Home Estilo de vida Casa e Decoração Veja dicas para acertar o contraste na decoração de interiores
Casa e Decoração

Veja dicas para acertar o contraste na decoração de interiores

Envie
Crédito: KatarzynaBialasiewicz/iStock
Envie

Por meio de cores e texturas, é possível transformar um ambiente e torná-lo mais especial

A decoração de interiores faz toda a diferença nos ambientes, especialmente nas casas, que demandam um cuidado especial. Aplicando algumas técnicas, é possível criar lugares que combinam estética e funcionalidade. Uma das principais técnicas a serem aplicadas para um design inovador e bonito é o uso do contraste, que pode transformar completamente o visual. 

Use o contraste na decoração de interiores por meio da combinação de elementos opostos para criar interesse visual e profundidade em um ambiente. Esse contraste pode ser aplicado por meio de cores vibrantes, revestimentos distintos e até mesmo combinação de diferentes texturas e materiais, por isso aqui traremos algumas dicas que ajudarão a criar uma casa com mais personalidade e estilo. 

Contraste com as cores

A escolha adequada das cores é importante para ter um visual mais atrativo e impactante. Cores como azul e laranja, ou preto e branco, são algumas das que se complementam e combinam entre si. Um espaço que conta com a predominância de cores claras, por exemplo, pode ganhar mais vida com detalhes como almofadas, quadros ou móveis em cores vibrantes. Essa técnica, além de tornar o espaço mais dinâmico, também destaca elementos importantes da decoração.

Contraste no revestimento

Outra maneira de introduzir contraste no ambiente é por meio dos revestimentos. Nas tintas de parede, por exemplo, uma opção é usar tons neutros, ao mesmo tempo em que combina detalhes com padrões marcantes. Na cozinha, podem ser usados azulejos com desenhos geométricos em um backsplash para destacar pontos focais. Ainda pode ser explorado o uso de pisos em madeira escura com rodapés brancos para trazer uma sensação de profundidade.

Contraste com texturas e materiais

Assim como as cores, a combinação de diferentes texturas e materiais também é uma maneira criativa de contraste. A mistura entre porcelanato polido e elementos em madeira natural, por exemplo, pode criar um ambiente sofisticado e aconchegante ao mesmo tempo. Por um lado, o porcelanato tem um ar moderno, já a madeira adiciona um tom rústico, levando equilíbrio para o ambiente. Materiais como metal ou tecido também podem ser incorporados.

Contraste com itens de decoração

Os objetos decorativos são outra forma interessante para explorar o contraste. Um quadro com cores vibrantes ou até mesmo um vaso que destaque em uma madeira clara ajuda a criar um ambiente acolhedor. O uso de uma luminária aplicando a modernidade em um ambiente rústico ainda pode trazer um toque contemporâneo a espaços tradicionais. Esses elementos podem transformar a casa e ainda refletir a personalidade dos moradores com os gostos de cada um.

Envie
Artigo relacionado
Casa e Decoração

Drenagem lenta: o que fazer quando a água demora a escoar

Muitas casas enfrentam problemas de drenagem lenta. Cerca de 30% das residências...

Casa e Decoração

Mudanças Interestaduais: Dicas para planejar, custos e cuidados necessários

Realizar mudanças interestaduais pode ser uma tarefa complicada, e por isso trouxemos...

Casa e Decoração

O que valoriza mais: Comprar terreno ou imóvel?

A decisão entre comprar um terreno ou um imóvel pronto é uma...

Casa e Decoração

10 Dicas para decorar um escritório de advocacia

A decoração de um escritório de advocacia é uma maneira eficaz de...