Home Estilo de vida Saúde Você sabia que sua saúde bucal pode impactar a gravidez, menopausa e até o coração das mulheres?
Saúde

Você sabia que sua saúde bucal pode impactar a gravidez, menopausa e até o coração das mulheres?

Envie
Envie
Dentista explica como a saúde bucal pode impactar na saúde geral das mulheres

A saúde bucal das mulheres é profundamente impactada pelas alterações hormonais ao longo de sua vida À  puberdade, ciclo menstrual, gravidez, uso de contraceptivos orais e menopausa podem tornar as mulheres mais suscetíveis a problemas bucais, como doenças gengivais, aftas e cáries. Além disso, infecções bucais não tratadas podem afetar a saúde sistêmica, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e complicações na gestação. 

De acordo com o dentista Ricardo Chaguri. durante a puberdade, as gengivas podem tornar-se mais sensíveis, aumentando o risco de gengivite. “E os riscos aumentam durante o ciclo menstrual, especialmente no período pré-menstrual, onde o aumento da progesterona pode causar gengivas mais sensíveis e inchadas, favorecendo o desenvolvimento de gengivite”, alerta. 

Outro alerta é para as mulheres gestantes. “As alterações hormonais durante a gravidez,  podem afetar diretamente a saúde bucal, aumentando os riscos para problemas gengivais. Cerca de 60% a 75% das gestantes desenvolvem gengivite, conhecida como “gengivite gravídica. Por exemplo, a doença periodontal tem sido associada a um risco aumentado de parto prematuro e baixo peso ao nascer”, explica Chaguri. 

E durante a  menopausa, as mulheres também sofrem diminuição dos níveis hormonais, o que leva a sintomas como boca seca e alterações no paladar, além de aumentar o risco de osteoporose, que pode afetar os ossos que sustentam os dentes.

“Para minimizar os impactos das alterações hormonais na saúde bucal, é fundamental manter uma higiene oral adequada, incluindo escovação regular, uso de fio dental e visitas periódicas ao dentista. Além disso, manter uma alimentação equilibrada e evitar hábitos prejudiciais, como o tabagismo, são medidas importantes para preservar a saúde bucal ao longo das diferentes fases da vida da mulher” finaliza o dentista Ricardo Chaguri. 

Envie
Artigo relacionado
Saúde

Riscos modificáveis estão associados a quase 60% dos casos de demência

Fatores de risco modificáveis foram associados a quase 60% dos casos de demência...

Saúde

Andreia destaca-se no apoio a mulheres portuguesas com dificuldades para engravidar através da cura energética

Em Portugal, a infertilidade atinge milhares de casais e representa um desafio...

Saúde

Prefeitura de São Paulo vai ampliar oferta de canabidiol pelo SUS

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (25)...

Divulgação
Saúde

Projeto Menina Moça Mulher celebra três anos ajudando mulheres vulneráveis no Rio

Braço social do Instituto Carlos Chagas já atendeu 4 mil mulheres com...