Home Notícias Educação Unicamp aprova cotas para pessoas trans, travestis ou não binárias
Educação

Unicamp aprova cotas para pessoas trans, travestis ou não binárias

Envie
Envie

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior paulista, aprovou, por unanimidade, a adoção de cotas para pessoas que se autodeclaram trans, travestis ou não-binárias em seus cursos de graduação.

Aprovada em reunião realizada na terça-feira (1º), a proposta é resultado de articulação entre a reitoria, alunos e movimentos sociais, como o Ateliê TransMoras e o Núcleo de Consciência Trans. 

“Trata-se de mais um momento histórico para nossa universidade”, disse o professor José Alves Neto, coordenador da Comissão Permanente para os Vestibulares [Comvest] e integrante do grupo de trabalho que formulou a proposta. Segundo o professor, dos 15 integrantes do grupo de trabalho, sete são pessoas que se definem como trans.

A Unicamp informou que as vagas serão disponibilizadas no edital Enem-Unicamp e vão permitir a participação tanto de candidatos de escolas públicas quanto privadas.

Nos cursos com até 30 vagas disponíveis, pelo menos uma vaga regular ou adicional deverá ser voltada para essa população. Já nos cursos com 30 vagas ou mais, deverão ser ofertadas pelo menos duas vagas, que deverão ser regulares ou adicionais.

O processo de seleção dos candidatos inclui uma autodeclaração no momento da inscrição ao vestibular. Além disso, haverá exigência de um relato de vida, que será submetido a uma comissão de verificação. Após cinco anos da abertura dessas primeiras vagas, a Unicamp vai fazer uma análise sobre os resultados da aplicação dessa política.

Segundo dados da Comvest, 279 candidatos se inscreveram usando nome social no vestibular deste ano na Unicamp. Do total de inscritos, 40 foram convocados. Os cursos mais procurados foram artes visuais, ciências biológicas e medicina.

Atualmente, informou a Unicamp, 13 universidades federais ou estaduais contam com esse tipo de sistema de acesso à graduação.

Fonte

Envie
Artigo relacionado
Educação

SP: Justiça dá 5 dias para prefeitura explicar privatização de escolas

A Justiça de São Paulo deu prazo de cinco dias úteis para...

Educação

Inscrições para Encceja Exterior 2025 vão até dia 27

Os interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de...

João Macedo/Agência MiThi
Educação

Campanha do Agasalho mobiliza alunos no DF

Legenda: Alunos do High School da Escola Canadense de Brasília organizam as...

Educação

Coleta de dados do Censo Superior 2024 termina nesta quarta-feira

Os representantes das Instituições de Educação Superior (IES) de todo o país...