Cuidar da higiene no ambiente de convívio dos animais é mais do que uma tarefa rotineira. “É um gesto de responsabilidade, afeto e respeito à vida, tanto humana quanto animal. Em locais frequentados por cães e gatos, por exemplo, a limpeza e a desinfecção corretas são fundamentais para proteger a saúde dos pets, dos tutores e dos profissionais envolvidos nos cuidados”, destaca a médica-veterinária Marcella Vilhena, gerente de marketing da Syntec.
A especialista lembra que muitas doenças que afetam os animais podem ser transmitidas aos seres humanos, configurando riscos de zoonoses. A boa notícia é que leptospirose, toxoplasmose e giardíase podem ser evitadas com práticas adequadas de higienização. “A limpeza correta é uma prática essencial contra a disseminação de vírus e bactérias. Ela protege não apenas os pets, mas todos que convivem com eles”, reforça Marcella.
Nas clínicas veterinárias, que recebem diversos animais diariamente, é essencial a adoção de protocolos rigorosos de desinfecção das instalações e instrumentos utilizados nos atendimentos. “Qualquer animal pode carregar agentes patogênicos, mesmo sem apresentar sintomas. Por isso, a desinfecção entre um atendimento e outro é fundamental para evitar a contaminação”, alerta a veterinária.
Nesses espaços, o uso de desinfetantes veterinários específicos com eficácia comprovada contra vírus (como o parvovírus e o coronavírus felino) e bactérias é imprescindível.
Dentro de casa, a convivência com cães e gatos também exige atenção redobrada à higiene. Locais onde eles dormem, se alimentam ou fazem suas necessidades devem ser higienizados com frequência e com produtos adequados. “A escolha de produtos seguros para pets é muito importante. Algumas substâncias, como fenol e cloro, comuns em desinfetantes domésticos, podem ser tóxicas”, explica a medica-veterinária da Syntec.
Comedouros, bebedouros, brinquedos e caminhas também merecem atenção, já que acumulam secreções, restos de ração e sujeiras que favorecem a proliferação de microrganismos.
Além de prevenir doenças, a limpeza dos ambientes reflete o cuidado com o bem-estar dos animais e das pessoas. Em locais com grande circulação como pet shops, hotéis para pets e clínicas, esse cuidado deve ser ainda mais rigoroso. “O tutor precisa ter em mente que a saúde dos nossos companheiros começa em casa. Já os profissionais devem seguir protocolos baseados em evidências científicas para manter os ambientes livres de contaminação”, ressalta Marcella Vilhena.
Para apoiar tutores e profissionais da área veterinária, a Syntec disponibiliza Gliocide, desinfetante de alta performance, formulado com Cloreto de Benzalcônio (amônia quaternária) e Glioxal. Sua composição garante eficácia na limpeza e desinfecção de superfícies em ambientes hospitalares, clínicas veterinárias, residências e de instrumentais cirúrgicos. Gliocide elimina vírus, bactérias, bactérias esporuladas e fungos, contribuindo para a prevenção de infecções e a manutenção de ambientes seguros. Além de sua ação antimicrobiana, o produto possui suave fragrância herbal, que ajuda a neutralizar odores indesejáveis, promovendo uma sensação de limpeza e bem-estar no ambiente.
Sobre a Syntec
A Syntec é uma empresa 100% brasileira com mais de 20 anos de história, dedicada à produção de medicamentos e suplementos veterinários de alta qualidade. Seu portfólio diversificado inclui terapêuticos, especialidades, produtos de higiene e saúde, suplementos e vacinas para animais. Para mais informações, visite: www.syntec.com.br