Investir nesse trabalho aumenta a visibilidade e a credibilidade da empresa no mercado
O comércio varejista conta com 4.989.497 estabelecimentos ativos, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Nesse cenário competitivo, investir em assessoria de imprensa digital pode ser uma boa estratégia de comunicação para reforçar a presença da marca no mercado.
Tradicionalmente, o papel do assessor se restringia ao estabelecimento de relações com jornalistas e veículos de comunicação para garantir que a imagem de uma empresa fosse bem representada. Entretanto, a expansão do acesso à internet trouxe novas perspectivas para a função.
Hoje, a assessoria gerencia a presença da marca no ambiente on-line, seja em redes sociais, podcasts, blogs ou através de influenciadores. De acordo com a CEO da Experta, Flávia Crizanto, a inserção do nome de um produto, serviço ou instituição nesses canais atribui valor e visibilidade positiva às empresas varejistas.
Ela explica que o principal objetivo é estabelecer relações com o público-alvo, compradores ou investidores, por meio de uma narrativa que consiga transmitir o propósito da marca. A assessoria de imprensa digital também minimiza os impactos negativos em períodos de crise e ajuda o assessorado a manter a confiança diante da imprensa e da opinião pública.
A visibilidade positiva não só melhora a percepção da marca, mas também influencia diretamente nas decisões de compra dos consumidores. “O aumento das vendas é uma consequência do trabalho da assessoria. A confiança na marca faz com que ela se torne referência naquela área para o cliente em potencial”, explica Crizanto.
O que faz o assessor de imprensa digital na prática?
Ao refletir sobre o que faz um assessor de imprensa digital, é comum associar o profissional à construção de um relacionamento com a mídia e à divulgação de notícias e comunicados. Entretanto, o Sebrae reforça que a responsabilidade não se resume a gerenciar crises.
Na prática, o trabalho do assessor de imprensa digital envolve responsabilidades estratégicas e analíticas, como estar bem informado sobre o mercado em que o cliente atua e monitorar as suas tendências e movimentações, como mudanças nas preferências dos consumidores e novos rumos do setor varejista.
A partir da análise dessas informações, é possível encontrar oportunidades de inovação, antecipar possíveis desafios, buscar informações que podem se transformar em notícia e ajustar a estratégia de comunicação.
A construção de uma comunicação alinhada com os interesses do público-alvo, por meio de uma narrativa criativa e que gere identificação, possibilita elaborar as melhores estratégias para a divulgação de um produto ou serviço. Pesquisa realizada pela HubSpot mostra que 78% dos consumidores confiam mais em marcas que oferecem conteúdo relevante e autêntico.
Além da conexão com os consumidores, a assessoria de imprensa também constrói e mantém relacionamentos com outros stakeholders, como investidores, parceiros comerciais, ONG’s e órgãos governamentais.
O trabalho é realizado por meio de atividades cotidianas, como o envio de comunicados de imprensa e a organização de entrevistas e eventos. Essas ações têm como objetivo transmitir a visão, os valores e os compromissos da empresa, reforçando sua presença e influência junto a diversos públicos estratégicos, como explica o Sebrae.
Parceria com influenciadores digitais
De acordo com a pesquisa The 2024 Influencer Marketing Report, realizada pela Sprout Social, 49% dos consumidores fazem compras motivados por influenciadores digitais. Pensando em promover produtos organicamente e engajar o público de maneira mais autêntica e pessoal, a assessoria de imprensa digital também passou a realizar parcerias com nomes que compartilham dos mesmo valores e propósito da marca.
Segundo o Sebrae, essa é uma tendência que vem ganhando força, entre os grandes e os pequenos varejistas, sobretudo, em uma era em que as pessoas estão cada vez mais conectadas. A partir da autoridade e da conexão com seus seguidores, os influenciadores digitais podem moldar a imagem da marca e contribuir para aumentar a sua relevância no mercado.