A Dra. Clarísia Ramos, presidente da ONG UNACCAM, participará do evento “Outubro Rosa e a qualidade de vida” na Câmara Municipal de Assis. A rodada de conversa abordará a importância do voluntariado no cuidado e acolhimento das mulheres que estão passando pelo tratamento de câncer de mama.
Segundo a Dra. Clarísia Ramos: “Temos uma sólida experiência na capacitação de indivíduos para se tornarem agentes de informação e sabemos o quão importante é essa capacitação. Informar sobre as políticas públicas existentes é uma das questões mais urgentes. É fato que as pacientes inseridas no sistema de saúde têm maiores chances de cura”.
Estima-se que seja possível diminuir em até 50% o índice de mortalidade dos casos de câncer de mama no Brasil. No entanto, esse cenário só se torna possível com acesso ao diagnóstico precoce, tratamento adequado e informações sobre a doença e seus recursos de tratamento físico e emocional. A chance de cura do câncer de mama chega a 90% quando o diagnóstico é feito de maneira precoce em todo o mundo. No Brasil, trabalhamos atualmente com um índice de 60%, que poderia ser aumentado com o acesso ao diagnóstico precoce, tratamento adequado, educação sobre saúde, conscientização sobre direitos civis e autoestima na busca pelo tratamento físico e emocional – trabalho que tem sido realizado pelo terceiro setor, incluindo organizações não governamentais como a UNACCAM.
Sobre a UNACCAM: A ONG Unaccam – União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama foi fundada em 2001 por Ermantina Ramos, uma paulistana que, por ter perdido a mãe muito cedo vítima de câncer, encontrou na dor a motivação para ajudar mulheres a cuidarem da saúde. Tininha (como era conhecida), com o apoio do Dr. José Aristodemo Pinotti e da amiga Lourdinha Borges (paciente com câncer de mama), começou o trabalho de angariar e capacitar voluntários. Hoje, a entidade é presidida por Clarísia Ramos, filha de sua fundadora. A UNACCAM foi pioneira na capacitação de voluntários para acompanhar pacientes com câncer de mama e, ao longo de sua trajetória, amadureceu o entendimento de que é necessário capacitar pessoas, trazendo informações sobre a importância do diagnóstico precoce e conhecimento das políticas públicas para que a jornada do paciente seja bem-sucedida.
Para mais informações, acesse: www.unaccam.org.br Instagram: @unaccam
Serviço: Local: Câmara Municipal de Assis Data: 03 de outubro às 19h