Siga-nos nas Redes Sociais

Esportes

Volta por cima e título inédito: PSG é o novo dono do futebol europeu

Publicado

em

Por

© REUTERS/Kai Pfaffenbach/Proibida reprodução

A perda da filha de 9 anos por conta de um câncer ósseo, em 2019, é uma ferida que Luís Enrique carregará pela vida. Neste sábado (31), porém, o técnico espanhol pôde sentir a presença da pequena Xana mais uma vez, ao conduzir o Paris Saint-Germain ao inédito título da Liga dos Campeões da Europa. E com direito a goleada histórica. A equipe francesa atropelou a Inter de Milão, da Itália, por 5 a 0, na Allianz Arena, em Munique, na Alemanha.

Há dez anos, quando levou o Barcelona à conquista da Champions em Berlim, Luís Enrique festejou a conquista com a filha, fincando uma bandeira do clube espanhol no centro do gramado do estádio olímpico da capital alemã. A memória é uma das que o treinador considera inesquecíveis junto de Xana. Ele sonhava repetir o gesto, de alguma forma, em Munique. Após o apito final, o comandante ganhou uma camisa com um desenho reproduzindo o técnico e sua pequena colocando a bandeira do PSG no campo. Sim, ela também estava ali.

Para além da superação de Luís Enrique, a conquista do PSG marca, positivamente, a mudança de rota do time francês. Desde que foi adquirido pelo empresário catari Nasser Al-Khelaifi, o clube investiu pesado na contratação de estrelas, para conquistar a Liga dos Campeões. A equipe bateu na trave em 2020, ao perder a final para o Bayern de Munique, quando tinha Neymar e Kylian Mbappé. Nem a vinda do também atacante Lionel Messi, anos depois, possibilitou a realização do sonho.

A partir da temporada passada, já com Luís Enrique no comando, a diretoria parisiense decidiu substituir as estrelas por um elenco mais jovem. O atual elenco do PSG tem média de idade quatro anos menor que a do time finalista em 2020. Nomes como o zagueiro William Pacho (23 anos), os meias Vitinha (25 anos), Khvicha Kvaratskhelia (24 anos) e João Neves (20 anos) e o atacante Désiré Doué (19 anos) dão a tônica da renovação. E foi justamente Doué o protagonista da decisão: dois gols e uma assistência.

O único remanescente da equipe de cinco anos atrás é justamente o capitão Marquinhos, que teve a honra de levantar a taça da Champions. O defensor entrou para o grupo de agora 58 brasileiros campeões da Europa, assim como o também zagueiro Beraldo, ex-São Paulo, que não saiu do banco. Ambos foram convocados pelo técnico Carlo Ancelotti para os jogos da seleção masculina contra Equador e Paraguai, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

 

Atropelo parisiense

O primeiro tempo foi dominado pelo PSG. Sem dar condições de a Inter sair do campo de defesa, o time francês abriu o placar logo aos 11 minutos, em bela troca de passes. Primeiro, de Vitinha encontrando Doué livre, quase na pequena área. O atacante, na frente do goleiro Yann Sommer, rolou para a direita e Achraf Hakimi concluiu para as redes. O lateral marroquino, que já atuou pela equipe italiana, não comemorou o gol em respeito ao ex-clube.

A pressão parisiense não arrefeceu. Aos 19 minutos, Kvaratskhelia lançou Ousmane Dembelé pela esquerda. O atacante avançou e inverteu a jogada com Doué, que dominou na entrada da área pela direita e finalizou. A bola desviou no zagueiro Federico Dimarco e saiu do alcance de Sommer, aumentando a vantagem do PSG. Festa da torcida barulhenta torcida francesa em Munique.

A Inter conseguiu responder somente aos 36 minutos, em cabeçada perigosa do atacante Marcus Thuram, que saiu rente à meta do PSG, após cobrança de escanteio do meia Hakan Çalhanoglu. E os franceses, por muito pouco, não foram para o intervalo com o placar ainda mais elástico. Aos 43, Dembelé foi lançado por Doué na pequena área, às costas de Dimarco, mas perdeu o gol, frente à frente com Sommer, chutando em direção à lateral.

O cenário da final não se alterou no segundo tempo, com o Paris Saint-Germain envolvendo a Inter de Milão e assustando em contra-ataques velozes. Em cinco minutos, Kvaratskhelia desperdiçou duas chances quase na pequena área. Aos 17, Doué foi letal. Em contra-ataque com direito a passe de calcanhar de Dembelé para Vitinha e assistência precisa do português, o atacante concluiu de primeira, no canto de Sommer, fazendo o terceiro.

E teve mais. Dez minutos depois, Dembelé lançou Kvaratskhelia pela esquerda. O georgiano apareceu sozinho na área e anotou mais um para o PSG. A Inter, abatida, não esboçava reação e dava espaço para contra-ataques fulminantes. Aos 40 minutos, veio o golpe de misericórdia: o jovem Sammy Mayalu, que tinha acabado de entrar no lugar do meia Fabián Ruiz, tabelou com o atacante Bradley Barcola (que substituiu Doué) e definiu o placar.

Fonte

Cristian Ribeira fatura 2 ouros no para esqui cross-country na Noruega Leia Mais

Cristian Ribeira fatura 2 ouros no para esqui cross-country na Noruega

Atlético-MG busca título inédito na Copa Sul-Americana Leia Mais

Atlético-MG busca título inédito na Copa Sul-Americana

João Fonseca concorre ao prêmio ATP Awards de maior evoluçao do ano Leia Mais

João Fonseca concorre ao prêmio ATP Awards de maior evoluçao do ano

Três duplas brasileiras vão às quartas do Mundial de vôlei de praia Leia Mais

Três duplas brasileiras vão às quartas do Mundial de vôlei de praia

IEE Divulgação Leia Mais

Caravana do Esporte, do IEE, leva esporte educacional e inclusão para escolas de Canoas e Esteio (RS)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Cristian Ribeira fatura 2 ouros no para esqui cross-country na Noruega

Publicado

em

© Divulgação/FIS Internacional Ski/Direitos Reservados

O esquiador brasileiro Cristian Ribera abriu a temporada paralímpica de esportes na neve com duas medalhas de ouro na Copa Continenal, em Beitostolen (Noruega). Nascido em Cerejeiras (RO), Ribera venceu neste sábado (23) a prova de distância (5 quilômetros), um dia após ter conquistado o ouro na prova de sprint/velocidade (800 metros) no Estádio de Esqui de Beitostolen. Em março, o rondoniense já se destacara como campeão da temporada 2024/2025. No mesmo mês, ele foi ouro no sprint da etapa do circuito mundial, em Trondheim (Noruega).

Neste sábado (22), Ribera cruzou em primeiro lugar a linha de chegada da prova dos 5 km da classe LW11 (para atletas que competem sentados e usam bastões), com o tempo de 11min41s1. Em segundo lugar ficou o italiano Giuseppe Romele (12min10s2) e em terceiro o ucraniano Vasyl Kravchuk (12min42s5).

Ouro duplo na Copa Continental da Noruega! 🥇🥇

Na competição disputada na cidade de Beitostølen, Cristian Ribera foi o vencedor nas provas de velocidade (800m) e distância (5km) do esqui cross-country. 🎿

Saiba mais em: https://t.co/4H4AcLTnRM#brasilparalimpicopic.twitter.com/o4PWToAXmI

— Comitê Paralímpico Brasileiro (@BraParalimpico) November 22, 2025

Na prova de sprint (800m), antes de levar o ouro na final Ribera já tinha cravado o melhor tempo tanto na qualificatória quanto na semi. A prata e o bronze ficaram, respectivamente, com o ucraniano Kravchuk e o italiano Romele.

Cristian Ribeira só voltará ao circuito mundial na etapa de Finstrerau (Alemanha), entre 14 e 18 de janeiro. Antes do fim da atual temporada, estão previstas duas competições com participação de brasileiros: a etapa continental de Canmore (Canadá), nas próximas quarta (26) e quinta-feiras (27), e a abertura da Copa do Mundo de esqui cross-country, em dezembro. A Amarelinha terá como representantes os atletas Aline Rocha, Wesley Santos e  Altair Marangne.

Fonte

Atlético-MG busca título inédito na Copa Sul-Americana Leia Mais

Atlético-MG busca título inédito na Copa Sul-Americana

João Fonseca concorre ao prêmio ATP Awards de maior evoluçao do ano Leia Mais

João Fonseca concorre ao prêmio ATP Awards de maior evoluçao do ano

Três duplas brasileiras vão às quartas do Mundial de vôlei de praia Leia Mais

Três duplas brasileiras vão às quartas do Mundial de vôlei de praia

IEE Divulgação Leia Mais

Caravana do Esporte, do IEE, leva esporte educacional e inclusão para escolas de Canoas e Esteio (RS)

Luiz Doro / @dorofoto / HT Sports Leia Mais

Confira cinco vantagens de correr no início da noite e se prepare para o Circuito CAIXA em Uberlândia

Continue Lendo

Esportes

Atlético-MG busca título inédito na Copa Sul-Americana

Publicado

em

© Pedro Souza/Atlético/Direitos Reservados

O Atlético-MG enfrenta o Lanús (Argentina) para buscar o inédito título da Copa Sul-Americana. O confronto entre o Galo e a equipe argentina será realizado a partir das 17h (horário de Brasília) deste sábado (22) no estádio Defensores del Chaco, em Assunção (Paraguai).

🏆 O troféu à espera da nova placa de campeão!

🤩 CONMEBOL #Sudamericana | #GrandeConquista #Lanus #Galo pic.twitter.com/QUs9tUXE6s

— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) November 20, 2025

Esta é a primeira vez que o Atlético-MG disputa a final da Sul-Americana. Já o Lanús busca o bicampeonato da competição, após levantar o troféu no ano de 2013.

O Galo chega à decisão após um ano difícil, no qual vem realizando uma campanha de altos e baixos no Campeonato Brasileiro (no qual ocupa a 11ª posição com 44 pontos colocados). Segundo o técnico argentino Jorge Sampaoli, o título da Sul-Americana pode ser um motivo de alegria para a torcida: “Seria uma alegria [conquistar a Sul-Americana] após um ano que não foi o melhor. E com certeza esse ano poderia finalizar com muita alegria”.

Na opinião de Sampaoli, o Atlético-MG não deve esperar facilidades diante do Lanús, um adversário que mostrou força ao deixar pelo caminho o Fluminense (nas quartas de final): “Fizeram uma Sul-Americana muito estável, venceram com autoridade”.

🏆 @clublanus e @Atletico no caminho da #GrandeConquista!

⭐ Quem será o campeão? Dia 2️⃣2️⃣ de novembro, em Assunção! pic.twitter.com/0xCYDgDieP

— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) October 31, 2025

Esta é a terceira oportunidade na qual o Galo e a equipe argentina disputam uma final. A primeira decisão entre as equipes foi disputada em 1997, quando o time mineiro aplicou um 4 a 1 para ficar com o título da Copa Conmebol. Já em 2014 o Atlético-MG foi melhor para ficar com o troféu da Recopa Sul-Americana.

O Galo chega à decisão com uma certeza e uma dúvida. A certeza é o desfalque de Patrick, que não joga por causa de uma lesão muscular na coxa direita. Já a dúvida é a presença ou não de Alan Franco, com problemas musculares. Assim, Jorge Sampaoli deve armar a equipe com: Everson; Saravia, Vitor Hugo e Alonso; Guilherme Arana, Fausto Vera (Alan Franco), Alexsander, Gustavo Scarpa e Bernard; Hulk e Dudu.

Fonte

Cristian Ribeira fatura 2 ouros no para esqui cross-country na Noruega Leia Mais

Cristian Ribeira fatura 2 ouros no para esqui cross-country na Noruega

João Fonseca concorre ao prêmio ATP Awards de maior evoluçao do ano Leia Mais

João Fonseca concorre ao prêmio ATP Awards de maior evoluçao do ano

Três duplas brasileiras vão às quartas do Mundial de vôlei de praia Leia Mais

Três duplas brasileiras vão às quartas do Mundial de vôlei de praia

IEE Divulgação Leia Mais

Caravana do Esporte, do IEE, leva esporte educacional e inclusão para escolas de Canoas e Esteio (RS)

Luiz Doro / @dorofoto / HT Sports Leia Mais

Confira cinco vantagens de correr no início da noite e se prepare para o Circuito CAIXA em Uberlândia

Continue Lendo

Esportes

João Fonseca concorre ao prêmio ATP Awards de maior evoluçao do ano

Publicado

em

© Reuters/Jaimi Joy/Proibida reprodução

Sensação do tênis mundial, o brasileiro João Fonseca foi anunciado nesta quinta-feira (20) como um dos quatro finalistas ao ATP Awards 2025, na categoria maior evolução da temporada, após votação que reuniu jornalistas especializados. O carioca de 19 anos, que iniciou o ano na 145ª posição no ranking, subiu de forma meteórica para 24º lugar ao enfrentar adversários de renome e conquistar quatro títulos: ATP 500 da Basileia, o ATP 250 de Buenos Aires e os Challengers de Camberra (Austrália) e Phonix (Estados Unidos). O brasileiro concorre à láurea concedida pela Associação de Tenistas Profissionais (ATP) junto com o britânico Jack Draper (10º no ranking), o tcheco Jakub Mensik (19º) e o monegasco Valentin Vacherot (31º).

O carioca  também tem boa chance de levar o prêmio “Favorito dos fãs” se for eleito em votação popular. Não foram poucas as partidas em que o nome João Fonseca foi entoado por torcedores durante as competições que disputou. Todos os tenistas top 100 do ranking estão no páreo.  A votação ocorre no site da ATP. Os vencedores de todas as categorias do ATP Awards 2025 serão anunciados durante a segunda semana de dezembro. 

joão fonseca é finalista do prêmio atp awards 2025 na categoria maior evolução do ano, em 20/11/2025
joão fonseca é finalista do prêmio atp awards 2025 na categoria maior evolução do ano, em 20/11/2025

Reprodução X/ATP Tour

A indicação à categoria maior evolução do ano parece sob medida para o jovem tenista brasileiro. Entre os critério estão grandes saltos de no ranking; títulos inéditos e vitórias surpreendentes. Logo em sua estreia no Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam no circuito profissional, Fonseca ainda ocupava o 113º lugar no ranking quando derrotou o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo na ocasião.  Ao final de janeiro, o carioca entrava pela primeira vez no top 100, tornando-se o segundo tenista mais jovem, depois do espanhol Carlos Alcaraz, a ingressar no seleto grupo.

Pela primeira vez a categoria à qual Fonseca concorre no ATP Awards será decidida pelo “Clube número 1 da ATP”, que tem o brasileiro Gustavo Kuerten entre seus 29 integrantes. O clube reúne apenas tenistas que lideraram o ranking mundial em algum momento.

Também nesta quinta (20) foram anunciadas outras duas categorias do ATP Awards. O Prêmio Stefan Edberg de Esportividade tem como concorrentes o espanhol Carlos Alcaraz, o canadense Felix Auger-Aliassime, o norueguês Casper Ruud e o búlgaro Grigor Dimitrov.

Já na disputa pelo prêmio de melhor treinador do ano estão os técnicos Darren Cahill e Simone Vagnozzi (do italiano Jannik Sinner), Juan Carlos Ferrero e Samuel Lopez (espanhol Carlos Alcaraz), Benjamin Balleret (monegasco Valentin Vacherot), Frederic Fontang (canadense Felix Auger-Aliassime) e Bryan Shelton (norte-americano Ben Shelton).

Fonte

Cristian Ribeira fatura 2 ouros no para esqui cross-country na Noruega Leia Mais

Cristian Ribeira fatura 2 ouros no para esqui cross-country na Noruega

Atlético-MG busca título inédito na Copa Sul-Americana Leia Mais

Atlético-MG busca título inédito na Copa Sul-Americana

Três duplas brasileiras vão às quartas do Mundial de vôlei de praia Leia Mais

Três duplas brasileiras vão às quartas do Mundial de vôlei de praia

IEE Divulgação Leia Mais

Caravana do Esporte, do IEE, leva esporte educacional e inclusão para escolas de Canoas e Esteio (RS)

Luiz Doro / @dorofoto / HT Sports Leia Mais

Confira cinco vantagens de correr no início da noite e se prepare para o Circuito CAIXA em Uberlândia

Continue Lendo

Em Alta

Copyright 2018 - 2025 Gazeta24h. Rede de Sites Br. Todos os direitos reservados.