Evento acontece 55 anos após a primeira Expo no Japão e deve atrair turistas de todo o mundo
A cidade de Osaka, no Japão, será palco da World Expo 2025, um dos maiores eventos globais de inovação, cultura e desenvolvimento sustentável. Agendada para acontecer entre 13 de abril e 13 de outubro, a exposição espera receber 28 milhões de visitantes durante os 184 dias de programação.
Com o tema Designing Future Society for Our Lives (Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas), a feira reunirá mais de 160 países e 25 organizações internacionais. O evento ocorre a cada cinco anos e serve como uma plataforma global para apresentar inovações e discutir soluções para os desafios da humanidade.
A World Expo 2025 será a última antes de 2030, ano em que os países membros das Nações Unidas devem atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A proposta do Japão para esta edição está alinhada à chamada Sociedade 5.0, conceito que visa integrar a tecnologia ao dia a dia para promover desenvolvimento econômico e soluções para problemas sociais.
Entre os principais destaques estarão pavilhões nacionais, exposições sobre cidades inteligentes, experiências imersivas com realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA), além de debates sobre inovação, sustentabilidade e uma programação extensa de atividades culturais e empresariais.
O evento acontecerá na ilha artificial de Yumeshima, na Baía de Osaka. Para aqueles que pretendem realizar a hospedagem em Tóquio, capital japonesa, a viagem até Osaka leva, aproximadamente, três horas via trem-bala.
Participação do Brasil na World Expo 2025
O Brasil terá um pavilhão próprio na Expo 2025, com mil metros quadrados, gerenciado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O espaço contará com curadoria da cenógrafa Bia Lessa e será projetado para exibir a diversidade do país.
Além da exposição permanente, a programação brasileira incluirá eventos culturais, rodadas de negócios e ações voltadas ao turismo e à promoção de produtos nacionais. De acordo com a ApexBrasil, a proposta é promover a imagem do país, estimular investimentos e fortalecer laços comerciais com outros países.
“A intenção é trazer a alma brasileira, a cultura brasileira, os costumes brasileiros e os produtos brasileiros”, destaca o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Ingressos e informações para visitantes
Os ingressos para a World Expo 2025 podem ser adquiridos online no site oficial do evento. Há opções promocionais para compras antecipadas, permitindo que os visitantes se planejem com antecedência e economizem nos custos de entrada.
Para turistas brasileiros que desejam mais informações sobre o Japão, a Japan National Tourism Organization (JNTO) oferece um serviço gratuito de atendimento na Japan House São Paulo. O suporte ocorre por ordem de chegada, aos sábados, domingos e feriados, quando há orientações sobre planejamento de viagem, hospedagem, alimentação e passeios no país.
Evento terá experiências imersivas
Para a World Expo 2025, a JNTO selecionou atrações alinhadas aos subtemas do evento: Salvando Vidas (Saving Lives), Conectando Vidas (Connecting Lives) e Empoderando Vidas (Empowering Lives).
No subtema Salvando Vidas, a vila de pescadores funaya, na cidade de Ine (Quioto), oferece uma imersão na cultura costeira japonesa. Suas casas de barcos, que parecem flutuar no mar, preservam uma tradição secular. Os visitantes poderão explorar a região em passeios de barco e bicicleta elétrica, além de saborear frutos do mar frescos.
Já o Kabuki Hall, em Tóquio, será parte do Empoderando Vidas ao reunir a diversidade da gastronomia japonesa em uma praça de alimentação elaborada e ultra-sensorial. Com dez restaurantes temáticos, apresentações culturais e festivais mensais, o espaço permite uma experiência diferenciada da culinária local.
Enquanto isso, o festival de dança Awa Odori, em Tokushima, simboliza o subtema Conectando Vidas. Os visitantes poderão aprender coreografias tradicionais e conhecer instrumentos típicos no Awa Odori Kaikan, onde há apresentações diárias com suporte em inglês.