Home Notícias Economia Supermercados do Rio crescem pelo segundo mês consecutivo e seguram queda do varejo fluminense
Economia

Supermercados do Rio crescem pelo segundo mês consecutivo e seguram queda do varejo fluminense

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie

O setor supermercadista do Rio de Janeiro voltou a apresentar desempenho positivo em maio, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A receita real dos supermercados fluminenses cresceu 1,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, já descontada a inflação. Foi o segundo mês consecutivo de alta — em abril, o avanço havia sido de 3,8%.

 

Enquanto o varejo como um todo no estado registrou queda de 0,9% em maio, os supermercados seguiram em sentido contrário e sustentaram o crescimento do setor. Para o presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, os números comprovam a força e a estabilidade do segmento. “Já são 23 meses consecutivos em que crescemos mais que o varejo geral. Esse resultado mostra que os supermercados continuam sendo um motor importante da economia fluminense, mesmo em um cenário de consumo mais contido”, afirmou.

 

O consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo, também destacou a relevância do desempenho. “Em maio do ano passado, o setor já havia registrado uma expansão de 8,1%. Mesmo com essa base elevada de comparação, conseguimos avançar. Isso mostra a resiliência dos supermercados fluminenses em um cenário de desaceleração do consumo e retração em outros segmentos do varejo”, analisou.

 

No acumulado do ano até maio, os supermercados fluminenses registram crescimento real de 1,6%. Apesar de um ritmo mais moderado em relação a 2024 — quando o setor cresceu 6,4% no mesmo período — os resultados seguem positivos. “O setor supermercadista continua sendo um pilar de sustentação do varejo fluminense. Em um cenário macroeconômico ainda desafiador, manter o crescimento, mesmo que em ritmo mais lento, já é uma vitória que devemos comemorar”, concluiu Fábio Queiróz.

 

Em termos regionais, o Rio de Janeiro (+1,2%) teve o segundo melhor desempenho do Sudeste, atrás apenas do Espírito Santo (+2,4%).

 

Sobre a ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros e marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

 

Mais informações: https://asserj.com.br/     

Instagram: @asserjsupermercados    

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/     

 

Envie
Artigo relacionado
santander
Economia

Santander amplia investimentos no Amapá e abre vagas para contratação

Com foco no crescimento e no potencial do Amapá, o Santander deu...

Divulgação
Economia

Onde eu construo define o quanto vou lucrar

Localização continua sendo determinante, mas exige análise além do CEP A máxima...

Divulgação
Economia

Em ação inédita, Santander leva loja móvel ao Portões Abertos, na Base Aérea de Brasília

Banco reforça proximidade e oferece orientação financeira em um dos maiores eventos...