Home Notícias Economia Vale a pena comprar apartamento usado ou novo?
Economia

Vale a pena comprar apartamento usado ou novo?

Envie
IA Gemini
IA Gemini
Envie

Comprar apartamento usado ou novo é uma das decisões mais importantes na vida de muitas pessoas, e a escolha pode gerar muitas dúvidas. Afinal, estamos falando de onde você e sua família vão morar, de um investimento que pode durar muitos anos e de um lugar que será seu “cantinho” no mundo. Se você está pensando nisso, não se preocupe!

Este artigo é um guia simples e completo, feito para que até mesmo quem tem 10 anos entenda as vantagens e desvantagens de cada opção. Vamos desvendar essa questão para te ajudar a escolher o imóvel perfeito!

O que é um Apartamento Novo e um Apartamento Usado?

Antes de tudo, é bom entender a diferença básica.

Apartamento Novo: É aquele que nunca teve um morador antes. É novinho, cheira a tinta fresca e tudo nele é zero quilômetro. Geralmente, ele é vendido diretamente pela empresa que construiu (a construtora). Muitas vezes, você compra ele ainda na planta (antes de ficar pronto) ou logo depois que a construção termina.

Você pode encontrar ótimas opções de lançamentos de imóveis no Rio de Janeiro, por exemplo, que são apartamentos totalmente novos, feitos com as tecnologias e designs mais modernos.

Apartamento Usado: É aquele que já teve um ou mais donos e moradores. Ele tem uma história, já foi vivido por outras pessoas. Pode ser um apartamento com 5 anos de uso, 20 anos ou até mais!

A escolha entre um e outro depende muito do que é mais importante para você: o preço, a localização, o tamanho, se você gosta de novidade ou se prefere algo já pronto e estabelecido.

As Vantagens e Desvantagens do Apartamento Novo

Comprar um apartamento novinho em folha tem seus pontos positivos e negativos.

Vantagens do Apartamento Novo:

  • Tudo Novinho: Essa é a melhor parte! Você será o primeiro a usar tudo. As instalações elétricas, hidráulicas (água), o piso, as janelas… tudo está moderno e funcionando perfeitamente. Isso significa que você não terá que se preocupar com grandes consertos por um bom tempo. É como ter um carro zero!

  • Modernidade e Tecnologia: Os prédios novos costumam ter um design mais atual e usam tecnologias mais eficientes. Isso pode incluir isolamento acústico (para menos barulho), sistemas de economia de água e energia, e até áreas comuns (como salão de festas e academia) mais completas e modernas.

  • Garantia da Construtora: Se algo der errado na estrutura ou em alguma parte importante da construção nos primeiros anos, a empresa que construiu (a construtora) geralmente dá uma garantia e é responsável por consertar. É uma segurança extra!

  • Melhores Condições de Financiamento: Às vezes, as construtoras oferecem condições especiais para financiar (pagar em parcelas longas) o imóvel, facilitando a compra.

Desvantagens do Apartamento Novo:

  • Preço Mais Elevado: Por serem novos e modernos, eles costumam ser mais caros que os usados, se estivermos comparando apartamentos do mesmo tamanho e na mesma região.

  • Menor Espaço: Para que as construtoras consigam oferecer mais apartamentos no mesmo terreno, os apartamentos novos, muitas vezes, têm cômodos menores do que os de antigamente. As salas e quartos podem ser um pouco mais apertados.

  • Demora para Mudar: Se você compra na planta, vai precisar esperar meses ou até anos para a obra ficar pronta e as chaves serem entregues. A ansiedade pode ser grande!

  • Imprevisibilidade dos Custos Iniciais: Mesmo sendo novo, você ainda terá gastos para colocar pisos (em alguns casos), armários, luminárias e outros itens que não vêm prontos.

As Vantagens e Desvantagens do Apartamento Usado

Os apartamentos que já foram habitados também têm seu charme e seus próprios benefícios e desafios.

Vantagens do Apartamento Usado:

  • Preço Mais Acessível: Geralmente, o apartamento usado tem um preço mais baixo, o que é ótimo para quem quer economizar ou conseguir um imóvel maior com o mesmo dinheiro. Além disso, é mais fácil negociar o valor com o antigo dono.

  • Espaço e Tamanho: Os apartamentos mais antigos costumam ter cômodos maiores, com salas grandes e quartos espaçosos. Para famílias grandes ou para quem gosta de muito espaço, essa é uma grande vantagem.

  • Localização Privilegiada: Muitos prédios antigos estão localizados nas melhores e mais centrais áreas da cidade, perto de tudo: escolas, supermercados, hospitais, parques e transporte público. Essas regiões já estão estabelecidas.

  • Mudança Imediata: Se o apartamento estiver pronto e com a documentação em dia, assim que o negócio for fechado, você pode se mudar rapidamente! Sem a espera da obra.

  • Você Vê o que Está Comprando: Você visita o apartamento pronto, vê a vizinhança, conhece o prédio e os vizinhos. Não há surpresas sobre o que será entregue.

Desvantagens do Apartamento Usado:

  • Necessidade de Reformas: Como o imóvel é antigo, pode ser que você precise gastar um dinheiro com reformas na pintura, nos pisos, na cozinha, ou até mesmo trocar a fiação elétrica ou o encanamento. Isso gera custo e um pouco de dor de cabeça.

  • Menos Lazer: Prédios mais antigos geralmente não têm a mesma variedade de áreas de lazer que os novos (como piscinas, quadras e academias). As áreas comuns tendem a ser mais simples.

  • Custos de Manutenção: Por ser mais velho, o prédio pode ter manutenções mais frequentes ou caras, como conserto de elevadores antigos ou problemas de infiltração na fachada. Isso pode aumentar um pouco o valor do condomínio.

  • Design Antigo: A aparência interna e externa pode ser um pouco datada ou com um estilo que você não gosta, exigindo uma reforma para modernizar.

O Que Pensar Antes de Decidir?

Para te ajudar a tomar a melhor decisão, faça as seguintes perguntas:

  1. Qual o Meu Orçamento? (Quanto dinheiro eu tenho ou posso gastar?) Se você tem menos dinheiro e quer mais espaço, um usado pode ser melhor. Se o dinheiro não for tanto problema e você valoriza a garantia, o novo pode ser a escolha.

  2. Eu Tenho Pressa para Mudar? Se a resposta for sim, o apartamento usado, pronto para morar, é a opção mais rápida. Se você pode esperar, o novo (na planta) é possível.

  3. O que é Mais Importante: Localização ou Novidade? Se você quer morar em um bairro muito central e já estabelecido, provavelmente vai encontrar mais apartamentos usados. Se você aceita morar um pouco mais longe para ter um prédio cheio de lazer e moderno, o novo é mais comum.

  4. Eu Gosto de Fazer Reformas? Apartamento novo é só decorar. Apartamento usado quase sempre pede alguma reforma ou conserto, grande ou pequeno. Pense se você tem tempo e paciência para isso.

  5. Qual o Tamanho da Minha Família? Famílias que precisam de mais espaço em quartos e salas podem se dar melhor com os apartamentos usados, que são tradicionalmente mais amplos.

Novo ou Usado?

Não existe um apartamento que seja o “melhor” para todos. A resposta de comprar apartamento usado ou novo é: depende de você!

O apartamento novo oferece tranquilidade por um tempo (sem consertos), modernidade e áreas de lazer incríveis, mas costuma ser mais caro e apertado.

O apartamento usado oferece mais espaço, preços melhores e localização privilegiada, mas pode precisar de reformas e ter instalações mais antigas.

Coloque na balança o que você mais valoriza no momento: a paz de espírito de ter um imóvel sem consertos por muitos anos, ou a economia de dinheiro e o espaço de um imóvel que tem uma história para contar. Seja qual for sua escolha, o importante é que você se sinta feliz e seguro no seu novo lar. Boa sorte na sua busca!

Envie
Artigo relacionado
santander
Economia

Santander abre inscrições para Programa de Estágio com vagas em todas as regiões de Pernambuco

O Santander Brasil está contratando estudantes universitários para seu Programa de Estágio....

kaue diniz/Santander
Economia

Santander promove Wine Talks sobre plano de sucessão e preservação patrimonial

O Santander vai promover, na noite desta quinta-feira, a partir das 19h,...

Foto: Divulgação
Economia

O que está saturado no marketing de influência: por que as marcas precisam repensar suas estratégias

Publis genéricas, sorteios sem propósito e excesso de formatos iguais estão afastando...