Thiago Godoy e Felipe Andreoli falam sobre a saúde financeira em evento no Investment Center Itaú Personnalité
Com a presença de alguns clientes Personnalité, o educador financeiro e o jornalista conversaram sobre “Paternidade e Planejamento Financeiro Familiar”
Thiago Godoy e Felipe Andreoli subiram ao palco nesta quinta-feira (22) para participar de um evento realizado pelo Itaú Personnalité exclusivamente para seus clientes. O educador financeiro e o jornalista conversaram sobre paternidade e planejamento financeiro familiar. O encontro aconteceu no Investment Center, um espaço do Itaú Personnalité dedicado a oferecer assessorias personalizadas de investimentos e promover experiências que vão além do âmbito financeiro.
Julio Ackerman, Executivo do Itaú Personnalité, iniciou o encontro e anunciou os convidados da noite. Na sequência, Felipe Andreoli e Thiago Godoy falaram sobre suas experiências pessoais no papel de pais e de filhos. “Estamos aqui para falar sobre paternidade. Imagine nossos pais fazendo isso, certamente eles estariam em casa vendo o jogo que está passando agora. Estarmos aqui, já mostra essa mudança na nossa sociedade, essa maneira mais próxima e mais afetiva de cuidar dos filhos”, disse Andreoli abrindo a conversa.
Thiago contou que tratar das finanças da família junto com os filhos faz com que eles levem isso para a vida. “Se você fala de dinheiro e faz um planejamento para comprar coisas, a criança vai absorver e normalizar. Na minha casa, por exemplo, minha filha tem 3 anos e na lista do mercado, colocamos os itens que ela quer escolher”.
O educador financeiro também diz que recompensar a criança pode ser positivo, mas deve ser feito com cuidado: “Pagar pela leitura de um livro pode ser um estímulo, desde que ela goste do que está fazendo. Eu tenho estudado e conversado com outras pessoas que estudam o desenvolvimento do cérebro humano e, na minha visão, faz bem recompensar, pode ser com dinheiro ou outras coisas para não mercantilizar essa relação e deixar a criança ansiosa por dinheiro”.
“A negociação também é legal, por exemplo, a criança quer um brinquedo que tem um valor acima do que foi combinado, você pode negociar de uma forma saudável, afinal, a vida é uma negociação”, completou Thiago.
Para finalizar, Thiago indicou algumas formas de fazer seu filho ter uma boa relação com o dinheiro: “A internet edita e mostra uma vida que não é real, então, devemos mostrar a dura realidade de muita gente para que a criança tenha entendimento. Além disso, ela precisa ter espaço para errar, se frustrar e entender que nada vem fácil na vida”.
Sobre Thiago Godoy
Thiago Godoy é mestre pela FGV, onde estudou 400 famílias endividadas para entender as origens comportamentais e emocionais do desequilíbrio financeiro. Ele também é autor do best-seller “Emoções Financeiras”, palestrante duas vezes do TEDx e colunista no portal InfoMoney e na revista Vida Simples. Com 10 anos de experiência na área, foi Head da XP por 4 anos e liderou a Mobilização de Recursos e Relações Governamentais na Associação de Educação Financeira.
Para mais informações, entre em contato:
Amanda de Amorim – imprensa@papaifinanceiro.com.br – tel.: (11) 99336-2543