Em um clima de entusiasmo e visão de inovação, o Sistema FIEC – da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – iniciou a implantação do sistema de gestão por OKR em todas as suas unidades, contando com a parceria da Key Solution, empresa de consultoria especializada em ferramentas tecnológicas para gestão de empresas. O marco inicial dessa implantação no Sistema FIEC ocorreu com a realização do workshop “Cultura e propósito”, que abordou os fundamentos do OKR e os benefícios que a ferramenta trará para o dia a dia da organização. O evento contou com a presença de superintendentes, gerentes, técnicos e colaboradores do Sistema FIEC.
O pensamento dos gestores é dotar as equipes de colaboradores da FIEC com as ferramentas necessárias para ajudar a viver o momento de transformação digital, entregando objetivos e resultados organizacionais e tornando desafios em oportunidades de inovação e crescimento para toda a organização. E o OKR é um método capaz de determinar, de maneira simples e legível, os resultados futuros e desejados em determinada área. A implantação do OKR está integrada ao novo programa de planejamento estratégico do Sistema FIEC, o Conecta FIEC, tendo como diretriz do presidente Ricardo Cavalcante a implantação da gestão por OKR.
“Estamos entrando em um processo que não tem volta, porque a transformação digital que estamos realizando no Sistema FIEC há três anos nos faz perceber que estamos no caminho certo. Cada setor sabe onde se posicionar, e isso faz uma grande diferença para qualquer organização. No sistema por OKR, todos têm a capacidade de ver, de se ver e saber para onde estão caminhando. E o Sistema FIEC, como entidade que qualifica as pessoas, precisa ter as melhores ferramentas para oferecer aos nossos clientes, que são exigentes e impulsionam toda a economia do Estado do Ceará”, analisou o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante.
Para Roseanne Pimentel, CEO da Key Solution, a gestão por OKR traz as melhores práticas de gestão para dentro do Sistema FIEC. “Todo o planejamento da implantação contempla etapas de adaptação e colaboração, com curvas de aprendizado, workshops e alinhamento. É uma metodologia amplamente utilizada no mundo corporativo e pode ser adaptada para cada organização, de acordo com sua cultura. Estamos trazendo essa ferramenta para ajudar o Sistema FIEC a crescer ainda mais”, avalia.
“Todos os dias aprendemos algo novo, e aqui no Sistema FIEC está acontecendo uma revolução, vai além de uma transformação, porque o desafio é alcançar os números de desempenho com qualidade e eficácia. As ações que desenvolvemos no Sistema FIEC já são referência para outras organizações empresariais do Brasil. Temos credibilidade e a educação como carro-chefe, porque não há inovação sem conhecimento”, analisou Paulo André Holanda, diretor regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará.
OKR
A gestão por OKR é realizada com base em Objetivos e Resultados Chave (do inglês Objectives and Key Results). Essa metodologia traz agilidade para gerir objetivos e metas, podendo ser utilizada por qualquer empresa, ajudando a manter o foco e a colaboração de todos os integrantes da organização. O método, criado na década de 1970, por Andy Grove, tem auxiliado empresas como Google, Twitter, Spotify, LinkedIn, entre outras, a escalarem seu crescimento de forma simples, transparente e colaborativa. O OKR ajudou a Google a crescer de 40 funcionários para mais de 60 mil atualmente. Isso mostra um pouco de como o modelo pode ser utilizado tanto por pequenas ou grandes empresas.
Na prática, todas as ações, iniciativas e projetos gerados pelas áreas e seus respectivos colaboradores são direcionados para alcançar os KRs (metas), e as equipes precisam ter autonomia para decidir os caminhos que conduzirão ao cumprimento dos objetivos da instituição. “Todo o trabalho só acontece com o apoio e a participação de todos, desde a direção até os gestores e colaboradores. Por isso, conseguimos realizar esses processos de forma integrada, contando com todos os parceiros e engajando toda a equipe. A implantação do OKR é exatamente isso: todos juntos, colaborando para o mesmo objetivo”, analisa Débora Capistrano, gerente de planejamento do Sistema FIEC.
“Quando a proposta do OKR chegou, abraçamos de imediato. O IEL já está há oito meses nesse processo de implantação. O objetivo do OKR não é apenas medir, mas trabalhar com uma visão colaborativa, que fará uma grande diferença, com relações e integração, tendo todos inseridos no mesmo propósito. É um processo transformador”, afirma a superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Dana Nunes.
Na visão de Sampaio Filho, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (Simec), o OKR será fundamental para direcionar o Sistema FIEC para a gestão de resultados. “E a melhor parte é o apoio dos altos gestores, que facilitará o desenvolvimento do trabalho e dos colaboradores como um todo. Lidar com essas ferramentas avançadas é um desafio, mas também uma ótima oportunidade de desenvolvimento pessoal e organizacional, para alcançar os melhores resultados”, ressalta o gestor.