Preocupado com o meio ambiente, o prefeito Elinaldo Araújo esteve reunido com a Cetrel e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Rio Limpo nesta terça-feira (22/8). O grupo apresentou um relatório preliminar sobre a contribuição de poluentes do município à bacia do Rio Joanes e os afluentes.
O gestor do Executivo sugeriu que fosse feito uma pesquisa mais profunda para que possa integrar outros municípios nessa parceria, já que são sete os que recebem a bacia do Rio Joanes. “A gente precisa se reunir com a Embasa [Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A.] e com os prefeitos dessas cidades, para saber o que tem de investimento para sanar esses problemas”, disse Elinaldo.
Uma avaliação positiva da reunião foi feita pelo presidente da Oscip Rio Limpo, Fernando Borba. “O prefeito Elinaldo abriu a perspectiva de nos ajudar a reunir desde a primeira reunião, porque há 13 anos a gente batalha pela revitalização da bacia do Rio Joanes e seus afluentes. Esse estudo, que nós estamos pleiteando, vai nos mostrar um quadro mais aproximado dos problemas que o rio sofre e as soluções”.
O relatório foi apresentado pelo gerente de Relações Institucionais da Cetrel, Eduardo Fontoura. “A Cetrel realizou um diagnóstico preliminar do Rio Joanes, no trecho que corta o município de Camaçari, e nesse diagnóstico ficou evidenciada a contribuição, através do Rio Camaçari, no processo de agravamento da contaminação no Rio Joanes, que é causado basicamente pela questão do saneamento básico, que não está implementado na totalidade, e que vai ser essencial na melhoria da qualidade do Rio Joanes”, afirmou.
“O principal é a Embasa que tem que interligar o município na questão da rede de esgoto e, assim, nós vamos ter resolvido o nosso grande problema que são os esgotos domiciliares. Hoje, foi um passo muito importante porque o prefeito já vem há algum tempo tomando conhecimento desses problemas da poluição e encomendou essa pesquisa para saber quais os pontos que têm maior incidência”, destacou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Waldy Freitas.
Ainda participaram da reunião a secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Andréa Montenegro, o subprocurador Geral do Município, Bruno Helásio, o conselheiro técnico da Oscip Rio Limpo, Márcio Costa, e o gerente regional da Cetrel, Carlos Mayerhofer.
Foto: Tiago Pacheco