Siga-nos nas Redes Sociais

Cultura

Tenor Jean William celebra o Dia dos Namorados com espetáculo “Passione” no CCSP

Publicado

em

Imagem: Divulgação

Apresentação gratuita no dia 12 de junho homenageia a música italiana e o amor, em noite especial no Centro Cultural São Paulo

No Dia dos Namorados, 12 de junho, às 19h, o Tenor Jean William convida o público para uma noite de emoção e romantismo com o espetáculo Passione, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Com entrada gratuita, o concerto que já passou por cidades como Rio de Janeiro e Uberaba, celebra a herança musical italiana por meio de um repertório repleto de clássicos italianos e canções napolitanas — trilha sonora perfeita para a data mais apaixonada do ano. Acompanhado pelo maestro e pianista Alexandre Mazzer, Jean William apresenta uma seleção de obras que exaltam o amor e a tradição italiana. O Tenor gostaria também de fazer um convite à solidariedade: quem puder, levar um agasalho para doação para ajudar a aquecer outros corações neste inverno. A produção é de Sandra Mimoto e a realização é da Ampliart Difusão Cultural, com patrocínio da Usina Santo Ângelo, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A imigração italiana, que se intensificou no final do século XIX e início do século XX, trouxe contribuições culturais que estão presentes na sociedade brasileira. O projeto Passione propõe a valorização dessas contribuições por meio de apresentações em três cidades: São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Uberaba/MG. O projeto realiza concertos gratuitos para ampliar o acesso à cultura e incentivar o público a conhecer o repertório. Jean William se apresentará ao lado de uma camerata e o evento integra tradição e música como parte da memória cultural compartilhada entre Brasil e Itália.

O repertório do concerto traz uma seleção de clássicos da música italiana e napolitana, interpretados com sensibilidade e grandeza. Entre as canções, destacam-se Con Te Partirò (Francesco Sartori, Lucio Quarantotto), L’Aurora (Eros Ramazzotti, Adelio Cogliati, Claudio Guidetti), Chella Llà (E.A. Mario), Io Che Amo Solo Te (Sergio Endrigo), La Solitudine (Marco Marati, Angelo Valsiglio, Giuseppe Cremonesi), Torna a Surriento (Ernesto de Curtis, Giambattista de Curtis), Nuovo Cinema Paradiso (Ennio Morricone, Andrea Morricone), Canto Della Terra (Francesco Sartori, Lucio Quarantotto), Per Amore (Mariella Nava), Nessun Dorma (Giacomo Puccini, da ópera Turandot), entre outras. Cada uma dessas músicas representa um fragmento da rica tradição musical italiana, criando uma experiência inesquecível para o público.

Foto: Divulgação

Sobre Jean William – Tenor e Diretor Artístico

Jean William nasceu em Sertãozinho, viveu em Barrinha, perto de Ribeirão Preto, e foi criado pelos avós. Com o avô Joaquim, boia-fria aposentado, autodidata em violão, violino e acordeão, ouvia e aprendia música caipira. Aos 8 anos passou a cantar no coral da igreja. É formado em música pela ECA-USP. Estudou em Milão com a diretora do Teatro Alla Scala de Milão, Luciana Serra, e foi homenageado no maior programa de ópera do norte europeu, Ridotto del Ópera. Já se apresentou nos principais teatros do Brasil e em vários países ao redor do mundo. Em 2013 cantou na primeira visita do Papa Francisco ao Brasil. Em 2018 foi recebido na opera de Montecarlo a convite do Príncipe Aberto II. Possui um álbum duplo gravado em 2014 intitulado “Dois Atos”. Já se apresentou ao lado de artistas como Laura Pausini, Sandy, Mônica Salmaso, Fafá de Belém entre outros. Em Barrinha, cidade onde cresceu, foi homenageado com a construção de um teatro que leva seu nome. Recebeu da Fundação Pirelli para as artes o prêmio “Talent at Work”, que premia jovens artistas empreendedores. Em 2023, rodou o Brasil com a turnê “Cantos Brasileiros: Origens”, em que a música erudita brasileira é colocada ao lado de grandes clássicos da MPB com arranjos especiais para um cantor lírico acompanhado por um coro e conjuntos instrumentais.

Alexandre Mazzer – Maestro e pianista

Licenciado em Música pela Universidade de Ribeirão Preto, frequentou a Classe de Canto sob orientação de Maria Yuka de Almeida Prado no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Campus Ribeirão Preto. Integrou o elenco da montagem da Ópera “Bastien und Bastienne” de Wolfgang Amadeus Mozart com a USP Filarmônica sob a regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi em 2015. Participou em 2018 da 3ª Edição do Festival Fiato al Brasile em Ribeirão Preto interpretando a personagem Uberto na Récita da Ópera “La Serva Padrona” de Giovanni Battista Pergolesi também com a USP Filarmônica sob a regência do maestro Lucas Galon. Participou de festivais de música coral no Brasil, Itália, Espanha e Argentina. Estreou a Ópera “The Young King” de Lucas Galon com a orquestra USP Filarmônica em 2024. Atua como professor das classes de Canto Coral dos projetos USP Música Criança e da Academia Livre de Música e Artes – ALMA, núcleo 2, ambos em São Joaquim da Barra – SP; professor da classe de Canto Coral do Projeto Beija-Flor da Instituição Aparecido Savegnago de Sertãozinho-SP; professor de Música da Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região – ADEVIRP e dirige o Coro Memorie d’Italia, em parceria com a Casa da Memória Italiana de Ribeirão Preto-SP.

Link para as fotos do espetáculo:

https://goo.su/2wxmS

Ficha técnica:

Tenor e Diretor Artístico: Jean William

Maestro e Pianista: Alexandre Mazzer

Produtora Executiva: Sandra Cristina Mimoto Torres

Serviço:

Show Passione – ENTRADA GRATUITA

Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade.

12/06/2025 – 19h.

Retirada de ingressos: Na bilheteria do CCSP com 2h de antecedência

Mais sobre Jean William:

Livro “O Resumo da Ópera – Como Jean William cresceu e venceu pela música”

Autor: Elcio Padovez | Editora: Letramento | 176 páginas

R$ 59,90

À venda em: https://bit.ly/jeanwilliam

CD Jean William – Dois Atos

R$ 59,90

À venda em: https://bit.ly/doisatos

Gustavo Zan Leia Mais

Identidade e resistência em foco: Negro Sou transforma Linhares em palco da realeza africana

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago Leia Mais

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago

Crédito: Heudes Regis/Especial para o RioMar Recife Leia Mais

RioMar Recife tem programação Natalina neste fim de semana

Foto: Dalton Valério Leia Mais

“Takotsubo, Coração Partido” faz curta temporada na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema

Duda Oliveira Leia Mais

Artista plástica Duda Oliveira defende a importância da arte como instrumento de divulgação dos ODS na COP 30

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Identidade e resistência em foco: Negro Sou transforma Linhares em palco da realeza africana

Publicado

em

Por

Gustavo Zan
Gustavo Zan

Uma celebração grandiosa da ancestralidade, da força e da beleza do povo negro acontece no dia 22 de novembro (sábado), em Linhares (ES), no Complexo Cultural e Esportivo do Palmital: o Desfile da Realeza Africana – Negro Sou. Em sua 7ª edição, o evento gratuito traz na programação oficina de culinária quilombola, intercâmbio afro com grupos artísticos e o desfile. É um rito de passagem, uma travessia poética que une passado, presente e futuro em uma só voz, ecoando a resistência e o orgulho de uma história que o tempo jamais apagará.

Idealizado pelo Instituto Negro Sou, o desfile é a culminância de um ano inteiro de ações culturais, educativas e de empoderamento, que tem como propósito promover o letramento racial, fortalecer a identidade negra e combater o racismo. Cada participante que pisa na passarela carrega o peso e a leveza de uma ancestralidade viva, resultado de formações de empoderamento, identidade, penteados afro e maquiagem, um processo de preparação que transforma o corpo em símbolo e o gesto em discurso.

“Existe toda uma preparação para que as pessoas que irão performar a realeza tenham letramento racial, estejam bem empoderadas e que reconheçam a força de sua identidade racial consigam levar todo esse conhecimento com ela para o dia do desfile e transmitir aos convidados. Os modelos participam de uma seleção, reuniões, formações presenciais, assinam termos de conduta, estudam e se preparam para performar figuras importantes da ancestralidade negra”, explica Ana Paula, criadora do projeto.

A abertura do evento ficará por conta do AfroSax do Miguel, que convida o público a uma experiência sensorial e espiritual por meio do som e da alma africana. Em seguida, o público será conduzido por um intercâmbio afro-cultural protagonizado pelo Grupo Quilombola Mirim de Povoação – Pequenas Raízes da Mamãe da Praia, e pela Banda de Congo ASMONELI, herdeira de uma tradição que pulsa no tambor e na memória coletiva.

Este ano, o desfile chega com novidades que reafirmam seu compromisso com a diversidade e a inclusão. Além da figura inédita do rei destaque, que se une à rainha para simbolizar o equilíbrio e a força da realeza negra, o evento contará com acessibilidade para a comunidade surda e para pessoas com deficiência, com estrutura pensada para o acolhimento e participação de todos. As roupas e adornos serão assinados pelo designer Anderson Vianna, que transforma tecidos em narrativas e costura histórias de resistência com arte e afeto.

Nascido em 2018, a partir de um projeto desenvolvido pela professora Ana Paula, na Escola Integral Bartouvino Costa l, o “Negro Sou” se expandiu e tornou-se uma poderosa ferramenta de transformação. O que começou como disciplina eletiva virou um movimento que envolve toda a comunidade linharense, promovendo o reencontro com a ancestralidade e a valorização das expressões culturais afro-brasileiras.

O Desfile da Realeza Africana – Negro Sou é gratuito e aberto ao público. Mais do que um espetáculo, é uma celebração de pertencimento, identidade e amor-próprio. É o espelho onde a negritude se reconhece como potência, arte e herança. Um convite para que todos, de todas as cores e origens, se unam na mesma batida ancestral que ecoa do coração da África até o Espírito Santo!

A ficha técnica do evento reúne uma equipe comprometida com a valorização da cultura afro-brasileira e a inclusão em todas as suas formas. A realização é do Instituto Negro Sou, sob a presidência de Ana Paula, com direção geral da equipe do Instituto e figurinos assinados por Anderson Vianna. A produção é conduzida por uma equipe híbrida e diversa, formada por mulheres negras, pessoas cis, trans, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, reafirmando o compromisso do projeto com a representatividade, a diversidade e a força coletiva.

Programação

 

16h30 às 18h30: Oficina de culinária quilombola (inscrição no local)

18h30 às 19h30: Intercâmbio afro

Desfile: 19h30

Serviço
Desfile da Realeza Africana – Negro Sou
Data: 22 de novembro de 2025 (sábado)
Horário: 16h30
Ingresso: Gratuito
Local: Complexo Cultural e Esportivo do Palmital
Endereço: Av. Roberto Marinho, s/nº – Palmital – Linhares/ES
Classificação: Livre

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago



Leia Mais

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago

Crédito: Heudes Regis/Especial para o RioMar Recife



Leia Mais

RioMar Recife tem programação Natalina neste fim de semana

Foto: Dalton Valério



Leia Mais

“Takotsubo, Coração Partido” faz curta temporada na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema

Duda Oliveira



Leia Mais

Artista plástica Duda Oliveira defende a importância da arte como instrumento de divulgação dos ODS na COP 30

Aracely



Leia Mais

A exposição “Amazônidas” celebra a potência feminina e artística da Amazônia no Centro Cultural Correios RJ.




Continue Lendo

Cultura

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago

Publicado

em

Tico de Moraes e a banda Saigon prestam homenagem ao ícone da música no dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h

Doze anos sem Emílio Santiago, um dos maiores intérpretes da história da Música Popular Brasileira. Para celebrar o seu legado sofisticado e eterno, o Blue Note Rio, em Copacabana, recebe um reencontro afetuoso entre músicos, memória e público. O tributo ao ícone da voz acontece no dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h.

A iniciativa partiu do baixista e diretor musical Alex Rocha, que acompanhou o artista por mais de uma década, ao reunir músicos que integraram a banda de Emílio em diferentes fases da carreira para um espetáculo especial que celebra a sua obra.  

O cantor brasiliense Tico de Moraes, com sua voz refinada e presença marcante, traz à homenagem a vivência do jazz e da MPB contemporânea, ampliando o diálogo entre tradição e atualidade. Ele dividirá o palco com um time de peso, a banda Saigon, com Renan Francione (piano), Xande Figueiredo (bateria) e José Arimatéia (trompete), todos com trajetória junto a Emílio e passagens marcantes ao lado de nomes como Milton Nascimento, Mart’nália, Leny Andrade, Gilberto Gil, entre outros.

O repertório revisitará sucessos emblemáticos como “Logo Agora”, “Pelo Amor de Deus”, “Essa Fase do Amor”, “Verdade Chinesa” e “Saigon”, com arranjos cuidadosos e uma entrega emocional à altura do homenageado.

Serviço:

Local: Blue Note Rio – Avenida Atlântica, 1910, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Dia e horário: dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h

Entrada: de R$ 60 a R$ 120, vendas pelo site https://www.eventim.com.br/artist/blue-note-rio/tico-moraes-banda-saigon-tributo-a-emilio-santiago-3965309/  

Redes sociais: 

https://www.instagram.com/alexrochaonbass
https://www.instagram.com/ticodemoraes
https://www.instagram.com/francionirenan
https://www.instagram.com/xandefigueiredobaterista
https://www.instagram.com/arimateatrp
https://www.instagram.com/bluenoterio

Produção: Luciana Moisakis 

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

Tico de Moraes, Alex Rocha, Renan Francione, Xande Figueiredo e José Arimatéia
Tico de Moraes, Alex Rocha, Renan Francione, Xande Figueiredo e José Arimatéia

Projeto disponibiliza materiais históricos do Cais do Valongo, no Rio Leia Mais

Projeto disponibiliza materiais históricos do Cais do Valongo, no Rio

Mega-sena volta a acumular e pode pagar R$ 18 milhões na próxima terça Leia Mais

Mega-sena volta a acumular e pode pagar R$ 18 milhões na próxima terça

Marcha: livro mostra dificuldades de mulheres negras nas eleições Leia Mais

Marcha: livro mostra dificuldades de mulheres negras nas eleições

Sobe para cinco total de policiais mortos na Operação Contenção Leia Mais

Sobe para cinco total de policiais mortos na Operação Contenção

Foto Reprodução Leia Mais

Fabiano Dom Neto vira destaque nas redes ao dar voz ao público no “Podcast do Brasileiro”

Continue Lendo

Cultura

RioMar Recife tem programação Natalina neste fim de semana

Publicado

em

Crédito: Heudes Regis/Especial para o RioMar Recife
Crédito: Heudes Regis/Especial para o RioMar Recife

O RioMar Recife promete garantir a diversão para todo o público neste fim de semana, com uma programação repleta de animação e magia dos Encantos de Natal RioMar. Confira a programação completa.

Encantos de Natal RioMar Recife
O RioMar Recife promove ativações especiais para encantar o período natalino de toda a família. Haverá encontro com o Biscoito Ginger na Praça de Eventos 1 – Piso L1, no sábado e no domingo, dias 22 e 23 de novembro. O meet&greet é gratuito e acontecerá às 14h, 16h e 18h, com uma hora de duração cada sessão.

Natal do RioMar Recife
O Natal do RioMar Recife conta com uma nova dimensão neste ano, ocupando as duas Praças de Eventos, localizadas no Piso L1, e criando um circuito conectado por uma passarela temática capaz de fazer o público de todas as idades vivenciar a magia natalina.

Com o tema “Encantos de Natal RioMar” e tendo como personagem da decoração o biscoito de gengibre, clássico das festas natalinas, com uma cenografia rica em luzes, figurinos exclusivos, texturas, cores e muitas estruturas instagramáveis. O projeto mescla o contemplativo ao interativo através de games e projeções, além de uma experiência multissensorial, com aromas especiais de baunilha e chocolate permeando os ambientes dos biscoitos natalinos. As data e horário de visita são agendados através do App do RioMar Recife. Cada cadastro permite a inscrição de um CPF com direito a mais três acompanhantes por sessão/dia.

Lazer
O RioMar Recife ainda conta com outras opções de lazer para quem busca diversão e comodidade em um só lugar. São 12 salas de cinema no Cinemark, sendo duas salas Prime, Teatro, boliche, Game Station, Game Box e operações como o Vila Trampolim e Clube das Estrelinhas, que contam com atrações para o público de todas as idades.

App
Toda a agenda de eventos, serviços e horário de funcionamento pode ser conferida no App RioMar Recife, disponível para download gratuito para iOS e Android. Além disso, a plataforma oferece funcionalidades como mapa de geolocalização das lojas do shopping, reserva de restaurantes, pagamento de estacionamento, conteúdos, entre outras.

Gustavo Zan



Leia Mais

Identidade e resistência em foco: Negro Sou transforma Linhares em palco da realeza africana

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago



Leia Mais

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago

Foto: Dalton Valério



Leia Mais

“Takotsubo, Coração Partido” faz curta temporada na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema

Duda Oliveira



Leia Mais

Artista plástica Duda Oliveira defende a importância da arte como instrumento de divulgação dos ODS na COP 30

Aracely



Leia Mais

A exposição “Amazônidas” celebra a potência feminina e artística da Amazônia no Centro Cultural Correios RJ.




Continue Lendo

Em Alta

Copyright 2018 - 2025 Gazeta24h. Rede de Sites Br. Todos os direitos reservados.