Está planejando viajar para os Estados Unidos? Lá é o destino de centenas de brasileiros que procuram melhorar a vida ou, simplesmente, fazer um passeio bacana.
Contudo, muito além de planejar visitas turísticas e ver qual roupa vai levar na viagem, é importante saber de um ponto que muitos deixam de lado: o limite de peso da mala e algumas papeladas que é preciso ver no aeroporto, antes mesmo de deixar as terras brasileiras.
Na maioria dos casos, a opção ideal é optar por uma mala de viagem 10 kg. Mas, para isso, é preciso saber os limites de peso permitidos em cada viagem e realmente se organizar para conseguir seguir corretamente as regras do voo.
Limites de peso e dimensões de bagagem
Antes de mais nada, vamos conferir quais são as regras e os limites que existem para as malas?
Para isso, é necessário saber que os limites não são fixos e variam muito. A empresa aérea a que você vai e até a classe do voo são os fatores que ditam as regras de peso e dimensões da bagagem.
Apesar disso, tem algumas diretrizes gerais que a maioria das empresas segue. Vamos ver mais sobre elas abaixo.
Bagagem de mão
Já anota aí as medidas: bolsas de até 10 kg com dimensões que variam de 55 cm x 35 cm x 25 cm é o que a maioria das companhias permite levar no voo.
Mas cuidado com o que vai dentro dessa bolsa. Líquidos acima de 100 ml, produtos inflamáveis e objetos que cortam são alguns dos itens não permitidos. Vale a pena dar uma pesquisada para conferir o que pode levar na bolsa de mão.
Bagagem despachada
Já a bagagem que será despachada pode ser de até 23 kg cada, sendo possível despachar uma ou duas a depender da companhia.
Além do peso, também tem limite de dimensões de até 158 cm (somando altura, largura e profundidade).
Caso a sua bagagem seja maior do que os números citados acima ou permitidos pela companhia que fará seu voo, pode ser preciso pagar taxas para seguir viagem.
Além disso, é importante saber que nem toda tarifa inclui as bagagens despachadas. A maioria permite apenas a bolsa de mão, sendo preciso pagar um valor a mais para o despacho.
Qual a documentação necessária para entrar nos EUA?
Além das regras de bagagem, é fundamental estar com toda a documentação correta para entrar nos Estados Unidos. Abaixo estão os documentos mais importantes:
Passaporte
Certifique-se de que seu passaporte esteja válido por pelo menos seis meses após a data prevista de retorno.
Alguns países têm acordos que dispensam essa exigência, mas é melhor garantir que tudo esteja em dia.
Visto
Para turistas brasileiros, o visto de entrada é obrigatório. Existem diferentes tipos de visto, como o B1/B2 para turismo e negócios.
A solicitação deve ser feita com antecedência, já que o processo inclui preenchimento de formulário, pagamento de taxas e entrevista na embaixada ou no consulado.
Processos de segurança e imigração
Depois de organizar sua documentação e suas malas, é hora de se preparar para os procedimentos de segurança e imigração no aeroporto. Confira abaixo o que esperar:
Controle de segurança
Antes de acessar a área de embarque, todos os passageiros passam pelo controle de segurança. Prepare-se para remover eletrônicos maiores, como laptops, e líquidos da bagagem de mão, que deverão ser colocados em bandejas separadas.
É obrigatório passar pelo detector de metais e, em alguns casos, pode ser necessário passar por uma revista manual.
Imigração
Ao chegar aos Estados Unidos, o próximo passo é passar pelo controle de imigração. Tenha em mãos seu passaporte, visto (se aplicável) e o formulário de declaração alfandegária, geralmente fornecido no voo.
O agente de imigração pode fazer perguntas sobre a duração e o propósito da sua viagem, além de solicitar informações adicionais, como comprovantes de hospedagem ou passagem de volta. Responda com clareza e tranquilidade para evitar qualquer problema.