No mundo empresarial altamente competitivo de hoje, os profissionais habilidosos são a espinha dorsal de qualquer organização de sucesso. Tradicionalmente, o foco tem sido a busca por colaboradores que possuam as tão procuradas soft skills.
As soft skills são um conjunto de competências essenciais que envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais. Elas se referem ao modo como cada indivíduo lida consigo mesmo, como se relaciona e interage com as pessoas e com o mundo ao seu redor. Essas habilidades vão além do conhecimento técnico e são fundamentais para o sucesso profissional e pessoal em um ambiente de trabalho cada vez mais colaborativo e dinâmico.
“Em um momento de transformações disruptivas, em que inteligências artificiais estão assumindo funções no mercado de trabalho, nunca foi tão crucial apelar para o nosso lado mais humano”, destaca Alice Salvo Sosnowski, especialista em habilidades interpessoais e relações de trabalho.
Porém, não são apenas os colaboradores que devem se preocupar com elas. Para alcançar o potencial máximo, é fundamental para as empresas desenvolver e incorporar as soft skills em sua cultura organizacional. Além disso, a revolução tecnológica pode ser potencializada pelo aprimoramento dessas competências, resultando em uma vantagem competitiva valiosa.
Cultivar essas habilidades em todos os níveis da organização traz consigo uma série de benefícios. A especialista destaca que, ao investir no desenvolvimento das soft skills em todos os níveis, as instituições fortalecem sua capacidade de adaptação, colaboração e excelência interpessoal.
Confira alguns dos principais benefícios de cultivar as soft skills na cultura organizacional:
Melhoria na comunicação – A comunicação eficaz é uma competência vital no ambiente de trabalho. Ao promover a escuta ativa e a comunicação clara, as empresas facilitam a troca de ideias e minimizam conflitos desnecessários. Já os colaboradores que dominam as soft skills relacionadas a comunicação interpessoal são capazes de expressar suas opiniões de maneira assertiva, compreender as necessidades dos clientes e estabelecer relacionamentos sólidos com colegas e superiores.
Trabalho em equipe – Um ambiente de trabalho colaborativo é fundamental para o sucesso de qualquer corporação. Competências como a colaboração, liderança e resolução de conflitos são essenciais para promover a união entre os membros de um time. “Ao desenvolver essas habilidades, a empresa cria um ambiente propício à cooperação e ao compartilhamento de conhecimentos, o que resulta em melhores resultados e aumento da produtividade”, diz Sosnowski.
Aumento da produtividade – As competências interpessoais também desempenham um papel fundamental na melhoria da produtividade dos colaboradores. Skills como organização, gestão de tempo e capacidade de priorização permitem que os funcionários sejam mais eficientes em suas tarefas diárias, maximizando os resultados.
Retenção de talentos – Com o mercado de trabalho cada vez mais disputado, reter talentos tornou-se uma preocupação constante para os empregadores. Investir no desenvolvimento de soft skills cria um ambiente de trabalho atrativo, no qual os colaboradores se sentem valorizados e têm a oportunidade de crescer profissionalmente. “Isso demonstra o compromisso da instituição com o desenvolvimento pessoal e profissional de seus funcionários, o que resulta em maior satisfação no trabalho, menor rotatividade e maior retenção de talentos valiosos”, completa Sosnowski.
Ainda de acordo com a especialista, Alice Salvo Sosnowski, é fundamental ter em mente que o desenvolvimento dessas competências vai além dos treinamentos informais. Nesse processo, que envolve práticas diárias que estimulam e fortalecem essas habilidades, a liderança desempenha um papel crucial, pois é responsável por incentivar e ser o maior exemplo ativo das soft skills almejadas.