Nesta quinta-feira, 25 de
junho, mais de 20 pessoas foram ao Hemocentro GSH de Santo André doar sangue
com o apoio da Corre Certo, empresa voltada para proteção veicular dos motoristas de
aplicativo. Todos os voluntários tiveram corridas gratuitas até a unidade de
coleta, o que facilitou a vida de quem doou e também de quem será beneficiado.
Esse gesto é muito importante, já que segundo o Ministério da Saúde cada bolsa
pode salvar até quatro pessoas. Entretanto, apenas 1,8% da população doa
regularmente, tornando as campanhas essenciais para manter os estoques dos
hemocentros em todo o país.
O inverno é a época mais
crítica, quando os estoques caem cerca de 30% em relação ao pouco que recebe no
restante do ano. A queda acontece por vários motivos, como o aumento dos casos
de gripe e resfriados, as baixas temperaturas e mudanças na rotina. Mesmo
assim, a necessidade de sangue continua constante para cirurgias, tratamentos
de câncer, emergências, acidentes e doenças crônicas que exigem estoques
regulares de todos os tipos sanguíneos.
Os sócios Marcelo Lima,
Maisa Pessoa e Guilherme Lima também participaram da ação. “É um ato de amor ao
próximo muito simples de ser feito, além de gratuito e indolor. É importante
ajudarmos sempre, independentemente de conhecermos alguém que precisa. Cada
doação pode beneficiar várias pessoas e fazer a diferença em situações que
muitas vezes nem imaginamos”, disse Maisa.
De acordo com o
Ministério da Saúde, para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no
mínimo 50 quilos, estar em boas condições de saúde, estar alimentado evitando
alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação, não fumar pelo
menos uma hora antes, não ingerir bebida alcoólica por pelo menos 12 horas,
estar descansado com pelo menos seis horas de sono nas últimas 24 horas e
apresentar documento oficial com foto no local de doação.
Saiba mais em @correcertomundial .