Home Social Uma amazônida pelo mundo em defesa das mulheres brasileiras
Social

Uma amazônida pelo mundo em defesa das mulheres brasileiras

Envie
Whatsapp Image 2024 07 15 At 12.28.47
Envie

Conheça Carmen Foro, que assumiu a Secretaria Nacional de Articulação Institucional Ações Temáticas Participação Política convidada pelo presidente Lula e luta pela dignidade das mulheres pelo Brasil afora

O rio Guajarauna, no município de Mojú e localizado no nordeste do Pará, foi o cenário da identidade e libertação para a pequena Carmen, filha de Joana Ferreira da Silva, que disse à sua filha que, para aprender a ler e escrever, a menina tinha que primeiro saber nadar. Na famosa capital mundial do açaí, a pequena Carmen enfrentou bravamente os desafios no trabalho no campo para colaborar com o sustento de sua família, após a morte do pai, que deixou seis filhos pequenos num povoado ribeirinho.

Sua trajetória foi construída com coragem, luta e defesa das mulheres do campo e ,nesse contexto, foi ocupado um espaço na época em que as mulheres não o alcançavam. O espírito de liderança prevaleceu desde jovem, nos anos 90, e foi no no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Igarapé-Miri, município do Pará, que a jovem ribeirinha ocupou seu espaço em meio a um cenário formado apenas por homens. Na Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado do Pará, foi Secretária das Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais – CONTAG. Foi a primeira mulher a ser Secretária-Geralmente Central Única dos Trabalhadores, a CUT. E responsável por realizar um dos movimentos mais importantes do Brasil: a Marcha das Margaridas, nome especial para as mulheres do campo, floresta e das águas que ocupam anualmente o Planalto Central distribuindo sorrisos, flores e esperança. O objetivo do movimento é mostrar o verdadeiro valor das mulheres do campo, o que com frequência chama atenção da imprensa mundial.

Em 2023, quando foi criado o Ministério das Mulheres do Governo do presidente Lula, Carmen foi convidada pelo próprio para assumir da Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, uma pasta de tamanha grandiosidade para essa amazônida de apenas 1,50m de altura.

Com muita determinação e coragem, Carmen encara um pequeno orçamento de 10 milhões de reais, transformando o seu trabalho num universo gigante de oportunidades para as mulheres de todo o país. Ela diz que sua missão é fortalecer as secretarias estaduais e municipais de políticas para as mulheres, alinhando a dignidade, a transformação e o reconhecimento da mulher no mercado de trabalho.

Essa gigante encara com a cabeça erguida discussões na Organização das Nações Unidas – ONU, na COP de 2023, em Dubai, e representa o Brasil e o Ministério das Mulheres em reuniões sobre a COP 30, que será realizada em Belém, no Pará, em 2025, e em Bonn, na Alemanha, que ocorreu em junho deste ano.

“Trilhar este caminho em prol das mulheres brasileiras no Governo Lula é uma honra para uma mulher amazônida que acredita nesse país e no poder de transformação da mulher pelo mundo. Me inspiro em grandes mulheres como a minha mãe, Joana, a deputada Benedita da Silva, a presidenta Dilma Rousseff e Michelle Obama. Todas mulheres que fazem desse cenário um orgulho em sermos mulheres.”

E ela não para por aí. Carmen Foro tem muito o que fazer nesse Brasil afora. Seu grande sonho é eliminar a prostituição infantil, ver mais mulheres sorrindo, acabar com a diferença laboral e salarial entre mulheres e homens, além de fortalecer as mulheres pretas nos espaços de poder e decisão.

E é justamente nesse Brasil que brilha para o mundo que essa preta amazônida é um orgulho para o Presidente Lula, que sempre se refere à ela com carinho e não se cansa de citar em seus discursos que tem uma guerreira em seu governo. Ou seja, Carmen Foro é uma mulher necessária que inspira outras mulheres, como ela, para que se espalhem nas políticas públicas do país.

 

Envie
Artigo relacionado
Está aberto o 3º edital da Takeda para seleção de projetos aprovados em Leis de Incentivos Fiscais
Social

Está aberto o 3º edital da Takeda para seleção de projetos aprovados em Leis de Incentivos Fiscais

Guiada pelo propósito de transformar vidas, a Takeda convida instituições sem fins...

GAC-PE ocupa o Quiosque Solidário do RioMar Recife em setembro
Social

GAC-PE ocupa o Quiosque Solidário do RioMar Recife em setembro

O Quiosque Solidário do RioMar Recife recebe, em setembro, o Grupo de...

Conexão Juventude 2023 Lucas Marçal
Social

Inclusão e Diversidade se traduzem em arte no Conexão Juventude

Realizado em quatro capitais do Nordeste, evento mobiliza 5 mil jovens em...

Copyright 2024 rededesitesbr. All rights reserved powered by rededesitesbr