Home Evento Termomecanica apresentou soluções para o setor de refrigeração durante a FEBRAVA 2025
Evento

Termomecanica apresentou soluções para o setor de refrigeração durante a FEBRAVA 2025

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie

– Companhia é reconhecida com o Selo Inovação FEBRAVA 2025 pelas bobininhas de Cobre, que ampliam a segurança e a eficiência das instalações HVAC-R

– Evento reuniu os principais players do setor de HVAC-R

A Termomecanica, líder na transformação do Cobre e suas ligas, foi um dos principais destaques da FEBRAVA 2025, maior evento da América Latina dedicado aos setores de aquecimento, ventilação, ar-condicionado e refrigeração (HVAC-R). O evento aconteceu entre os dias 9 e 12 de setembro, no São Paulo Expo, reunindo milhares de profissionais e empresas que movimentam a cadeia de refrigeração e climatização.

Entre os destaques da companhia estão os tubos de Cobre para refrigeração e climatização no formato de pancakes, bobinas LWC ou barras, componentes essenciais para a eficiência e a segurança dos sistemas HVAC-R, e as bobininhas de Cobre, que receberam o Selo Inovação FEBRAVA 2025. O reconhecimento evidencia a contribuição da Termomecanica ao setor com produtos que atendem às demandas práticas de instaladores e empresas de climatização.

De acordo com o Gerente Comercial da Termomecanica, Felipe Florencio Guerini, o diferencial das bobininhas está na facilidade de instalação. “As bobininhas de Cobre permitem instalações mais rápidas e seguras, reduzem o desperdício de material e oferecem flexibilidade no manuseio. Esse é um avanço que responde ao que os profissionais em campo precisam e mostra que estamos atentos às demandas da cadeia de refrigeração e climatização”, afirma.

Outro destaque da Termomecanica durante o evento foi a participação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ensaios (CPDE), laboratório acreditado pelo Inmetro conforme a norma ISO/IEC 17025. A unidade realiza ensaios mecânicos, químicos e elétricos em diferentes ligas metálicas, oferecendo serviços não apenas para a própria Termomecanica, mas também para empresas de diferentes segmentos industriais, incluindo de HVAC-R, que necessitam de ensaios e análises técnicas.

Segundo Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do CPDE da Termomecanica, Marcio Rodrigues da Silva, a atuação do laboratório amplia as possibilidades de inovação em toda a cadeia. “O CPDE é um diferencial porque não se restringe ao desenvolvimento interno da Termomecanica. Nossa estrutura está aberta ao mercado, permitindo que qualquer empresa tenha acesso a ensaios, análises laboratoriais e suporte técnico de alto nível. Com isso, conseguimos apoiar a validação de novas soluções e projetos, além de contribuir para que a indústria atinja padrões mais elevados de desempenho e segurança”, destaca.

Consolidação no setor HVAC-R e geração de negócios

O setor de HVAC-R vem registrando crescimento contínuo nos últimos anos, impulsionado pelo aumento de demanda por soluções de climatização em edifícios residenciais, comerciais e industriais. Segundo a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), a previsão é de que o setor movimente R$ 54 bilhões em 2025.

Segundo Guerini, o evento foi também um espaço para fortalecer parcerias e ampliar oportunidades estratégicas de negócios. “Estar na FEBRAVA é fundamental para consolidar nossa presença em um mercado que continua em expansão. É o momento de apresentar soluções, reforçar o relacionamento com clientes e parceiros e ampliar o diálogo com toda a cadeia HVAC-R”, finaliza o executivo.

Sobre a Termomecanica

A Termomecanica é líder no setor de transformação de Cobre e suas ligas, em produtos semielaborados e acabados, e atua, desde 2016, na fabricação de produtos em Alumínio. Fundada em 1942 pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido superior a 3,2 bilhões de reais. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, mantém programas de modernização e expansão que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros e geração de empregos. A Termomecanica destaca-se no cenário brasileiro, pois parte de seus resultados são direcionados para transformação social por meio da sua controladora, Fundação Salvador Arena.

Uma das maiores indústrias privadas brasileiras, desde 1974 está entre as “Maiores e Melhores” da Revista Exame e, por dois anos (2017 e 2018), em primeiro lugar no ranking “As Melhores da Dinheiro”, no setor Mineração, Siderurgia e Metalurgia.

Envie