Competições da última etapa feminina do Circuito Mundial tiveram início nesta sexta-feira (12). Na Pro Júnior, a maior pontuação foi da portuguesa Luana Dourado, vice-campeã de 2024. Neste sábado (13), as atletas PCD entram na água, definindo os títulos de 2025, na praia do Solemar, em Jacaraípe
Setembro, 2025 – OArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025, apresentado por Extrabom, começou nesta sexta-feira (12), na praia do Solemar, em Jacaraípe, na Serra (ES), válido pela última etapa feminina do Circuito Mundial. Foram disputadas as primeiras baterias da Pro Júnior e Máster. As duas categorias são realizadas em etapa única no Circuito, exclusivas do Wahine. Na Máster, a tricampeã Mariana Nogueira confirmou seu favoritismo e foi a melhor do dia, com 15 pontos. Foram oito baterias, com a participação de 28 atletas do Brasil, Havaí, Marrocos e Portugal.
“Foi ótimo. O mar estava difícil, mas faz parte. Temos de escolher a onda certa, para tentar fazer o melhor possível. Estou buscando o tetracampeonato, mas o principal de tudo no Wahine é a união das meninas, passar a nossa experiência, a troca de estilos, de cultura, de histórias”, explicou a carioca Mariana.
A também brasileira Juliana Dourado foi a segunda melhor desta sexta, com 12.50 pontos. A categoria conta com a presença da primeira campeã do Circuito Mundial de Bodyboarding, a paulista Claudia Ferrari, que mora no Havaí e é convidada do evento. Ela terminou em terceiro em sua bateria, com 8.90 pontos.
A categoria Pro Júnior foi a primeira a entrar no mar nesta sexta, com quatro baterias, não eliminatórias e a participação de 13 atletas, representando Brasil, Chile, Espanha, França, Peru e Portugal. A melhor nota do dia ficou com a portuguesa Luana Dourado, vice-campeã no ano passado, que venceu sua bateria marcando 14.50 pontos. A segunda maior pontuação foi da brasileira Manuella Giacomassi, com 10.75. A peruana Hannah Saavdra fez 10.25 e a portuguesa Maria Padilha, 8.50.
“Eu me senti muito bem neste primeiro dia. O nível está alto e tenho de dar sempre o meu melhor para chegar o mais longe possível, que é o meu objetivo. Encontrei boas ondas e estou muito feliz”, destacou Luana.
Campeãs da PCDs saem neste sábado – A programação deste sábado (13), segundo dia de disputas, colocará na água as atletas da categoria PCDs, a partir das 9h30, definindo as campeãs de 2025. A PCDs, que não conta pontos para o Circuito Mundial, é também uma categoria exclusiva do Wahine, que ano a ano faz história no evento, com as atletas desafiando seus limites. E, desde 2024, está ainda mais inclusiva. Além das amputadas e mastectomizadas, competem também as deficientes visuais. O professor Hudson Renato é o responsável pela categoria no ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, técnico esportivo do Comitê Paralímpico Brasileiro – em atletismo e natação paralímpica.
Entre as Deficientes Visuais, a campeã de 2024, Renata Bazone, 51 anos, volta em busca do bicampeonato. Carioca, ela chegou a Serra, no Espírito Santo ainda criança. Outra atleta capixaba confirmada é Letícia de Oliveira Alves, 16 anos, na Amputadas, vice-campeã em 2023 e 2024. E a bicampeã na Amputadas, Carla Cunha, de Pernambuco, 43 anos, também estará presente, em busca do tricampeonato – venceu em 2023 e 2024 -, assim como a cearense Cristiane Andrade, 46 anos, terceira colocada na Amputadas no ano passado. Na Mastectomizadas, a também cearense Rangéria Amorim, 48 anos, estará em Jacaraípe pela terceira vez. No ano passado, ficou com a quarta colocação na categoria.
Paralelamente às finais das categorias PCDs e entrega da premiação, a programação deste sábado terá Limpeza de Praia com Amigos da Jubarte, Projeto Tamar e Bateria de apresentação dos alunos do Instituto Neymara Carvalho (INC). Sem falar na Área Kids gratuita, com pipoca, algodão doce e uma surpresa especial, atração para a criançada e a comunidade do entorno do campeonato.
Destaque, também, para o ônibus do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, conhecido como Ônibus Rosa, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo que tem como objetivo dar suporte às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
A etapa – As melhores atletas do ranking mundial do IBC (International Bodyboarding Corporation) estão no Espírito Santo para a disputa do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025. São 120 bodyboarders, de mais de 10 países, na competição que tem uma premiação total de 45 mil dólares (R$ 240 mil), transformando as ondas de Jacaraípe, mais uma vez, no centro das atenções do bodyboarding no mundo.
Além das campeãs mundiais da temporada na Pro Júnior e Máster, a competição definirá, também, o título da categoria Profissional. Na Profissional, a disputareúne nomes como a líder e a vice-líder do ranking mundial, Namika Yamashita (Japão) e Alexandra Rinder (Áustria), assim como a quarta colocada, a portuguesa Joana Schenker. O Brasil estará representado por atletas capixabas como Neymara Carvalho, número cinco no ranking mundial; Maíra Viana (carioca radicada no estado), décima primeira do mundo; Maylla Venturin, número sete; além de Luna Hardman (21ª) e Bianca Simões (oitava), destaques da nova geração.
O evento – O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025, organizado e idealizado pela pentacampeã mundial Neymara Carvalho, surgiu em 2021. “Wahine”, que significa mulher na língua havaiana, evidencia o resgate da conexão com os povos indígenas das ilhas do Havaí e inspira o evento. Foi em águas havaianas que a atleta venceu uma das mais acirradas disputas do Circuito Mundial, na Praia de Pipeline, ganhando em 2006 e 2011.
O Circuito Mundial Feminino tem quatro etapas ao longo do ano (Agadir/Marrocos, Iquique/Chile, Sintra/Portugal e Wahine/Brasil) e distribui total de 220 mil dólares de premiação. O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025, apresentado por Extrabom, tem patrocínio principal da ArcelorMittal, com patrocínio máster do Governo do Estado do Espírito Santo por meio da LIEC, patrocínio da EDP Brasil, com apoio do Grupo Coroa, Jaklayne Joias e Prefeitura de Serra, realização do INC (Instituto Neymara Carvalho) e IBC (International Bodyboarding Corporation), com homologação da Confederação Brasileira de Bodyboarding.
Rede Social:
Instagram: @wahinebbpro
@neymaracarvalho
@institutoneymaracarvalho
No ES: Lúcia Marins – luciammarins@gmail.com – 27 99943-8246
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br – 11 3285.5911
Site: www.zdl.com.br
Instagram: @zdlsports
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Foto: Wahine Bodyboarding Pro / Divulgação