Em sintonia com o Trophy Tour no Brasil que começou nesta terça-feira (12), o site oficial do Bayer 04 Leverkusen – Bayer04.de – relembrou a ligação de longa data entre o chamado Werkself e os jogadores brasileiros. A lista é longa e impressionante.
São 24 atletas que vestiram a camisa do Bayer 04 Leverkusen de 1987 até os dias atuais.
Tita foi o pioneiro tendo vindo para a Alemanha após dez anos nos principais clubes brasileiros Vasco da Gama, Flamengo Grêmio.
Ele desempenhou um papel crucial na conquista do primeiro grande troféu do clube naquela temporada: a Copa da UEFA em 1988. O atacante fez o gol do título da equipe alemã numa decisão contra o Espanyol de Barcelona em plena Catalunha. Tita fez apenas 26 jogos e marcou 12 gols.
O zagueiro Jorginho e depois o dinâmico Paulo Sergio vieram depois.
O atacante jogou 150 jogos e marcou 64 gols. Durante seu tempo no Leverkusen, ele ganhou a Copa do Mundo com o Brasil em 1994 – junto com Jorginho, que já estava no Bayern de Munique naquela época.
Como uma lenda oficial do Bayer 04, Paulo Sergio participará de vários eventos do Trophy Tour em São Paulo (SP), sua cidade natal.
”Fui um dos pioneiros. Naquela época, eram aceito apenas três estrangeiros por clube no futebol alemão, hoje é muito diferente. Tive que adaptar a cultura, falar a língua e isso fez com que eu evoluísse no time, que atualmente sou embaixador”.