No Brasil, cerca de 1,5 milhão de brasileiros são cegos, o que representa aproximadamente 0,75% da população total do país
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada cinco segundos, uma pessoa perde a visão no mundo. No Brasil, cerca de 1,5 milhão de brasileiros são cegos, o que representa aproximadamente 0,75% da população total do país. A nível mundial, aproximadamente 2,2 bilhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual, desse total, pelo menos 1 bilhão poderia ter sido evitada com diagnóstico precoce e correto.
Levando em consideração essa preocupante realidade, foi instituído o Dia da Saúde Ocular em 10 de julho, com o propósito de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças oculares, as quais, se não tratadas, podem resultar em perda da visão.
A cegueira pode ser causada por várias razões, incluindo doenças oculares, ferimentos, complicações de condições médicas subjacentes e envelhecimento. No entanto, é importante ressaltar que muitas formas de cegueira podem ser prevenidas ou tratadas com intervenção médica adequada e diagnóstico precoce.
Um diagnóstico precoce, feito exclusivamente por Oftalmologistas, pode ajudar a identificar condições oculares potencialmente graves, como glaucoma, degeneração macular, catarata, retinopatia diabética e outras doenças oculares que podem levar à perda da visão. Além disso, um especialista pode orientar os pacientes sobre medidas preventivas, fornecer tratamentos adequados e encaminhá-los a especialistas adicionais, se necessário.
“A saúde ocular é um aspecto vital do bem-estar geral. Um diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença quando se trata de prevenir ou tratar problemas oculares”, afirma Dra Claudia Maestri, médica oftalmologista da com PhD em Oftalmologia. “Recomenda-se que todas as pessoas, independentemente da idade, realizem exames oftalmológicos regulares para garantir uma visão saudável e uma vida plena.”