Home Esportes Velejador carioca Eduardo Backheuser domina Norte Nordeste de Optimist e conquista vaga na equipe brasileira
Esportes

Velejador carioca Eduardo Backheuser domina Norte Nordeste de Optimist e conquista vaga na equipe brasileira

Envie
437482 1105997 Regata De Op Na Bahia
Foto: Ícaro Cerqueira
Envie

Em um final emocionante, o jovem velejador Eduardo Backheuser, do Iate Clube do Rio de Janeiro, sagrou-se campeão geral do Campeonato Norte Nordeste de Optimist, realizado entre os dias 1º e 5 de maio no Yacht Clube da Bahia (YCB). A competição, que reuniu mais de 150 jovens atletas de oito estados brasileiros, serviu como seletiva para a Equipe Brasileira de Vela na categoria Optimist, com vagas para disputas internacionais.

Backheuser não deu chances aos seus adversários e liderou a classificação geral desde o início do campeonato. Após as 12 regatas, o velejador carioca acumulou apenas 20 pontos, superando com folga o vice-campeão Henrique Lucena, também do ICRJ, que finalizou com 52 pontos. Completando o pódio, outro atleta do ICRJ, Manuel Bragança, garantiu a terceira colocação com 66 pontos.

“Estou muito feliz com a minha performance! Treinei bastante para esse campeonato e consegui mostrar tudo o que aprendi nas regatas. Foi um dos melhores campeonatos da minha vida, e dedico essa vitória ao meu irmão, à minha família e ao meu treinador Tijolo”, comemorou Backheuser.

Joana Freitas brilha entre as meninas

No feminino, a velejadora Joana Freitas se destacou como a melhor atleta da competição, conquistando o título com atuações consistentes ao longo das regatas. Entre os estreantes, a pernambucana Maria Eduarda Vieira Beltrão, do Cabanga Iate Clube de Recife (PE), faturou o título, seguida por Arthur Elpídio de Almeida Alves e Rafaela Gagno, ambos do Yacht Clube da Bahia.

Presença ilustre e incentivo ao esporte

A medalhista olímpica Fernanda Oliveira prestigiou o evento e acompanhou de perto a performance de sua filha, Roberta de Oliveira Horn Mirim, representante do Clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre (RS). Beta, como é conhecida, finalizou a competição na 64ª posição.

“A vela começou como um hobby para mim e se tornou minha profissão. Agora, acompanhar minha filha competindo é muito especial. Eu vou todos os dias com ela na água para que ela se sinta segura e motivada”, disse Fernanda Oliveira, que conquistou a medalha de bronze na classe 470 nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, ao lado de Isabel Swan.

Oportunidades internacionais e revelando novos talentos

Os velejadores que conquistaram as últimas vagas para torneios internacionais da classe Optimist, como Mundial, Europeu, Norte Americano, Africano e Asiático, serão anunciados pela Optibra – Associação Brasileira dos Velejadores da classe Optimist nos próximos dias.

O Campeonato Norte Nordeste de Optimist foi um grande sucesso, reunindo jovens talentos da vela e revelando novos nomes para o cenário nacional e internacional. A competição também serviu como importante preparação para os velejadores que almejam representar o Brasil em competições internacionais, elevando o nível da modalidade no país.

Envie
Artigo relacionado
Argentina surpreende e conquista vice no Mr. Cabo Frio com apenas 3 meses de treino
Esportes

Argentina surpreende e conquista vice no Mr. Cabo Frio com apenas 3 meses de treino

Com apenas 25 anos, a Argentina Delfina Zoppi superou todos os limites...

Desportivo Brasil realiza pré-temporada na China com elenco
Esportes

Desportivo Brasil realiza pré-temporada na China com elenco

O Desportivo Brasil está prestes a dar início a uma importante etapa...

Maior Campeonato Brasileiro de Beach Tennis começa em Vitória
Esportes

Maior Campeonato Brasileiro de Beach Tennis começa em Vitória

Mais de 1.700 atletas, representando 18 seleções estaduais de todas as regiões...

Copa Bandoleros de Kart encerra a temporada com recorde de pilotos
Esportes

Copa Bandoleros de Kart encerra a temporada com recorde de pilotos

A etapa final aconteceu no dia 17, no Kartódromo da Granja Viana,...