Organizado pela ANDE, o campeonato será a seletiva de atletas para a composição do elenco que disputará o Parapan de Santiago 2023
Vinicius Júnior, atleta paraolímpico do futebol de 7 do Vasco, foi convocado para o Campeonato Brasileiro de Futebol para Paralisados Cerebrais, que ocorrerá entre os dias 4 e 11 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O torneio, organizado pela Associação Nacional de Desportos para Deficientes (ANDE), servirá como uma seletiva para a composição do elenco que disputará o Parapan de Santiago 2023. O técnico da Seleção Brasileira de Futebol PC, Paulo da Veiga Cabral, e seu assistente técnico, Kleber Coutinho, estarão presentes para avaliar os atletas.
Residente em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, Vini Jr. se destacou nos Jogos Parapan de Jovens em Bogotá em junho deste ano, conquistando a medalha de prata junto à seleção brasileira. Apesar dos desafios enfrentados pela modalidade, Vinicius representou o Brasil, junto ao time, em alto nível e provou que a paixão pelo esporte pode superar todas as barreiras. Rodrigo Terra, técnico da seleção avalia que a trajetória de Vinicius no esporte é inspiradora. “Sua dedicação aos treinos tanto em São Januário, local de treinamento da seleção brasileira de Futebol de 7, quanto em um campo em Realengo, demonstra sua vontade inabalável de alcançar o sucesso no esporte que ama”, enfatizou.
Marcos Vinicius, técnico assistente, conta que Vinicius se transforma quando está treinando ou jogando. “Ele é calado, observador, introvertido. Mas quando está treinando ou está em campo, ele se transforma. Grita, fala, se entrega! O potencial dele é imenso e, além disso, é dedicado, tem vontade e é centrado. Não tenho dúvidas de que, em breve, ele vai figurar na seleção principal”. Ao receber a convocação, Vinicius expressou sua determinação em buscar a excelência e a oportunidade de um dia integrar o time principal da Seleção Brasileira de Futebol PC. “Estou confiante em conquistar o primeiro lugar junto ao time neste Campeonato Brasileiro”, ressaltou complementando que garra e fé são elementos essenciais para alcançar seus objetivos.
Sobre o Futebol de 7 (Futebol PC):
O Futebol de 7, também conhecido como Futebol PC (para paralisados cerebrais), é uma modalidade paralímpica que utiliza as regras da FIFA, com algumas adaptações para atender às necessidades dos atletas com paralisia cerebral. Desde janeiro de 2018, a classificação funcional da modalidade passou por mudanças importantes, dividindo os atletas em três novas classes funcionais: FT1 (Comprometimento severo), FT2 (mediano) e FT3 (leve). Vinicius Junior é classificado como FT2, o que significa que ele possui um comprometimento funcional mediano.
Apesar da relevância do Futebol de 7 para os atletas com paralisia cerebral, a modalidade encontra-se fora dos Jogos Paralímpicos desde a decisão do Comitê Paralímpico Internacional após os Jogos Rio 2016. Essa exclusão da lista de esportes paralímpicos limita a captação de recursos para o desenvolvimento e expansão da modalidade, tornando ainda mais significativo o desempenho notável de atletas como Vinicius Junior em competições como os Jogos Parapan de Jovens.