Cultura
Urubu: uma experiência teatral intensa e reflexiva
Peça GRATUITA estreia, com curta temporada, no Centro Cultural Olido
A partir de 28 de agosto, o Centro Cultural Olido, na Sala Paissandú, recebe Urubu, espetáculo que mergulha no mistério da vida e da morte por meio de uma narrativa poética, intensa e cheia de camadas.
Idealizado pela multiartista Priscila Lima e dirigido pelo premiado artista Azulllllll, o trabalho traz ao palco os atores Priscila Lima (conhecida por seus trabalhos: No Mundo da Luna (2023), Ana (2023) e Brilhante FC (2012)) e Rael Barja (conhecido pelo seus trabalhos: Malhação (2007-2010), O meu Sangue Ferve Por Você (2023), e Música para Morrer de Amor (2019)), em uma trama onde a linha entre existência e fim se torna tênue, refletida em uma sala de espelhos que é palco para memórias, identidades e emoções.
Urubu propõe uma viagem em espiral pelo tempo e pelo sentimento, numa construção coletiva que nasceu de improvisos e conversas sobre a morte, tema universal, mas tratado aqui com uma sensibilidade única, questionando como a consciência do fim molda a maneira como vivemos. Em um jogo de repetições, fugas e encontros, as personagens Dália e Manoel se confundem e se encontram, buscando nas sombras o sentido de si mesmas.
“Escolher esse animal para simbolizar nosso espetáculo é dizer que estamos dispostos a transmutar o que está morto em vida, a procurar a nutrição onde só parece haver abandono. Urubu trata a morte como uma passagem para um estágio onde a vida continua, a identidade como um ser vivo cheio de personalidade e sempre em descoberta, e o afeto e a memória como forças que escapam mesmo das prisões mais inescapáveis. Como diz o texto da peça: “O quem tem depois da morte é a vida, Dália! A vida!”. Comenta Azulllllll, diretor geral do espetáculo.
“A expectativa para a estreia é, sem dúvida, elevada. Estou particularmente curiosa e ansiosa para observar a reação do público diante desta narrativa de terror, um gênero em ascensão, embora ainda pouco explorado. A peça aborda um tema intrinsecamente ligado à morte, sobre o qual conversamos extensivamente durante a preparação. Apesar de ser a única certeza da vida, a morte é um assunto delicado, muitas vezes evitado. Considero que grande parte das nossas escolhas e prioridades é influenciada pelo medo da morte. Portanto, estou especialmente interessada em descobrir a reação do público a este tema. Desejo, ansiosamente, conversar com as pessoas após a apresentação, para entender como esta peça as tocará ao abordar um assunto tão sensível”, comenta Priscila Lima, uma das protagonistas da peça.
O espetáculo conta com uma equipe artística e técnica formada por talentos de destaque: da direção musical de Azulllllll e composições originais de Bianca Godoi ao cenário criado por Rafael Fassani, passando pela iluminação de Helô Duran e figurino de Leo Portilho. A direção de movimento é assinada por Fabrício Licursi, a identidade visual por Lucas Pires e a produção da Corpo Rastreado. Toda a composição artística revela um projeto pensado para provocar não apenas o olhar, mas o corpo e a alma do espectador.
“Meu personagem, Manoel, foi ganhando vida como um grande quebra-cabeças a ser montado. Trouxe essas peças e as coloquei na mesa e juntos (Eu, Pri, Azulllllll e Sarah) fomos montando esse homem meio ficção/meio sonho/meio realidade. A partir de improvisos físicos e propostas textuais, Manoel foi tomando forma através do nosso movimento corporal e rítmico em relação um ao outro. Então, foi e é um processo que exige um corpo extremamente vivo e desperto pra história poder ser contada dentro da atmosfera cheia de labirintos sinuosos que é explorar os temas que escolhemos tocar”, finaliza Rael Barja .
Serviço:
Urubu
Centro Cultural Olido – Sala Paissandú
Endereço: Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01035-000
De 28 de agosto a 6 de setembro
Quinta a sábado, sessões às 17h e 20h.
Domingo 19h.
Entrada gratuita – 139 lugares
Instagram: @urubu_teatro
FICHA TÉCNICA:
Idealização: Priscila Lima
Direção Geral e Direção Musical: Azulllllll
Texto: Azulllllll, Priscila Lima, Rael Barja e Sarah Lessa
Elenco: Priscila Lima e Rael Barja
Diretora Assistente: Sarah Lessa
Trilha Sonora: Azulllllll e Bianca Godoi
Composições Originais: Bianca Godoi
Direção de Movimento: Fabrício Licursi
Iluminação: Helô Duran
Figurino: Leo Portilho
Cenário: Rafael Fassani
Cenotécnico: Pedro Drunska dos Santos
Identidade Visual: Lucas Pires
Fotos ID Visual e Divulgação: André Nicolau
Wigs: Sttefone
Jaqueta Dália: diegogama
Costura: Raissa Bell
Operação de Som: Bianca Godoi
Operação de Luz: Helô Duran
Libras: Yanna Porcino e Bianca Lorena
Mediação Acessibilidade: Bruno Fanin
Audiodescrição: Anderson Nepomuceno
Coordenação Acessibilidade: Vanessa Bruna – Incluir Pela Arte
Mídias Sociais: Alexandre Ammano
Fotos Ensaios: Leonardo Bonato
Assessoria de Imprensa: Claudia Mello
Produção: Corpo Rastreado – Anderson Vieira
APRESENTAÇÕES:
28/8 – 20h
29/8 – 17h e 20h
30/8 – 17h e 20h
31/8 – 17h
04/9 – 17h e 20h
05/9 – 17h e 20h
06/9 – 17h e 20h
Debates 30min. (sempre após as sessões das 17h): 29/8, 30/,8, 04/9, 05/9 e 06/9
*Acessibilidade:
• 28/8 – 20h – Libras+ Audiodescrição
• 29/8 – 20h – Libras + Audiodescrição
• 30/8 – 20h – Libras + Audiodescrição
• 31/8 – 17h – Libras + Audiodescrição
• 04/9 – 17h – Libras
• 05/9 – 17h – Libras
• 06/9 – 17h – Libras
As rodas de conversa terão intérprete de Libras caso haja pessoas surdas na plateia.
Cultura
Identidade e resistência em foco: Negro Sou transforma Linhares em palco da realeza africana
Uma celebração grandiosa da ancestralidade, da força e da beleza do povo negro acontece no dia 22 de novembro (sábado), em Linhares (ES), no Complexo Cultural e Esportivo do Palmital: o Desfile da Realeza Africana – Negro Sou. Em sua 7ª edição, o evento gratuito traz na programação oficina de culinária quilombola, intercâmbio afro com grupos artísticos e o desfile. É um rito de passagem, uma travessia poética que une passado, presente e futuro em uma só voz, ecoando a resistência e o orgulho de uma história que o tempo jamais apagará.
Idealizado pelo Instituto Negro Sou, o desfile é a culminância de um ano inteiro de ações culturais, educativas e de empoderamento, que tem como propósito promover o letramento racial, fortalecer a identidade negra e combater o racismo. Cada participante que pisa na passarela carrega o peso e a leveza de uma ancestralidade viva, resultado de formações de empoderamento, identidade, penteados afro e maquiagem, um processo de preparação que transforma o corpo em símbolo e o gesto em discurso.
“Existe toda uma preparação para que as pessoas que irão performar a realeza tenham letramento racial, estejam bem empoderadas e que reconheçam a força de sua identidade racial consigam levar todo esse conhecimento com ela para o dia do desfile e transmitir aos convidados. Os modelos participam de uma seleção, reuniões, formações presenciais, assinam termos de conduta, estudam e se preparam para performar figuras importantes da ancestralidade negra”, explica Ana Paula, criadora do projeto.
A abertura do evento ficará por conta do AfroSax do Miguel, que convida o público a uma experiência sensorial e espiritual por meio do som e da alma africana. Em seguida, o público será conduzido por um intercâmbio afro-cultural protagonizado pelo Grupo Quilombola Mirim de Povoação – Pequenas Raízes da Mamãe da Praia, e pela Banda de Congo ASMONELI, herdeira de uma tradição que pulsa no tambor e na memória coletiva.
Este ano, o desfile chega com novidades que reafirmam seu compromisso com a diversidade e a inclusão. Além da figura inédita do rei destaque, que se une à rainha para simbolizar o equilíbrio e a força da realeza negra, o evento contará com acessibilidade para a comunidade surda e para pessoas com deficiência, com estrutura pensada para o acolhimento e participação de todos. As roupas e adornos serão assinados pelo designer Anderson Vianna, que transforma tecidos em narrativas e costura histórias de resistência com arte e afeto.
Nascido em 2018, a partir de um projeto desenvolvido pela professora Ana Paula, na Escola Integral Bartouvino Costa l, o “Negro Sou” se expandiu e tornou-se uma poderosa ferramenta de transformação. O que começou como disciplina eletiva virou um movimento que envolve toda a comunidade linharense, promovendo o reencontro com a ancestralidade e a valorização das expressões culturais afro-brasileiras.
O Desfile da Realeza Africana – Negro Sou é gratuito e aberto ao público. Mais do que um espetáculo, é uma celebração de pertencimento, identidade e amor-próprio. É o espelho onde a negritude se reconhece como potência, arte e herança. Um convite para que todos, de todas as cores e origens, se unam na mesma batida ancestral que ecoa do coração da África até o Espírito Santo!
A ficha técnica do evento reúne uma equipe comprometida com a valorização da cultura afro-brasileira e a inclusão em todas as suas formas. A realização é do Instituto Negro Sou, sob a presidência de Ana Paula, com direção geral da equipe do Instituto e figurinos assinados por Anderson Vianna. A produção é conduzida por uma equipe híbrida e diversa, formada por mulheres negras, pessoas cis, trans, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, reafirmando o compromisso do projeto com a representatividade, a diversidade e a força coletiva.
Programação
16h30 às 18h30: Oficina de culinária quilombola (inscrição no local)
18h30 às 19h30: Intercâmbio afro
Desfile: 19h30
Serviço
Desfile da Realeza Africana – Negro Sou
Data: 22 de novembro de 2025 (sábado)
Horário: 16h30
Ingresso: Gratuito
Local: Complexo Cultural e Esportivo do Palmital
Endereço: Av. Roberto Marinho, s/nº – Palmital – Linhares/ES
Classificação: Livre
Cultura
Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago
Tico de Moraes e a banda Saigon prestam homenagem ao ícone da música no dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h
Doze anos sem Emílio Santiago, um dos maiores intérpretes da história da Música Popular Brasileira. Para celebrar o seu legado sofisticado e eterno, o Blue Note Rio, em Copacabana, recebe um reencontro afetuoso entre músicos, memória e público. O tributo ao ícone da voz acontece no dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h.
A iniciativa partiu do baixista e diretor musical Alex Rocha, que acompanhou o artista por mais de uma década, ao reunir músicos que integraram a banda de Emílio em diferentes fases da carreira para um espetáculo especial que celebra a sua obra.
O cantor brasiliense Tico de Moraes, com sua voz refinada e presença marcante, traz à homenagem a vivência do jazz e da MPB contemporânea, ampliando o diálogo entre tradição e atualidade. Ele dividirá o palco com um time de peso, a banda Saigon, com Renan Francione (piano), Xande Figueiredo (bateria) e José Arimatéia (trompete), todos com trajetória junto a Emílio e passagens marcantes ao lado de nomes como Milton Nascimento, Mart’nália, Leny Andrade, Gilberto Gil, entre outros.
O repertório revisitará sucessos emblemáticos como “Logo Agora”, “Pelo Amor de Deus”, “Essa Fase do Amor”, “Verdade Chinesa” e “Saigon”, com arranjos cuidadosos e uma entrega emocional à altura do homenageado.
Serviço:
Local: Blue Note Rio – Avenida Atlântica, 1910, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
Dia e horário: dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h
Entrada: de R$ 60 a R$ 120, vendas pelo site https://www.eventim.com.br/artist/blue-note-rio/tico-moraes-banda-saigon-tributo-a-emilio-santiago-3965309/
Redes sociais:
Produção: Luciana Moisakis
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

Cultura
RioMar Recife tem programação Natalina neste fim de semana
O RioMar Recife promete garantir a diversão para todo o público neste fim de semana, com uma programação repleta de animação e magia dos Encantos de Natal RioMar. Confira a programação completa.
Encantos de Natal RioMar Recife
O RioMar Recife promove ativações especiais para encantar o período natalino de toda a família. Haverá encontro com o Biscoito Ginger na Praça de Eventos 1 – Piso L1, no sábado e no domingo, dias 22 e 23 de novembro. O meet&greet é gratuito e acontecerá às 14h, 16h e 18h, com uma hora de duração cada sessão.
Natal do RioMar Recife
O Natal do RioMar Recife conta com uma nova dimensão neste ano, ocupando as duas Praças de Eventos, localizadas no Piso L1, e criando um circuito conectado por uma passarela temática capaz de fazer o público de todas as idades vivenciar a magia natalina.
Com o tema “Encantos de Natal RioMar” e tendo como personagem da decoração o biscoito de gengibre, clássico das festas natalinas, com uma cenografia rica em luzes, figurinos exclusivos, texturas, cores e muitas estruturas instagramáveis. O projeto mescla o contemplativo ao interativo através de games e projeções, além de uma experiência multissensorial, com aromas especiais de baunilha e chocolate permeando os ambientes dos biscoitos natalinos. As data e horário de visita são agendados através do App do RioMar Recife. Cada cadastro permite a inscrição de um CPF com direito a mais três acompanhantes por sessão/dia.
Lazer
O RioMar Recife ainda conta com outras opções de lazer para quem busca diversão e comodidade em um só lugar. São 12 salas de cinema no Cinemark, sendo duas salas Prime, Teatro, boliche, Game Station, Game Box e operações como o Vila Trampolim e Clube das Estrelinhas, que contam com atrações para o público de todas as idades.
App
Toda a agenda de eventos, serviços e horário de funcionamento pode ser conferida no App RioMar Recife, disponível para download gratuito para iOS e Android. Além disso, a plataforma oferece funcionalidades como mapa de geolocalização das lojas do shopping, reserva de restaurantes, pagamento de estacionamento, conteúdos, entre outras.
-
Comportamento5 dias atrásDa Penha (RJ) para o Brasil: Dalilla Rubim transforma autenticidade e carisma em marca seguida por milhares
-
Saúde1 semana atrásCafeína faz mal? Verdades, mitos e limites seguros de consumo
-
Gastronomia1 semana atrásSão Miguel celebra o clima do interior na Festa da Fazenda, com entrada gratuita e atrações para toda a família
-
Esportes1 semana atrásAmazon Wellness: experiência inédita une bem-estar e preservação ambiental em Manaus
-
Notícias1 semana atrásComo pedir alimentos perecíveis online? Protocolos essenciais, segurança sanitária e mais
-
Esportes1 semana atrásEx-jogador Romário estreia como colunista do Jornal O DIA
-
Saúde1 semana atrásSociedade Brasileira de Neurologia Infantil divulga orientações atualizadas para o TEA
-
Moda e Beleza3 dias atrásOcta Fashion 2025 apresenta novas narrativas da moda catarinense e destaca o resgate das técnicas manuais




