Tradutores, professores, pedagogos e jornalistas precisam dominar a língua portuguesa para terem excelência na profissão
Escolher em qual curso superior ingressar pode ser uma decisão difícil para muitos jovens, pois a variedade é extensa, cada vez mais aumentando a quantidade de cursos disponíveis. Uma forma de ajudar a decidir qual curso escolher é analisar na grade curricular de cada um a relação de matérias e comparar com aquelas que o aluno possui facilidade ou interesse enquanto estava na escola. Afinal, esses cursos estão mais alinhados com os interesses do aluno.
Para quem tem muito interesse e facilidade com a língua portuguesa, existem diversos cursos que podem estar alinhados e ser fortes candidatos a uma graduação. Confira algumas profissões e cursos nos quais é fundamental dominar a língua.
Historiador
Historiadores, ou mesmo professores de história, precisam de um conhecimento preciso da língua portuguesa para a correta interpretação de textos e cartas, bem como a tradução das mesmas quando o material-base é escrito em outras línguas. O historiador pode escrever livros sobre determinados períodos ou figuras históricas, porém nenhuma dessas atividades é possível sem o domínio da língua.
Publicidade e propaganda
Uma das áreas de maior expansão profissional, a publicidade se apoia muito no uso da linguagem para atingir o seu público-alvo, já que de nada adianta ter a melhor estratégia, contratar celebridades, possuir a melhor música ou a melhor composição de imagem e vídeo para determinada ação se a linguagem não for entregue de maneira clara para o público.
Direito
Aqueles que cursam direito, seja para se tornarem advogados, juízes, etc., precisam ter o domínio completo da língua e da oratória para redigir contratos, petições, processos e defesas jurídicas. De fato, existem cursos de português jurídico voltados especialmente para essas profissões.
Pedagogo
Muitos podem ter inclinação para ensinar outras pessoas. Dentro do curso de pedagogia, o aluno aprende sobre fundamentos, métodos de como ensinar a alfabetização para crianças, literatura infantojuvenil, ensino e aprendizado de língua portuguesa para ensino fundamental e médio, além de metodologias de ensino.
Muitos que optam pelo curso de pedagogia acabam também fazendo complementações em sociologia para compreender melhor a sala de aula e seus alunos.
Jornalismo
O exemplo máximo sobre o domínio da língua portuguesa está na mão dos jornalistas, afinal, eles precisam que sua linguagem seja clara e envolvente, para que suas matérias sejam lidas e compreendidas pelo público, sem deixar dúvidas ou interpretações dúbias sobre o que foi escrito.
Dentro da profissão de jornalista, existem diversas áreas de atuação, como economia, gastronomia, turismo, relações internacionais, política, esporte, entretenimento, entre muitas outras. Muitos podem escolher a faculdade de letras para ingressar no mundo do jornalismo, assim como o curso exclusivo de jornalismo, oferecido por muitas universidades.
Tradutor
Outra profissão que exige o domínio da língua é a de tradutor, seja para criar traduções técnicas, literárias ou juramentadas. O tradutor precisa dominar a língua estrangeira original, seja inglês, espanhol, francês, mandarim, etc., reconhecer suas nuances e traduzir da maneira mais fiel possível para o português.
Muitos tradutores atuam na área de tradução de livros, enquanto outros em traduções de manuais, instruções de maquinários e patentes, além de traduções oficiais de documentos com respaldo jurídico. Para se tornar um tradutor, é indicado cursar a faculdade de letras, para ter todo o conhecimento necessário para atuar na área.