Uma reportagem do canal italiano RAI NEWS, citou o apresentador Rodrigo Faro, da TV Record, de 50 anos, no envolvimento de um esquema ilegal para obtenção de sua cidadania italiana.
De acordo com o canal italiano, o apresentador teria tentado “comprar” cidadania italiana por meio de um esquema de corrupção. O esquema que, supostamente Faro e sua esposa estariam envolvidos, falsificava o reconhecimento de residência fixa do casal na cidade italiana de Vilaricca, na região da província de Nápoles. Porém, foi constatado que o casal nunca pisou na cidade.
Além de Rodrigo Faro e sua esposa Vera, um jogador de futebol brasileiro, que atua no Farense, de Portugal, Bruno Duarte, também foi citado na reportagem.
Faro admitiu ter contratado a empresa em 2021 para adquirir passaporte italiano para ele e sua família. O apresentador diz que o serviço foi indicado por um amigo e não sabia que o esquema era ilegal.
A Gioppo & Conti, empresa especializada em cidadania italiana, com os advogados especializados, Fábio Alex e Luiza Russo à frente, destacam alguns pontos importantes para quem quiser entrar com o processo de cidadania e alcançar o sucesso em todas as etapas:
⁃Existem empresas e profissionais sérios e especializados na área, pesquise e procure os mais indicados;
⁃Opte pela via judicial e não pela administrativa (via que Faro usou). De forma judicial, o requerente não precisa comprovar residência, nem ir a Itália em nenhum momento.
“A cidadania italiana é um direito constitucional que todos os brasileiros descentes têm, existem muitas empresas neste mercado que forjam documentos, e comprovações de residência para agilizarem o processo, porém, uma vez contatada essa fraude, você sofre consequências grandes, não só com a perda da sua cidadania, mas também pode sofrer um processo criminal. Nada disso é preciso quando você contrata uma empresa séria e idônea para fazer seu processo. Aqui nós fazemos tudo pelo cliente, com praticidade e principalmente muita segurança”, explica Dr. Fábio Alex.
“O descendente de italiano precisa ter consciência que não existem meios milagrosos para reconhecer a dupla cidadania, existe toda uma burocracia envolvida no processo, que ao contratar advogados competentes, é diminuída ao máximo. Logo, o critério de escolha de uma empresa para fazer seu processo não pode ser o que promete uma rapidez milagrosa ou o mais barato, mas sim o mais sério, responsável e idôneo”, explana Dra Luiza Costa Russo.
SOBRE A GIOPPO & CONTI:
A empresa de consultoria para obter cidadania italiana e portuguesa é comandada pelo Dr. Fábio Alex, e pela Dra. Luiza Costa Russo, ambos advogados. Dr. Fábio Alex é formado há mais de 20 anos, especialista em direito internacional e direito de imigração, com foco em cidadania italiana via judicial, é diretor jurídico da Gioppo & Conti. Já Luiza é formada há mais de 10 anos, especialista em Direito Processual Civil e Direito do Consumidor. Milita há 8 anos pelos passageiros aéreos e também no processo de reconhecimento de cidadania italiana pela via judicial e portuguesa pela via administrativa.
A empresa conta com mais de 500 processos ativos e 100% de sentenças favoráveis no judiciário italiano.