Home Notícias Sergipe Zezinho Sobral defende participação igualitária em conselho federativo sobre Reforma Tributária
Sergipe

Zezinho Sobral defende participação igualitária em conselho federativo sobre Reforma Tributária

Envie
Zezinho Sobral defende participação igualitária em conselho federativo sobre Reforma Tributária
Foto: Divulgação
Envie

O vice-governador de Sergipe e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, participou, nesta terça-feira, 29, de uma sessão de debates no Plenário do Senado, em Brasília, sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 45/2019), que trata da Reforma Tributária. Na ocasião, Sobral defendeu que a alteração legislativa observe critérios justos e transparência na distribuição de recursos federais, em especial do Fundo de Desenvolvimento Regional, que deve ser criado pela PEC.

Zezinho também apoiou que o Conselho Federativo – que será responsável por fiscalizar e acompanhar a divisão de recursos entre o governo, estados e municípios – tenha um número de vagas igual por unidade federativa e que não leve em consideração o número de habitantes, por exemplo. O vice-governador ainda apontou que esses critérios devem estar presentes na PEC, em vez de leis complementares, para que os entes federativos tenham mais segurança.

“As diferenças regionais não excluem a identidade nacional. Acredito que esse seja o maior desafio a ser vencido nesse momento, nessa reforma tributária necessária, importante, boa para o contribuinte, boa para os estados, e que é importante para o nosso Brasil”, destacou Zezinho, que cumprimentou todos os senadores pela iniciativa de discutir o tema, em especial os senadores por Sergipe Laércio Oliveira e Rogério Carvalho, presentes ao evento, assim como Alessandro Vieira.

Ao todo, 18 governadores e vice-governadores participaram da sessão. Eles foram chamados pelo Senado para apresentar seus posicionamentos em relação à Reforma. A PEC 45/2019 foi aprovada pela Câmara em julho e agora é analisada pelo Senado. Se for modificada pelos senadores, terá de ser reexaminada pelos deputados.

Ao fim da sessão, o senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da PEC 45/2019, reforçou aos governadores tratar-se de uma reforma de Estado, que vai além dos mandatos.

O evento contou com a presença do presidente e do vice-presidente do Senado, senadores Rodrigo Pacheco e Veneziano Vital do Rêgo, entre outros parlamentares. Por Sergipe, também participou a secretária de Estado da Fazenda, Sarah Andreozzi, além de assessores da Secretaria Especial de Representação de Sergipe em Brasília (Serese).

Incentivo a indústria de fertilizantes

Pela manhã, Zezinho Sobral acompanhou sessão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e iniciou a análise da proposta do senador Laércio Oliveira que cria o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (Profert – PL 699/2023). 

O projeto busca estimular a produção nacional ao beneficiar as empresas do setor que invistam na compra de equipamentos e máquinas, na contratação de serviços e na construção de novas fábricas. A iniciativa foi baseada no Plano Nacional de Fertilizantes e busca diminuir a dependência externa, melhorar o ambiente de negócios e atrair investimentos para o setor. 

“O projeto busca aprimorar a legislação do setor para estimular o seu desenvolvimento e solucionar as ineficiências atualmente existentes. O aspecto tributário é um fator de alta relevância para incentivar ou desincentivar investimentos no Brasil. Resolver esta questão é uma necessidade estratégica para nosso país, que tem no agronegócio um dos esteios da sua riqueza e das nossas exportações”, justificou Laércio.  

Nesse sentido, Zezinho Sobral destacou que o Brasil é o terceiro maior produtor e exportador de alimentos do planeta, e pontuou que o agronegócio é responsável por um quarto do nosso PIB. No entanto, o país é o maior importador mundial de fertilizantes e gastou mais de US$15 bilhões importando esses insumos em 2021.

Durante o debate, os senadores lembraram que Sergipe está no centro do debate sobre a produção de fertilizantes com a Unigel – maior fabricante brasileira de fertilizantes nitrogenados – que anunciou, na penúltima quinta-feira, 17, a reabertura da fábrica de Laranjeiras, em caráter temporário.

Envie
Artigo relacionado
Sergipe

Fesbell Aracaju celebra 10 anos como a maior Feira de Beleza e Cosméticos do primeiro semestre em Sergipe

Com mais de 60 empresas expositoras, a feira oferece workshops, demonstrações ao...

Sergipe

Solutti Contabilidade e Certificadora: Inovação e Credibilidade no Mercado Contábil

No cenário dinâmico da contabilidade e certificação digital, a Solutti Contabilidade e...

Tarcísio Doce Sedução se apresenta em show gratuito na Orla de Aracaju, nesta segunda-feira
Sergipe

Tarcísio Doce Sedução se apresenta em show gratuito na Orla de Aracaju, nesta segunda-feira

O cantor Tarcísio Doce Sedução promete embalar a noite desta segunda-feira, 6...

Nova música de Tarcísio Doce Sedução promete encantar os corações apaixonados com parceria inédita no arrocha
Sergipe

Nova música de Tarcísio Doce Sedução promete encantar os corações apaixonados com parceria inédita no arrocha

O cantor sergipano Tarcísio Doce Sedução está pronto para encantar os corações...