O modelo de pedágio eletrônico conhecido como free flow está em expansão no Brasil e avança para novas regiões do país. Em Rondônia, ele passa a ser adotado na BR364 (Rodovia Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira), principal eixo logístico do estado, que conecta Porto Velho a Vilhena.
Na chamada Nova BR364, a previsão de início da operação é dia 12 de janeiro. Os pórticos estarão distribuídos estrategicamente em diferentes municípios ao longo da rodovia, incluindo: Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Jarú, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici e Pimenta Bueno.
Para quem já utiliza a tag Sem Parar, a experiência continua simples e automática. Basta passar pelos pórticos para que a cobrança seja feita sem paradas, com 5% de desconto no valor do pedágio para todas as categorias de veículos e para usuários frequentes com veículos de passeio, o benefício pode chegar a até 93%.
Tudo isso com a mesma tag que já oferece praticidade no dia a dia, permitindo pagamentos em abastecimentos, estacionamentos, drive-thrus e lava-rápidos, com segurança e agilidade.
Para motoristas que ainda não possuem tag, o pagamento do pedágio poderá ser feito pelos canais digitais da concessionária, em até 30 dias após a passagem.
O Sem Parar explica que o pedágio eletrônico ou free flow, é uma solução importante para otimizar o fluxo nas rodovias e trazer mais eficiência para quem trafega diariamente. Também é uma ferramenta que pode ajudar no controle de tráfego em grandes centros urbanos. O uso da tag Sem Parar é indicado para facilitar essa experiência, ao automatizar o pagamento e eliminar a necessidade de ações manuais por parte do motorista, evitando pendências.
Para esclarecer dúvidas e explicar os benefícios da Tag com o novo modelo, Carla Barreiros, Diretora de Operações do Sem Parar, respondeu quatro perguntas sobre o funcionamento do free flow e o papel do pagamento automático nessa nova experiência:
O que é o Free Flow? Carla Barreiros (CB):
O free flow é um sistema de pedágio que permite identificar e cobrar veículos sem que seja necessário parar ou reduzir a velocidade. Os pórticos equipados com sensores substituem as cabines tradicionais, tornando o fluxo mais ágil, seguro e conveniente. Esse modelo já é amplamente utilizado em países europeus, nos Estados Unidos e no Chile.
Como funciona a cobrança no free flow?
CB: Os pórticos identificam e classificam eletronicamente os veículos e determinam a tarifa a ser paga. Para clientes Sem Parar, a cobrança é automática, com desconto e sem necessidade de qualquer ação adicional.
Quais as vantagens da tag para o free flow?
CB: O uso da tag Sem Parar garante uma experiência mais prática e conveniente, pois o valor é cobrado automaticamente na fatura, sem necessidade de acessar sites ou gerar boletos, além de oferecer descontos de 5% na tarifa do pedágio e para usuários frequentes com veículos de passeio, o desconto pode chegar em até 80%. O Sem Parar também possui planos específicos para uso do free flow sem cobrança de mensalidade. Quem não utiliza tag pode pagar manualmente, mas o processo exige consulta posterior, emissão de boleto e pagamento dentro do prazo para evitar pendências.
Será necessário trocar a tag atual por um novo modelo?
CB: Não. As mais de 7,5 milhões de tags ativas do Sem Parar já são compatíveis com o free flow e com os sistemas tradicionais. Não há necessidade de substituição.