Cultura
The Norway-Brazil Connection faz show no Blue Note Rio, em Copacabana
Formado por consagrados músicos da Noruega, dos Estados Unidos e do Brasil, grupo se apresenta no dia 26 de novembro, quarta-feira, às 22h30
The Norway-Brazil Connection é uma colaboração internacional entre dois noruegueses, o guitarrista Hans Mathisen e o saxofonista Petter Wettre, o pianista nova-iorquino Cliff Korman e dois brasileiros, o baixista Augusto Mattoso e o baterista Kiko Freitas. A estreia do projeto será no palco do Blue Note Rio, em Copacabana, no dia 26 de novembro, quarta-feira, às 22h30.
O show desfilará uma bela mistura lírica de influências da ECM europeia, jazz norte-americano e, é claro, o intenso balanço brasileiro, com solistas excepcionais. No repertório, lindas composições de Mathisen e standards dos songbooks brasileiro e estadunidense. Após o Blue Note Rio, o grupo irá ao Uruguai, onde se apresentará no Festival Internacional de Jazz de Punta del Este.
Hans Mathisen é um dos guitarristas mais conceituados da Noruega. Mathisen lançou 8 álbuns como artista solo, com artistas como Jason Rebello (Reino Unido), Gary Husband (Reino Unido), Bendik Hofseth (NO), e ganhou o prêmio Grammy norueguês em 2005. Ele também arranjou e gravou 2 álbuns de sua própria música com a Norwegian Radio Orchestra. A música de Hans Mathisen é considerada um instrumentista virtuoso e melódico; embora seu som seja comparável aos álbuns da ECM, ele construiu uma voz pessoal. Além de seus próprios álbuns, Mathisen apareceu como sideman em diferentes projetos, entre eles bandas com Arild Andersen (baixo) e Jon Christensen (bateria), dois dos músicos de jazz mais reverenciados da Noruega e da Europa. Mathisen também tocou com Lars Danielsson (DK), Alex Acuna (EUA), Gary Husband (Reino Unido), Pepe Rivero (CU) e Walfredo Reyes Jr. (EUA).
Petter Wettre é um dos melhores e mais importantes saxofonistas da Noruega, conhecido por tocar música com groove e swing, com uma forte influência vanguardista. Atualmente mora em Paris. Embora seja mais conhecido por seus projetos de trio e quarteto, ele também se apresenta com estrelas internacionais do jazz, incluindo Dave Liebman e George Garzone.
Cliff Korman estudou em Nova York, sua cidade natal, com os mestres do jazz Barry Harris, Ron Carter, Kenny Barron, Roland Hanna e Dave Liebman. Ele tocou ao lado dos artistas Toninho Horta, Milton Nascimento, Leny Andrade, Astrud Gilberto, Nelson Faria, Carlos Malta, Wagner Tiso e Henrique Cazes. Ele produziu os álbuns Entre Amigos de Rosa Passos e Ron Carter, e The Feeling’s Back de Chuck Mangione para a Chesky Records. Suas próprias gravações incluem Mood Ingênuo: Pixinguinha Meets Duke Ellington e Gafieira Dance Brasil com o parceiro Paulo Moura, e seus projetos originais Migrations, Brasilified, Bossas and Ballads e Urban Tracks. Ele é doutor em música pela Manhattan School of Music e professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Kiko Freitas nasceu em Porto Alegre, Brasil. Como baterista profissional desde 1987, ele se apresentou com artistas renomados, incluindo Michel Legrand, João Bosco, Milton Nascimento, Chico Buarque, Frank Gambale, Lee Ritenour, John Patitucci, John Beasley, Magnus Lindgren, Gonzalo Rubalcaba, Jeff Andrews, Hubert Laws, James Genus, Ivan Lins, Hamilton de Holanda, Leila Pinheiro, Armando Marçal, a NDR Big Band e a Matosinhos Jazz Orchestra. Como educador, Kiko apresenta muitas clínicas no Brasil e ao redor do mundo, incluindo no Conservatorium Von Amsterdam, California Jazz Conservatory (EUA), Columbus University (OH-EUA). Kiko Freitas toca com João Bosco desde 1999, fazendo extensas turnês no Brasil, EUA e Europa. Ele foi eleito o Melhor Baterista da World Music pela Revista Modern Drummer, em 2019.
Augusto Mattoso tem sido a principal escolha dos contrabaixistas no Brasil desde o início dos anos 90. Ele colaborou com a Rio Jazz Orchestra, Osmar Milito Trio, Cliff Korman Ensemble e o Mauricio Einhorn Quartet. Além disso, ele fez turnês com artistas internacionais, incluindo Lisa Nilsson (S) e Angela Hagenbach (EUA) Luis Bonilla (EUA). Augusto lançou 5 álbuns em seu próprio nome e apareceu em centenas de outros. O último álbum, Apocalypse Trio, está atualmente em lançamento.
Serviço:
Endereço: Avenida Atlântica, 1910, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
Dia e horário: dia 26 de novembro, quarta-feira, às 22h30
Entrada: de R$ 60 a R$ 120, vendas pelo site https://www.eventim.com.br/artist/blue-note-rio/the-norway-brazil-connection-hans-mathisen-petter-wettre-cliff-korman-augusto-mattoso-kiko-freitas-4010816/
Redes sociais:
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho
Exposição
Primeira edição do HTBR Summit & Expo reúne especialistas e marca novo capítulo para o turismo de saúde no Brasil
Evento realizado em Florianópolis (SC) debateu tendências globais, desafios nacionais e oportunidades econômicas para posicionar o país como referência internacional em turismo de saúde e bem-estar
Nos dias 13 e 14 de novembro, Florianópolis sediou a primeira edição do Brazil International Health Tourism Summit & Expo (HTBR Summit & Expo), primeiro congresso dedicado ao turismo de saúde e bem-estar no país. Organizado por Larissa Bittencourt, presidente da Associação Brasileira de Turismo de Saúde e Bem-estar (ABTSB) e pelo sócio-fundador Rossano Gastaldo, o evento, que ocorreu no Passeio Sapiens, no Norte da Ilha, reuniu palestrantes nacionais e internacionais para discutir inovação, tendências globais, desafios regulatórios e caminhos para fortalecer o Brasil como destino estratégico em turismo de saúde e bem-estar.
A abertura do Summit foi conduzida por Jonathan Edelheit, CEO da Medical Tourism Association. Ele destacou o potencial brasileiro no cenário internacional e ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido no país.
“Vejo uma grande oportunidade para o Brasil no turismo médico. Florianópolis tem todos os atributos que um paciente internacional procura: é bonita, segura e oferece uma experiência acolhedora. O que está sendo construído aqui, especialmente com a criação da associação e o engajamento dos diferentes setores, é o início de um caminho sólido para posicionar o país no mercado global”, afirmou.
Outro nome de peso do cenário global, Bill Cook, Diretor de Operações da Global Healthcare Accreditation (GHA), apresentou a masterclass “Turismo Médico em Foco: Experiência Segura, Confiável e Excepcional”. Cook ressaltou que o país possui excelência clínica reconhecida mundialmente, mas ainda pouco comunicada e explorada.
“O Brasil tem uma qualidade de atendimento impressionante. Já visitei hospitais como Albert Einstein, Sírio-Libanês e Bewiki Care, e posso afirmar que o nível clínico é altíssimo. No entanto, o país ainda não é percebido como destino de turismo médico. Se o setor público, o privado, a hotelaria e os hospitais trabalharem juntos, o Brasil pode se tornar um dos principais pólos globais”, afirmou.
Entre os palestrantes nacionais, Roberto Bornhausen, sócio-fundador da Konder Bornhausen Advocacia, trouxe perspectivas práticas sobre competitividade e o impacto da carga tributária. “A tributação sobre serviços de saúde é uma das maiores do mundo. Mas, com planejamento jurídico e contábil, clínicas e médicos podem reduzir legalmente essa carga e se tornar mais competitivos para atender pacientes nacionais e internacionais”, explicou.
A programação também contou com Alessandra Andrade, presidente da São Paulo Negócios, que apresentou um estudo inédito sobre o turismo de saúde no Brasil e na capital paulista. O levantamento aponta desafios estruturais, oportunidades econômicas e o potencial da cidade para consolidar-se como um dos principais hubs de turismo médico da América Latina.
A área de cirurgia plástica, destaque global do Brasil, foi debatida no painel “Cirurgia Plástica no Brasil: Potência Subestimada?” com a cirurgiã plástica Dra. Ingrid Lückman, especialista em face. Para ela, o país já ocupa posição de liderança mundial, mas ainda precisa avançar em estrutura e integração. “O Brasil recebe pacientes do mundo inteiro. Para oferecer uma experiência de excelência, é fundamental profissionalizar ainda mais o setor e garantir segurança, infraestrutura e acolhimento de ponta”, afirmou.
Para a idealizadora do evento, Larissa Bittencourt, o encontro inaugura uma nova fase para o mercado. “Há duas palavras que precisamos levar deste summit: comunidade e legado. Isso terá impacto nos próximos anos para o turismo de saúde”, avaliou. Ela reforçou que o setor exige integração entre todos os envolvidos: hospitais, clínicas, hotelaria, governo e serviços complementares, para garantir um ecossistema seguro e sustentável.
Expo aberta ao público reuniu marcas de destaque
Além do Summit, o evento contou com a Expo, aberta ao público durante os dois dias, com exposição de soluções e serviços voltados ao turismo de saúde e bem-estar. Participaram empresas e instituições como:
Lumma Construtora, São Paulo Negócios, United MFO, Sebrae, Essentia Group, Unicred, Fleury Medicina e Saúde, Bewiki, Zanol Clinic, Uro Point, Konder Bornhausen Advocacia, Nina Tecnologia, Ilhatec, Prefeitura de Florianópolis, IDEIN Arquitetura, B.Treat, ABTM, Ricardo Martins – Fotógrafo de Natureza, Emotion Makers e Outcare.
Cultura
Pioneiro no Jazz Rap, Mental Abstrato faz últimos shows no RJ pelo projeto SESC Pulsar
Grupo se apresenta em São João de Meriti e São Gonçalo
Referência e precursora do Jazz Rap da periferia de São Paulo para o mundo, a banda Mental Abstrato apresenta o álbum “Uzoma” em série de shows no estado do Rio de Janeiro, dentro do projeto SESC Pulsar 2025. Com 4 discos lançados com exclusividade no Japão, EUA e diversos singles por selos europeus, o grupo construiu uma trajetória internacional sem perder o vínculo com a cultura periférica que o inspira desde 2005. A mini tour, que já passou por Teresópolis e pela capital, se encerra na unidade do SESC em São João de Meriti na sexta-feira, dia 21 de novembro, às 19h, e na de São Gonçalo no sábado, 22 de novembro, às 18h.
Uzoma — palavra de origem africana que significa “bom caminho” — traduz uma fusão de jazz contemporâneo, hip hop instrumental, soul e ritmos afro-brasileiros, propondo uma viagem sonora entre ancestralidade e modernidade. O trio formado por Omig (percussão), Calmão (MPC) e Guimas Santos (baixo) vem acompanhado de Marcelo Monteiro (sax e flauta), Thiago Duar (guitarra), Mauricio Orsolini (teclados) e Gil Duarte (trombone e flauta), criando uma atmosfera musical cinematográfica e sensorial que reafirma o Mental Abstrato como um dos nomes mais inovadores da cena instrumental e urbana contemporânea.
Este projeto é realizado através do Edital de Cultura SESC RJ Pulsar, iniciativa do SESC Rio que incentiva a produção artística e cultural em suas diversas manifestações.
Mental Abstrato
A essência do jazz contemporâneo e do Hip Hop se encontram em perfeita harmonia com as raridades da música brasileira dentro desse projeto. Formado pelos músicos e produtores Omig One, Calmão Tranquis e Guimas Santos, desde 2005 o Mental Abstrato já acumula na bagagem 4 discos lançados com exclusividade no Japão, Estados Unidos e diversos singles lançados por selos europeus, com grande reconhecimento internacional sendo precursores do estilo Jazz Rap no Brasil, representando a música brasileira contemporânea, dos subúrbios de São Paulo para o mundo.
Mental Abstrato vem ganhando destaque nos últimos anos, realizando shows em festivais de música pelo Brasil e mundo afora, tocando junto ou no mesmo palco que Elza Soares, João Donato, Azymuth, Duofel, Bocato e os americanos Robert Glasper, Joey Bada$$ os italianos Nu Guinea, entre outros. Já participaram de seus shows artistas convidados como a lendária cantora Claudya, Bocato, Tássia Reis, Rincon Sapiência, Karol Conka, Rico Dalasam, Di Melo, Karla da Silva, Rashid, Xênia França, Izzy Gordon e muitos outros.
Serviço:
SESC São João de Meriti – 21/11 (sexta-feira), 19h
Av. Automóvel Clube, 66 – Centro, São João de Meriti – RJ
SESC São Gonçalo – 22/11 (sábado), 18h
Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte, São Gonçalo – RJ
Ingressos: R$ 15 (inteira), R$ 7,50 (meia entrada para casos previstos por lei, estendida a professores e classe artística mediante apresentação de registro profissional e programa Mesa Brasil), R$ 7,50 (convênio), R$ 5 (credencial plena), gratuito (público PCG)
Rede social:
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho
Cultura
Suzy Brasil chega ao Teatro Claro Mais RJ com “Uma Noite Horripilante”
Assustadoramente engraçado, novo show terá única apresentação em Copacabana no dia 20 de novembro, quinta-feira, às 20h
Suzy Brasil e seu criador Marcelo Souza estão de volta com um novo espetáculo, trazendo alguns personagens inéditos e outros já conhecidos do público tanto no humorístico LOL – Se rir já era, da Amazon Prime, no qual Suzy foi vice-campeã da terceira temporada do programa em 2023, como também da internet. “Uma Noite Horripilante” estreia no Teatro Claro Mais RJ, em Copacabana, no dia 20 de novembro, quinta-feira, às 20h.
O projeto é novo, mas a parceria não. Diogo Camargos, Claudio Tizo e Jonatan Fonseca, seus parceiros desde Bye Bye Bangu (2021), pelo qual ganhou o Prêmio PRIO do Humor 2023 de melhor performance no Rio de Janeiro, e no seu show atual Made in Brasil que roda o País desde o ano passado com casas lotadas, estão juntos nesta nova empreitada.
Com uma narrativa dinâmica e rápidas trocas de roupa, o público se surpreende e se diverte com Suzy Brasil, a criação mais famosa de Marcelo Souza, que nesta montagem interpreta seis personagens para contar a história de Branca de neve (só para adultos) e a sua saga para conseguir um beijo de um hétero verdadeiro.
O espetáculo começa com a velha contadora de histórias, que após contar suas histórias macabras, resolve aplacar os ânimos da plateia contando a história de uma linda princesa. Personagem já conhecido do público, a Branca de Neve alcoolizada de Marcelo Souza agora ganha novos contornos nesta peça, ao entrar num mundo encantado cuja guardiã é a grande Naja QUE PICA, personagem também já conhecida do público através do humorístico LOL da Amazon Prime.
Outros personagens que compões a peça é a pastora Gimilde, um disfarce da maléfica madrasta e Ivo Ativo, o príncipe encantado que se recusa a dar um beijo em Branca para despertá-la, além da própria Branca de Neve zumbi que, mesmo sem o beijo, desperta trezentos anos depois, uma mistura de princesa e garota do exorcista, outro personagem de Suzy no LOL.
Este é um espetáculo para todos os tipos de público — especialmente para quem aprecia humor, sátiras e contos de fadas. A nova produção apresenta uma proposta totalmente diferente de tudo o que os fãs de Suzy Brasil e Marcelo Souza já viram até hoje.
Ficha técnica:
Texto: Marcelo Souza e Diogo Camargos
Direção: Diogo Camargos
Produção: Claudio Tizo e Jonatan Fonseca
Figurinos: Samara Rios
Cenário e iluminação: Criação Coletiva
Trilha sonora: Diogo Camargos
Fotos: Douglas Jacó
Criação de arte: Thiago Ristow
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho
SERVIÇO:
Local: Teatro Claro Mais RJ – Rua Siqueira Campos, 143 – Loja 58 – Copacabana
Dia e horário: dia 20 de novembro, quinta-feira, às 20h
Ingressos:
Plateia e Frisa – R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia)
Balcão 1 – R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia)
Balcão 2 – R$ 39,60 (inteira) e R$ 19,80 (meia)
Link de vendas: https://uhuu.com/evento/rj/rio-de-janeiro/suzy-brasil-em-uma-noite-horripilante-15127
Rede social: https://www.instagram.com/suzybrasil/
-
Comportamento19 horas atrásDa Penha (RJ) para o Brasil: Dalilla Rubim transforma autenticidade e carisma em marca seguida por milhares
-
Negócios6 dias atrás“De influenciador a mentor: Lucas Neto aposta em educação financeira e concursos públicos”
-
Saúde5 dias atrásCafeína faz mal? Verdades, mitos e limites seguros de consumo
-
Cultura7 dias atrásGuairinha (PR) recebe a aclamada comédia “A Manhã Seguinte”, com Carol Castro, Bruno Fagundes, Gustavo Mendes e Angela Rebello
-
Turismo1 semana atrásTurismo brasileiro nos EUA deve crescer em 2025, impulsionado por compras e serviços digitais
-
Esportes1 semana atrásImprensa esportiva veste uniforme e chuteira para a disputa da Copa Rexona Aceesp de Futebol
-
Entretenimento1 semana atrásDe Ponta Porã para o Brasil: Rafael Matos transforma o ensino do drywall com conteúdo digital
-
Esportes1 semana atrásWine Run – Caminhos de Pedra garante festa dos competidores mesmo com chuva e frio na Serra Gaúcha




