O empreendedorismo feminino está conquistando cada vez mais espaço no mundo digital. Mas, infelizmente, as mulheres ainda são minoria entre fundadores de startups. De acordo com o relatório UN Women’s Gender Snapshot 2022 , da ONU Mulheres, a exclusão das mulheres no digital eliminou 1 trilhão de dólares do produto interno bruto de países de baixa e média renda na última década— uma perda que crescerá para 1,5 trilhão de dólares até 2025, se não houver nenhuma mudança. Reverter essa tendência exigirá enfrentar o problema da violência online, o que um estudo com 51 países revelou que 38% das mulheres já experimentaram pessoalmente.
A LINEA RIO, e-commerce de móveis de alto padrão , ganhou um espaço de destaque no quarto do líder do BBB 23. Fundada por Thalita Oliveira, a startup oferece uma nova forma de comprar móveis com atendimento e mobiliário personalizado seguindo as tendências do mundo da moda valorizando os designers brasileiros. A empreendedora, de 38 anos, que é mãe solo conta que o maior desafio é a jornada dupla, majoritariamente enfrentado por mulheres, mas que o mercado digital veio para mudar essa realidade.
“ Eu tinha muita dificuldade em conciliar carreira e família perdendo muito tempo no deslocamento. Por isso resolvi criar uma empresa 100% digital para que os colaboradores tenham a liberdade de trabalhar no home office”, explica Thalita Oliveira .
Dados do Global Gender Gap Report 2022, do Fórum Econômico Mundial mostram que a participação de mulheres no empreendedorismo cresceu globalmente nos últimos dois anos. No Brasil, a porcentagem de novas empreendedoras aumentou 41% enquanto que entre os homens, esse número foi de 22 %. Isso é uma boa notícia, mas apenas 7% dos investimentos de risco em mercados emergentes são destinados a negócios liderados por mulheres.
“O nosso objetivo é mudar essa realidade. Esse ano será a primeira vez que a Web SUMMIT, maior conferência de tecnologia da Europa será realizada no Brasil e nós estamos honradas e ansiosas para apresentar a nossa startup aos investidores mostrando a força das mulheres no empreendedorismo. “, diz a founder da Linea Rio.