Home Estilo de vida Casa e Decoração Tijolos à vista: Alvenaria ou Revestimento – Tendências e Cuidados
Casa e Decoração

Tijolos à vista: Alvenaria ou Revestimento – Tendências e Cuidados

Envie
Tijolos à vista: Alvenaria ou Revestimento – Tendências e Cuidados
Envie

Os tijolos à vista são opções cada vez mais populares, especialmente para quem busca um estilo mais rústico e vintage em sua decoração, seja em casa, escritório ou até mesmo no comércio. Eles podem ser utilizados tanto na alvenaria quanto no revestimento de paredes, e apresentam vantagens e desvantagens em ambos os casos.

De acordo com Núria Santos, da Tijoleste, o tijolo à vista é uma peça inteira. “O tijolo vai inteiro com uma marca de corte no meio, ou seja, a mesma peça pode ser usada para assentar, revestir, e o pedreiro vai cortar o tijolo e dividir em duas partes ou vai usar inteiro para fazer a alvenaria. O tijolo é o mesmo, você usa o material cortado para fazer revestimento e usa inteiro para fazer alvenaria”.

Na alvenaria, o tijolo à vista oferece um aspecto mais rural à construção, além de dispensar o uso de revestimentos adicionais. “Muitas pessoas fazem a parede descascada imitando tijolo de demolição, para trazer um estilo retrô”, relata Núria. No entanto, segundo ela, por ser feito de barro, é necessário realizar uma manutenção frequente, especialmente em áreas externas, onde é preciso impermeabilizar e cuidar do material com mais atenção.

Uma vantagem de alvenaria é que você faz a parede com o material já aparente, explica Núria. “Não precisa levantar a parede com bloco de cimento, com tijolo baiano ou com o bloco cerâmico e depois vir com o revestimento”. No entanto, é importante lembrar que os dois lados da parede ficarão com a mesma aparência, o que pode não ser desejado em alguns casos.

No mercado, é possível encontrar tijolos à vista em diferentes cores, como vermelho, vermelho mesclado e palha mesclado, além de opções retas ou para uso em cantos. Também existem tijolos curvos, ideais para criar decorações em poços ou outros elementos.

Sobre as tendências atuais em relação ao uso de tijolos à vista, Núria menciona que o mais comum é incluir a imitação de tijolos de demolição e a criação de paredes descascadas, sem rebaixamento de massa ou junta, para um aspecto mais rústico.

Ao utilizar tijolos à vista em áreas externas, ela informa que é importante realizar a impermeabilização adequada, “Se a preferência é ter um tijolo brilhoso, o impermeabilizante à base de solvente é o recomendado”. Além disso, é importante evitar o uso de verniz, que pode descascar com o tempo e danificar o material.

Os tijolos a vista são uma opção versátil e estilosa para quem busca um visual mais rústico em suas construções. No entanto, é importante considerar as vantagens e desvantagens de cada uso e tomar os cuidados necessários para garantir a durabilidade e beleza do material.

Contatos Imprensa:
Carol Freitas Assessoria
Ana Carolina de Freitas – 11 98110-6493
carolfreitas.jornalista@gmail.com

Envie

Mais notícias

Artigo relacionado
Casa e Decoração

Empreendimento exclusivo redefine luxo e sofisticação em Campinas

Plaenge e Pininfarina apresentam lançamento que harmoniza a tradição arquitetônica brasileira à...

Casa e Decoração

Grupo Officina leva brasilidade e inovação ao Salone del Mobile de Milão 2025

Pela quarta vez no evento, cultura nordestina é representada internacionalmente A essência...

Casa e Decoração

Climatização Residencial: Como Escolher os Equipamentos Certos para o Seu Lar

Em tempos de calor intenso ou mudanças bruscas de temperatura, contar com...

Casa e Decoração

Com risco crescente de enchentes, cresce a busca por guarda-móveis seguros: onde proteger seus bens da água?

Com as mudanças climáticas se intensificando, enchentes e alagamentos deixaram de ser...