“Desde o início da nossa participação no Circuito Cria, organizado pela Scot Consultoria, o objetivo foi compartilhar informações, conhecimento e apresentar as mais recentes tecnologias do mercado. Conseguimos fazer isso. Nessas primeiras semanas, abordamos o ajuste das tecnologias de suplementação ao sistema produtivo local, destacando os benefícios de um sistema que entrega bezerros mais fortes e saudáveis, preparados para suprir um mercado cada vez mais exigente,” afirma Emanuel Oliveira, gerente de produtos para ruminantes da Trouw Nutrition, empresa patrocinadora do Circuito Cria, iniciativa que percorreu mais de 1.000 km pelo Mato Grosso do Sul, com um roteiro focado em palestras sobre avanços genéticos e eficiência reprodutiva, essenciais para fortalecer a cadeia da produção de carne bovina.
A jornada começou na Fazenda Periquitos, na cidade de Três Lagoas, onde foi demonstrada a suplementação via creep-feeding, estratégia alimentar que visa introduzir os bezerros ao alimento sólido já nas primeiras semanas de vida. Com isso, é possível fornecer suplementação estratégica antes da desmama. “Nesta propriedade, a técnica é usada principalmente para aumentar o peso ao desmame, o que garante melhor retorno econômico na comercialização dos bezerros machos. Além disso, as fêmeas são desafiadas à reprodução precocemente na propriedade, e essa tecnologia contribui para um maior ganho de peso, aumentando o número de animais aptos para a estação de monta no mesmo ano em que são desmamados,” explica Rodrigo Cistolo Lopes, coordenador técnico da Trouw Nutrition que acompanhou a primeira rota da expedição.
Outro ponto abordado na expedição foram as tecnologias utilizadas, como a suplementação no período do inverno. O coordenador da Trouw explica que é essencial compreender o sistema de produção da fazenda para definir a suplementação mais adequada — seja um mineral ou uma suplementação robusta, sempre priorizando o melhor custo-benefício. Cada categoria da cria possui suas particularidades, como as primíparas e secundíparas, estas possuem necessidades distintas das vacas adultas,
pois esses animais geralmente ainda estão em fase de crescimento (uma vaca se torna adulta após os 5 anos de idade). Caso recebam apenas suplemento mineral num pasto de seca com baixa qualidade, seu escore corporal pode ficar abaixo do ideal, impactando o desenvolvimento dos bezerros e os índices de prenhez.
A próxima parada do Circuito Cria foi em Água Clara e Camapuã, com visita à Fazenda Nossa Senhora da Muxima, do grupo Colpar, referência em acasalamento de fêmeas aos 14 meses. Anualmente, a fazenda coloca em monta cerca de 8 mil fêmeas precoces, utilizando tecnologias como o IntelliBond®, da Trouw. Na Fazenda Saltinho, o destaque foi o modelo de integração lavoura-pecuária, que promove terminação eficiente e sustentável, combinando produtividade e responsabilidade ambiental. Ao chegar ao Pantanal, a equipe conheceu a Fazenda Santa Neide, situada em Paiaguás, que impressiona pela organização do processo de reprodução e suplementação proteica na recria, fatores que refletem diretamente na valorização genética e nutricional dos animais. Por fim, a Fazenda Cáceres, localizada em áreas de capim nativo, destacou-se pela intensificação da recria e pela adaptação de tecnologias em um bioma com características singulares.
“A sensação é de dever cumprido. Essa ação proporcionou trocas de conhecimento, observação de modelos variados de criação e reafirmou a importância de uma suplementação estratégica adaptada às especificidades de cada região. Nas conversas com os produtores, ficou evidente o impacto positivo da intensificação dos sistemas de cria, especialmente com o uso de tecnologias avançadas em genética, pastagem e nutrição,” compartilha André Oliveira, consultor técnico da Trouw Nutrition.
Para Emanuel Oliveira, participar do projeto reforça o compromisso com a pecuária nacional e a contribuição para o avanço de práticas que agregam valor ao negócio. “Mais do que uma simples visita, essa expedição representa nossa missão de transformar a cria em um ciclo de alta produtividade e rentabilidade para o pecuarista”, finaliza o gerente de produtos para ruminantes da Trouw Nutrition.