Home Cultura Teatro Texto inédito do uruguaio Federico Roca estreia no Brasil com direção de Fernando Nitsch
Teatro

Texto inédito do uruguaio Federico Roca estreia no Brasil com direção de Fernando Nitsch

Envie
Texto inédito do uruguaio Federico Roca estreia no Brasil com direção de Fernando Nitsch
Foto O MAR - Crédito: Tita Couto
Envie

O que move a humanidade? Onde menos se espera, em meio ao caos e a barbárie, será que é possível encontrar uma ponta de esperança, um resquício de luz que nos indicará um caminho a seguir? Questões como essas são o ponto de partida de O Mar, do dramaturgo uruguaio Federico Roca, que estreia pela primeira vez no Brasil, sob a direção de Fernando Nitsch.

Estrelado por Bete Dorgam, Laura La Padula e Yael Pecarovich, o espetáculo cumpre temporada na sala multiuso do Teatro Arthur Azevedo, entre os dias 14 de julho e 6 de agosto, com apresentações às sextas e aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h.

A peça “O mar” de Federico Roca nos coloca diante do conflito entre Israel e palestinos através do olhar feminino. As sutilezas nos gestos e palavras de três mulheres pairam sobre um território em disputa, um espaço fragmentado e controlado rigidamente.

De forma poética, a peça apresenta uma perspectiva de diálogo entre mulheres que estão em lados opostos no conflito. As personagens convidam o público a pensar sobre o quanto o ser humano tem dentro de si a força necessária para não sucumbir diante do ódio e da intolerância.

Na trama, as palestinas Adila e sua neta Farida chegam ao escritório da advogada israelense Dania, que defende mulheres israelenses presas por levarem palestinas para conhecer o mar. A avó tem um pedido: sua neta quer conhecer o mar. Um acontecimento inesperado obriga as três permanecerem juntas e a descobrirem possibilidades de relação.

Segundo Roca, O Mar é uma homenagem a essas mulheres e à história das tradições de um lado e do outro, tradições que mais aproximam do que afastam essas culturas.

A montagem brasileira tem direção de movimento de Marina Caron, direção musical de Sonia Goussinsky, figurinos de Daniel Infantini, cenografia de Márcio Macena e iluminação de Wagner Pinto.

A realização espetáculo foi possível graças a um projeto contemplado pelo edital ProAC 01/2022 para produção de espetáculo inédito.

Serviço
O Mar, de Federico Roca
Temporada: 14 de julho a 6 de agosto, às sextas e aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h*
*Uma sessão extra (gratuita) com tradução em LIBRAS e audiodescrição acontece no dia 4/8, às 16h

Teatro Arthur Azevedo (Sala Multiuso) – Av. Paes de Barros, 955, Alto da Mooca
Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia-entrada)
Venda online pelo Sympla e 1h antes na bilheteria
Classificação:12 anos
Duração: 70 minutos
Capacidade: 60 lugares
Acessibilidade: teatro acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Envie

Arco

Mais notícias