Home Estilo de vida Saúde UNACCAM alerta: O papel das ONGs no enfrentamento do câncer de mama
Saúde

UNACCAM alerta: O papel das ONGs no enfrentamento do câncer de mama

Envie
UNACCAM alerta: O papel das ONGs no enfrentamento do câncer de mama
Foto: Divulgação
Envie

A Dra. Clarísia Ramos, presidente da ONG UNACCAM, participará do evento “Outubro Rosa e a qualidade de vida” na Câmara Municipal de Assis. A rodada de conversa abordará a importância do voluntariado no cuidado e acolhimento das mulheres que estão passando pelo tratamento de câncer de mama.

Segundo a Dra. Clarísia Ramos: “Temos uma sólida experiência na capacitação de indivíduos para se tornarem agentes de informação e sabemos o quão importante é essa capacitação. Informar sobre as políticas públicas existentes é uma das questões mais urgentes. É fato que as pacientes inseridas no sistema de saúde têm maiores chances de cura”.

Estima-se que seja possível diminuir em até 50% o índice de mortalidade dos casos de câncer de mama no Brasil. No entanto, esse cenário só se torna possível com acesso ao diagnóstico precoce, tratamento adequado e informações sobre a doença e seus recursos de tratamento físico e emocional. A chance de cura do câncer de mama chega a 90% quando o diagnóstico é feito de maneira precoce em todo o mundo. No Brasil, trabalhamos atualmente com um índice de 60%, que poderia ser aumentado com o acesso ao diagnóstico precoce, tratamento adequado, educação sobre saúde, conscientização sobre direitos civis e autoestima na busca pelo tratamento físico e emocional – trabalho que tem sido realizado pelo terceiro setor, incluindo organizações não governamentais como a UNACCAM.

Sobre a UNACCAM: A ONG Unaccam – União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama foi fundada em 2001 por Ermantina Ramos, uma paulistana que, por ter perdido a mãe muito cedo vítima de câncer, encontrou na dor a motivação para ajudar mulheres a cuidarem da saúde. Tininha (como era conhecida), com o apoio do Dr. José Aristodemo Pinotti e da amiga Lourdinha Borges (paciente com câncer de mama), começou o trabalho de angariar e capacitar voluntários. Hoje, a entidade é presidida por Clarísia Ramos, filha de sua fundadora. A UNACCAM foi pioneira na capacitação de voluntários para acompanhar pacientes com câncer de mama e, ao longo de sua trajetória, amadureceu o entendimento de que é necessário capacitar pessoas, trazendo informações sobre a importância do diagnóstico precoce e conhecimento das políticas públicas para que a jornada do paciente seja bem-sucedida.

Para mais informações, acesse: www.unaccam.org.br Instagram: @unaccam

Serviço: Local: Câmara Municipal de Assis Data: 03 de outubro às 19h

Envie
Artigo relacionado
Saúde

Inchaço nas pernas pode ser lipedema: veja outros sintomas

Como muitas pessoas, a professora Kallyne Cafuri Alves acabou ganhando alguns quilos...

Saúde

Inverno aumenta preocupação com vírus respiratórios

Os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) registrados nas primeiras 24...

Saúde

Avanços na oftalmologia tornam cirurgias de catarata mais seguras no Piauí

Redação – Vanessa Martins O desenvolvimento de tecnologias na área da oftalmologia...

Divulgação
Saúde

Muito além da aparência: o impacto real do lipedema e da celulite

Por Dr. Cleugo Porto – médico especialista em lipedema e celulite “Durante...