Em um final emocionante, o jovem velejador Eduardo Backheuser, do Iate Clube do Rio de Janeiro, sagrou-se campeão geral do Campeonato Norte Nordeste de Optimist, realizado entre os dias 1º e 5 de maio no Yacht Clube da Bahia (YCB). A competição, que reuniu mais de 150 jovens atletas de oito estados brasileiros, serviu como seletiva para a Equipe Brasileira de Vela na categoria Optimist, com vagas para disputas internacionais.
Backheuser não deu chances aos seus adversários e liderou a classificação geral desde o início do campeonato. Após as 12 regatas, o velejador carioca acumulou apenas 20 pontos, superando com folga o vice-campeão Henrique Lucena, também do ICRJ, que finalizou com 52 pontos. Completando o pódio, outro atleta do ICRJ, Manuel Bragança, garantiu a terceira colocação com 66 pontos.
“Estou muito feliz com a minha performance! Treinei bastante para esse campeonato e consegui mostrar tudo o que aprendi nas regatas. Foi um dos melhores campeonatos da minha vida, e dedico essa vitória ao meu irmão, à minha família e ao meu treinador Tijolo”, comemorou Backheuser.
Joana Freitas brilha entre as meninas
No feminino, a velejadora Joana Freitas se destacou como a melhor atleta da competição, conquistando o título com atuações consistentes ao longo das regatas. Entre os estreantes, a pernambucana Maria Eduarda Vieira Beltrão, do Cabanga Iate Clube de Recife (PE), faturou o título, seguida por Arthur Elpídio de Almeida Alves e Rafaela Gagno, ambos do Yacht Clube da Bahia.
Presença ilustre e incentivo ao esporte
A medalhista olímpica Fernanda Oliveira prestigiou o evento e acompanhou de perto a performance de sua filha, Roberta de Oliveira Horn Mirim, representante do Clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre (RS). Beta, como é conhecida, finalizou a competição na 64ª posição.
“A vela começou como um hobby para mim e se tornou minha profissão. Agora, acompanhar minha filha competindo é muito especial. Eu vou todos os dias com ela na água para que ela se sinta segura e motivada”, disse Fernanda Oliveira, que conquistou a medalha de bronze na classe 470 nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, ao lado de Isabel Swan.
Oportunidades internacionais e revelando novos talentos
Os velejadores que conquistaram as últimas vagas para torneios internacionais da classe Optimist, como Mundial, Europeu, Norte Americano, Africano e Asiático, serão anunciados pela Optibra – Associação Brasileira dos Velejadores da classe Optimist nos próximos dias.
O Campeonato Norte Nordeste de Optimist foi um grande sucesso, reunindo jovens talentos da vela e revelando novos nomes para o cenário nacional e internacional. A competição também serviu como importante preparação para os velejadores que almejam representar o Brasil em competições internacionais, elevando o nível da modalidade no país.