VLK reforça sua frente de regulação, governança digital e inteligência artificial com a contratação de ex-Nubank, Zetta e Brasscom

VLK reforça sua frente de regulação, governança digital e inteligência artificial com a contratação de ex-Nubank, Zetta e Brasscom

Fernanda Leite
4 min de leitura 70

Daniel Stivelberg, chega para ampliar a capacidade de atuação em setores regulados e não regulados e fortalecer a presença do VLK em Brasília.

O VLK anuncia a chegada de Daniel Stivelberg como Advogado Sênior, com foco em Proteção de Dados, Inteligência Artificial, Cibersegurança e Regulação. A movimentação consolida o avanço do escritório em governança digital e fortalece sua presença institucional em Brasília, em linha com a estratégia do VLK de investir continuamente em excelência técnica e entregas de alto impacto para clientes de setores regulados e não regulados, com especial ênfase no mercado financeiro e em ambientes digitais.

Com sólida trajetória na interseção entre Direito, tecnologia e regulação, Daniel atuou nos últimos quatro anos e meio no Nubank, integrando, inicialmente, o time de Políticas Públicas, com ênfase em temas digitais, e expandindo a sua atuação também para o Jurídico da maior fintech da América Latina. Ao longo desse período, Stivelberg exerceu a função de Encarregado de Dados Substituto do Nubank (Deputy DPO) e o papel de Líder Técnico do Jurídico Digital da empresa (Tech Lead). Nessas funções, desempenhou atividades em interface direta com outras áreas jurídicas, de riscos, modelos, segurança da informação e produtos. Sua atuação teve como eixos centrais aplicação prática e acionável da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), governança de dados, mitigação de riscos em IA e gestão de incidentes cibernéticos.

Ao longo da sua experiência, Daniel apoiou dezenas de equipes e frentes estratégicas, participando de projetos e entregas relevantes, como a elaboração de políticas e diretrizes de gestão de riscos em IA; iniciativas para a legitimação regulatória do uso de IA e de dados alternativos em decisões de crédito; avaliações de práticas de IA responsável e uso ético de dados pessoais aplicados a modelos de risco; e estruturação de procedimentos de gestão e resposta a incidentes de privacidade.

No âmbito setorial, Daniel teve atuação ativa por meio da Zetta (associação que reúne fintechs), liderando a concepção e o lançamento do primeiro Guia de Melhores Práticas de IA Generativa do Mercado Financeiro e de Pagamentos, diretrizes setoriais sobre IA responsável e sobre uso de dados biométricos, além de ser o fundador e ter coordenado o Grupo de Trabalho de Governança de Dados e IA da entidade. Neste papel, promoveu o intercâmbio de boas práticas entre as empresas do setor, o diálogo técnico com reguladores como ANPD e o Banco Central, a participação ativa em contribuições para consultas públicas e a atuação protagonista em propostas de políticas públicas e discussões legislativas para uma regulação integrativa da inteligência artificial no Brasil.

Na Brasscom, onde também exerceu a função de Encarregado de Dados Substituto, Daniel atuou como gerente de Relações Institucionais, desempenhando o papel de Secretário do Comitê de Ética e Conformidade e do Grupo de Trabalho de Governança de Dados da principal entidade representativa do setor de tecnologia em Brasília. Nessa posição, participou ativamente do processo legislativo que culminou na sanção da LGPD, além de acompanhar e atuar em Ações Diretas de Inconstitucionalidade estratégicas para o setor de tecnologia, entre outros temas centrais da agenda de regulação digital.

Na esfera acadêmica, integrou o Conselho Superior de Especialistas em IA do ITS-Rio, tendo atuado também como Pesquisador Voluntário do CEDIS/IDP. É mestre em Direito Constitucional pelo IDP, com dissertação sobre regulação de modelos de Inteligência Artificial aplicados à gestão de risco de crédito.

Para o VLK, a chegada de Daniel amplia a capacidade do escritório de oferecer consultoria sofisticada e pragmática em temas críticos para empresas que operam com dados e tecnologia em ambientes regulados e não regulados.

“Daniel reúne densidade técnica, visão regulatória e experiência prática em ambientes regulados e orientados à inovação. Sua chegada demonstra nossa estratégia de contínua de seniorização, capacidade de execução em temas estratégicos e de grande complexidade, que estão no centro da agenda dos conselhos e da alta gestão dos nossos clientes, além de reforçar a presença institucional em Brasília”, afirmam Rony Vainzof, Caio Lima e Gisele Karassawa, sócios-fundadores do VLK Advogados.

Daniel Stivelberg comenta:

“Após um ciclo transformador no Nubank, começo esta nova etapa com o propósito de contribuir para uma prática jurídica estratégica, focada no cliente, que conecte inovação, responsabilidade regulatória e geração de valor para os negócios. Levo aprendizados profundos e a gratidão dessa trajetória para fortalecer a atuação de alto nível, visão de futuro, profundidade técnica e agilidade de execução do VLK, voltada a privacidade, proteção de dados e IA. Todos esses são elementos essenciais para os desafios atuais das tecnologias emergentes.”

Sobre o VLK

O VLK é uma boutique de Direito Digital que atua como parceira estratégica de empresas que lideram a constante transformação tecnológica. Com foco em Inteligência Artificial, Proteção de Dados, Cibersegurança, Regulação Digital, Legal Marketing e Contencioso Estratégico, o escritório combina sofisticação técnica, antecipação de tendencias e linguagem de negócios para viabilizar inovação com segurança jurídica.

VLK – Onde o Direito impulsiona a inovação.

O que você achou?

Amei 31
Kkkk 26
Triste 2
Raiva 5
↓ LEIA A PRÓXIMA MATÉRIA ABAIXO ↓

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer na Bahia:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.