Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade Termos de Uso .
Aceitar
Gazeta24h
  • Notícias
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Música
  • Estilo de vida
  • Tecnologia
  • Games
Procurar
© 2023 Gazeta24h. Todos direitos reservados.
Lendo: Apenas 20% dos profissionais de engenharia no Brasil são mulheres
Notificação Mostrar mais
Aa
Gazeta24hGazeta24h
Aa
  • Notícias
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Música
  • Estilo de vida
  • Tecnologia
  • Games
Procurar
Siga-nos
© 2023 Gazeta24h. Todos direitos reservados.
Gazeta24h > Últimas Notícias > Notícias > Apenas 20% dos profissionais de engenharia no Brasil são mulheres
Notícias

Apenas 20% dos profissionais de engenharia no Brasil são mulheres

Com 45 anos de formação, Fátima Có explica como foi se formar numa época em que a profissão era majoritariamente dominada por homens, e o quanto ainda é preciso mudar

Angelo Peterson
Última atualização: 2023/05/23 at 9:57 AM
Por Angelo Peterson 836 Visualizações
Fátima Có
Compartilhar

Dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), mostram que as mulheres representam apenas 20% do total de engenheiros cadastrados nos 27 Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREAs).

Do total de 1 milhão e 100 mil profissionais, apenas 200 mil são engenheiras, agrônomas, meteorologistas, geógrafas, geólogas, enfim, todas as mulheres representadas nas profissões que compõem o Sistema. Em 2019, apenas 12% de mulheres compunham o plenário dos 27 CREAS, e em 2020 este número subiu para 14%.

A baixa presença feminina na profissão reflete também no ingresso de mulheres na universidade, segundo dados da Universidade Católica de Brasília (UCB) elas representam 34% do total de alunos matriculados nas graduações de engenharia, presencial ou à distância.

Graduada em engenharia civil em 1978, Fátima Có é uma destas mulheres que enfrentou ao longo de sua trajetória uma série de desafios, preconceitos e estereótipos para se tornar a primeira mulher presidente do Crea do Distrito Federal. Apesar de representar o órgão de fiscalização mais importante da classe na capital do Brasil, ela reconhece que a luta continua e ainda é preciso avançar muito para tornar o campo da engenharia igualitário para homens e mulheres.

“É claro que quando eu me formei e comecei a atuar na profissão, o mundo era outro. Porém, é preocupante perceber e ter que admitir que ainda existe um certo sub-condicionamento que afeta as mulheres de optarem por nossa profissão”, afirma Fátima.

Atualmente, existem poucas políticas que incentivam a entrada de mulheres no campo da engenharia.

“É fundamental que sejam criados mais programas que incentivem a participação feminina na área da engenharia, e que sejam criados espaços de cooperação e união entre as mulheres”, diz Fátima.

Além de enfatizar a necessidade de mais políticas públicas, Fátima faz questão de destacar a importância do apoio mútuo entre as mulheres. No mês que vem, em 23 de junho, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, e Fátima Có ressalta o termo “sororidade”. Segundo ela, a união das mulheres envolve um sentimento de irmandade, solidariedade e companheirismo em busca de alcançar objetivos comuns.

Sobre Fátima Có

Engenheira Civil, formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (1978), pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho (1980), Gerência Empresarial (1984) e Gerência de Projetos (2000), Fátima Có vive em Brasília desde 1978. Capixaba de origem, mas brasiliense de coração, a engenheira tem uma história muito atuante na engenharia, tendo sido inclusive a primeira mulher presidente do CREA da capital do Brasil.

Angelo Peterson 23 de maio de 2023 23 de maio de 2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Reddit
Artigo anterior Cleivan Paiva, nome histórico da música do Cariri para o Brasil, faz show no Cineteatro São Luiz na sexta, 2 de junho, às 19h, pelo projeto Dentro do Som Cleivan Paiva, nome histórico da música do Cariri para o Brasil, faz show no Cineteatro São Luiz na sexta, 2 de junho, às 19h, pelo projeto “Dentro do Som”
Próximo artigo Fumec utiliza sistema construtivo inovador em escola de Campinas__ Fumec utiliza sistema construtivo inovador em escola de Campinas
Deixe um comentário Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gazeta24hGazeta24h
Siga-nos

© 2023 Gazeta24h. Todos direitos reservados.

  • Política de privacidade
  • Contato
  • Sobre nós