Home Entretenimento Cinema UMA UTOPIA CUBANA: Documentário expõe o bloqueio dos EUA a Cuba, em narrativa pessoal e emocionante
Cinema

UMA UTOPIA CUBANA: Documentário expõe o bloqueio dos EUA a Cuba, em narrativa pessoal e emocionante

Envie
Imagem Do Whatsapp De 2024 01 17 à(s) 20.55.45 63528878
Foto: Reprodução
Envie

Um maestro brasileiro vai a Cuba, para um Concerto em comemoração a seus 50 anos como pianista.

Essa é apenas a premissa do documentário “Sin embargo, uma utopia”: acompanhando as andanças do maestro Kleber Mazziero por terras cubanas, a partir do encontro de um artista brasileiro com artistas cubanos, da arte brasileira com a arte cubana, o espectador observa a realidade dura vivida por seus habitantes: grandes filas para comprar bens mínimos, poucos produtos à disposição, pouco dinheiro para a população; por outro lado, um país que coloca a cultura e a educação como pilares na formação de cada indivíduo e que proporciona ensino de qualidade e saúde de modo igual a cada cidadão.

Kleber Mazziero, além de maestro, é filósofo, diretor teatral, cineasta, autor de livros de vários gêneros. Mazziero é conhecido como “el genio brasileño”: um artista múltiplo.

A diretora do documentário, Fabiana Parra, consegue valorizar essa característica de Mazziero e acompanha o contato e a formação de vínculos do maestro com as personagens cubanas com quem se encontra: os pianistas que interpretam suas sonatas no Museu de Belas Artes, a mãe de um dos pianistas, um bailarino, uma educadora, uma musicóloga, um cantor de salsa, uma pianista popular. O afeto e a proximidade determinam o tom do documentário, a partir do olhar da diretora, que dá rosto para o anônimo sofrimento de um povo: Cuba não é apenas “um país comunista”. É um país com pessoas reais, amáveis, com talentos os mais vários, afetos e também com necessidades. Em determinado momento do filme, Mazziero vem às lágrimas, com a frase: “Não se mata um país de fome; não se mata”. Essa emoção perpassa o filme do início ao fim, em forma de denúncia e de conversas afetuosas.

Em uma época em que se demoniza Cuba (o documentário lembra ao espectador que, sob o governo Trump, Cuba foi incluída na lista de “Países patrocinadores do terrorismo”), “Sin Embargo, uma utopia” promove um abraço entre Brasil e Cuba, e desde o título já aponta que os dois países são mais próximos do que se supõe, e que, sem o Embargo imposto pelos Estados Unidos, Cuba segue sendo uma utopia.

Sin Embargo, uma utopia (90 minutos)

Estreia em Havana, na Feira do Livro.

O filme ficará em cartaz de 15 a 25 de fevereiro, em Havana.

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=PWejANCUV64

Envie
Artigo relacionado
Divulgação
Cinema

CineHebeClube exibe filme “Baby” com a presença do cineasta Marcelo Caetano

Iniciativa da Cia da Hebe, em Espírito Santo do Pinhal, traz o...

Crédito: Disney/Reprodução
Cinema

Sessão de cinema adaptada para famílias com bebê exibe “Uma Sexta-feira Mais Louca Ainda” nesta terça

Com a sala adaptada para trazer conforto para que famílias com bebês...

Cinema

Fernanda Mandriola no 82º Festival de Cinema de Veneza

Produtora Brasileira, Fernanda Mandriola, esteve presente no 82º Festival de Cinema deVeneza...

Cinema

Rafael Lorran leva a voz do Brasil e das minorias ao 82º Festival de Cinema de Veneza

Rafael Lorran, publicitário e criativo brasileiro, marcou presença no 82º Festival de...