em si um potencial intrínseco de gerar impacto positivo, e a tecnologia vem como uma forma de transformar isso em realidade”, comenta a CEO e cofundadora da Agrosmart, Mariana Vasconcelos, “ao mesmo tempo, temos sistemas agroalimentares vulneráveis às mudanças do clima, e falar em transição desses sistemas é também falar em segurança alimentar e segurança hídrica”, complementa a Young Global Leader pelo Fórum Econômico Mundial (WEF).

A climate tech brasileira já conta com mais de 100 mil produtores engajados e monitorados, abrangendo mais de 48 milhões de hectares e processando mais de 10 bilhões de dados. Os ativos, somados à expertise em agro, clima, sustentabilidade, deep tech e inteligência artificial, garantem aos usuários do Nexus acesso a informações de qualidade para a tomada de decisões estratégicas.

Os benefícios do Nexus são tangíveis e abrangentes, incluindo: inteligência de mercado; previsibilidade de fornecimento; gerenciamento de riscos climáticos, socioambientais e reputacionais; rastreabilidade e transparência na cadeia de valor, além da centralização de informações e processos através da digitalização de dados e informações de forma eficiente.

Além disso, a Agrosmart destaca seu compromisso com a agenda ESG e a utilização da tecnologia para impulsionar soluções climáticas. O Nexus é mais do que uma ferramenta; é uma peça fundamental na transição dos sistemas agroalimentares para modelos mais produtivos, sustentáveis e resilientes ao clima.

“Além dos benefícios óbvios, nossos produtos trazem um viés de impacto. Foi assim com nossa plataforma de inteligência climática BoosterPRO e com o nosso app gratuito BoosterAGRO, e vai ser assim com o Nexus. Ao ajudar essas corporações a tomar melhores decisões, ter mais gestão de riscos e de suas cadeias, acreditamos que estamos um passo mais perto de ver acontecer a transição dos food system por meio da tecnologia”, comenta Raphael Pizzi, Head de Produto e cofundador da climate tech.

Entre as diversas cadeias de valor atendidas pela Agrosmart estão a do açaí, com a Frooty, e a do café, com a Sucafina. O objetivo é continuar expandindo a base de clientes em 2024, estabelecendo parcerias estratégicas para impulsionar ainda mais a inovação e o impacto positivo na produção de alimentos.

A Agrosmart faz parte do programa de Corporate Venture Capital (CVC) da Positivo Tecnologia, empresa brasileira de tecnologia parceira estratégica e investidora tecnológica da startup.
Para mais informações sobre o Nexus e as soluções oferecidas pela Agrosmart, visite https://agrosmart.com.br/agrosmart-nexus-pt/


Sobre a empresa
A Agrosmart está alavancando soluções climáticas para gerenciar mitigar riscos financeiros, ajudando os food systems e a natureza a prosperarem. Fundada em 2014, a empresa atualmente atende a mais de 100 mil produtores em 9 países na América Latina e monitora mais de 48 milhões de hectares. As soluções da Agrosmart são construídas em três pilares: resiliência climática, transparência de cadeias (escopo 3) e gestão de riscos.

Envie
Artigo relacionado
FertiSystem
Agronegócio

Nova linha de discos e anéis ajuda a reduzir falhas na semeadura

Sistema da FertiSystem tem maior compatibilidade e controle dimensional na distribuição de...

Girassol Agrícola
Agronegócio

G.A.Tec Algodão 2025 promove imersão no futuro do algodão brasileiro

  Em Mato Grosso, cotonicultura nacional se reúne para maior dia de...

freepik
Agronegócio

Tacos de tilápia com guacamole: leveza, sabor e qualidade com o toque especial da Fider Pescados

Prática, leve e nutritiva, a tilápia vem conquistando o paladar do brasileiro...

Foto: divulgação
Agronegócio

Expo Cordeiro 2025 promete agitar a região com 81ª edição repleta de cultura e música gratuita

Reconhecida como Patrimônio Imaterial do Estado, maior e mais antiga exposição agropecuária...